TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Teresa Pires do Rio Caldeira

Por:   •  18/6/2020  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DIREITOS HUMANOS

O artigo de Teresa Pires do Rio Caldeira, discute a associação que passou a ser feita a partir dos anos 80, em que a defesa de direitos humanos de prisioneiros era caracterizada como “privilégios para bandidos" pela sociedade paulistana. A autora lembra que na segunda metade dos anos 70 dois movimentos emergiram na sociedade brasileira: a luta pela anistia aos presos políticos da ditadura, assim como as violações de direitos decorrentes dessa condição, e os chamados movimentos sociais.

De acordo com a autora, para a maioria da sociedade, se o crime fosse cometido pelo preso político era discutível (e muitas vezes este provinha de famílias de classe média e até ricas), quando se tratava do preso comum, não. Defender essas pessoas ultrapassou algum limiar intolerável, não assimilado pela maioria da população, mesmo que estivessem sofrendo violações, de acordo com a lei. Coisa que não aconteceu, na verdade, com os movimentos sociais da época, embora já sofressem ataques de setores conservadores da sociedade. O artigo mostra ainda como para a sociedade paulistana, toda essa situação serviu como resistência à mudança social, resistência ao combate à discriminação e, de certo modo, apoio à privatização e ao uso da força.

Teresa Pires do Rio Caldeira tenta analisar a razão pela qual os Direitos Humanos no Brasil passaram a ser associados como “privilégios de bandidos” e a serem combatidos pelos chamados “homens de bem”. Nesse sentido, deixa claro o quanto os direitos sociais passaram a ser descolados dos direitos civis e como estes passaram a serem visualizados pela população como privilégios, os quais não poderiam ser destinados à determinada parcela da sociedade, no caso, a massa prisional, haja vista o fato de se negar cidadania a essa mesma parcela da sociedade. Ocorre que uma vez feita a associação de Direitos Humanos à privilégios de bandidos, tornou-se fácil destruir a legitimidade própria dos direitos que estavam sendo reivindicados e dos seus defensores, por consequência.

Num primeiro ponto, penso que seria preciso desmistificar o conceito de Direitos Humanos, colar novamente os direitos sociais aos direitos civis, conforme Caldeira já teria mencionado, mas, para isso, é necessário desenvolver a percepção e o exercício efetivo da cidadania, ter como valor a igualdade, algo que a sociedade precisa firmar no seu interior. Esses valores que deveriam estar estabelecidos no seio da sociedade reclamam, também, e por certo, um trabalho cultural de desconstrução de uma tradição eminentemente inquisitória e autoritária, já embutida nas instituições de justiça. Mas tudo isso passa pela seletividade, na medida em que possamos compreender que todo ser humano, conta com direitos e que não há possibilidade para se dissociar uma classe de pessoas de outras, umas portadoras de direitos e outras não, o que demandaria alteridade, e aí é que encontramos a expressão abominável “direitos humanos para humanos direitos”, algo que subverte o regime político instituído no nosso país.

Não há como se afirmar os Direitos Humanos se ainda trabalhamos num espaço eminentemente racista, patriarcal, patrimonialista e elitista. Por isso, talvez, no Brasil possamos verificar a descrição destes direitos, com a suas previsões em diversos documentos legais, mas sem a sua real efetivação. Por fim, acredito que necessitamos compreender que quando falamos de segurança pública estamos falando em Direitos Humanos, e que o exercício da segurança depende do exercício dos Direitos Humanos e vice-versa. A Polícia, a qual é entregue a gestão da vida das pessoas, é parte da estrutura organizacional do Estado, portanto, enquanto Estado houver, Polícia haverá. Não há incompatibilidade entre defender Direitos Humanos e combater a criminalidade, na verdade, há imprescindibilidade de defesa de Direitos Humanos para que se controlem os níveis de criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com