TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Administração da Produção

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo dos três primeiros capítulos do livro Administração da produção / Nigel Slack

 | et al. |

A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços. Para que isto ocorra, todas as organizações possuem uma função produção e possuem gerentes responsáveis pelo desenvolvimento da produção.

A função produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços.

Além da função produção, é possível dividir a organização em três outras funções principais:
- A função marketing
- A função contábil-financeira
- A função desenvolvimento de produto/serviço

E em funções de apoio que suprem e apoiam a função produção:
- A função recursos humanos
- A função compras
- A função engenharia/suporte técnico.

O sistema de input-transformação-output é o método mais utilizado para modelar a produção. Os recursos de input podem ser classificados como modelos de transformação. Por transformação nos referimos ao uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir outputs. Os outputs da produção podem ser compostos de bens e serviços, ou apenas um deles.

 Ao modelarmos as unidades e os departamentos dentro da função produção, formamos uma hierarquia de produção. As unidades e os departamentos constituem as microoperações e a operação total da organização é a macrooperação.

Há uma rede de relacionamento entre consumidores e fornecedores internos. O consumidor interno e fornecedor interno recebem outputs e fornecem inputs a qualquer microoperações. Sendo assim, esses consumidores e fornecedores internos são outras microoperações.

As macrooperações estão sujeitas às influências do meio externo. Visando proteger a produção, algumas organizações isolam a função produção do ambiente externo. Tal isolamento pode ser físico, através do estoque de recursos, ou organizacional, alocando as responsabilidades das várias funções da organização. Entretanto, tal proteção pode prejudicar a capacidade de resposta às exigências de fornecedores e consumidores.

Há quatro medidas particularmente importantes que podem ser usadas para distinguir diferentes operações:

- Volume de output;
- Variedade de output;
- Variação da demanda de output;
- Grau de contato com o consumidor envolvido na produção do output.

A posição da organização em cada uma dessas medidas determina características de produção como custo unitário da produção, flexibilidade, padronização, repetições, entre outras.

A administração da produção possui responsabilidade direta e indireta por algumas atividades. Dentre as de responsabilidade indireta encontram-se as tarefas de informar as outras funções sobre as oportunidades e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção; discutir com outras funções sobre como os planos da empresa podem ser modificados para benefício mútuo e encorajar outras funções a dar sugestões para melhorar o desempenho da função produção.

Já como responsabilidade direta deverá entender os objetivos estratégicos da produção; desenvolver uma estratégia de produção para a organização; desenhar produtos, serviços e processos de produção; planejar e controlar a produção e melhorar o desempenho da produção.

A primeira responsabilidade de qualquer equipe de administração da produção é entender o que se está tentando atingir. Para isso, é necessário o desenvolvimento de uma visão clara do papel exercido pela produção na organização e a definição de como essa função deve contribuir para o atingimento dos objetivos organizacionais a longo prazo. Além disso, deve-se traduzir os objetivos organizacionais em termos de implicações para os objetivos de desempenho de produção (qualidade dos bens e serviços, velocidade de entrega, confiabilidade das promessas de entrega, flexibilidade, custo).

A função produção desempenha três outros papéis importantes. Atua como apoio para a estratégia empresarial (desenvolve objetivos e políticas apropriadas aos recursos que administra), implementadora da estratégia empresarial (transforma decisões estratégicas em realidade operacional) e impulsionadora da estratégia empresarial (fornece os meios para obtenção de vantagem competitiva).

Cinco objetivos de desempenho são utilizados para avaliar a contribuição da função produção, são eles:

  1. Objetivo qualidade

 Reduz custos, uma vez que evita retrabalho, e aumenta a confiabilidade.

  1. Objetivo rapidez

 A resposta rápida aos consumidores externos é auxiliada pela rapidez das operações internas.

  1. Objetivo confiabilidade

 Confiabilidade gera economia de tempo, dinheiro e dá estabilidade.

  1. Objetivo flexibilidade:
    Flexibilidade agiliza a resposta, flexibilidade
     maximiza tempo e mantém confiabilidade.

  1. Objetivo custo

O custo é afetado por outros objetivos de desempenho. Alta qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade podem significar custos baixos.

Assim, na operação interna, uma forma importante de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais.

Para orientar a tomada de decisão em direção aos objetivos a longo prazo, desenvolve-se a estratégia de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com