TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Contabilidade Básica

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Contabilidade Básica (Capítulos 1-5)

A contabilidade é a ferramenta que fornece a maior parte de informações para a tomada de decisões de uma empresa. Todas as movimentações monetárias são registradas por essa ferramenta, que resume os dados registrados em forma de relatórios.

Patrimônio significa o conjunto de bens e valores a receber – denominados direitos a receber - pertencente a uma empresa ou a uma pessoa. Também devemos levar em consideração as obrigações – fornecedores, dívidas, contas em geral - para calcular o patrimônio líquido. Patrimônio líquido: bens + direitos – obrigações.

Bens são coisas capazes de atender as necessidades de pessoas e empresas e que pertencem a elas. São classificados como tangíveis os quais possuem forma física, como imóveis, veículos, etc; e intangíveis os não palpáveis, como marcas e patentes. Os bens também podem ser divididos como imóveis - os quais são vinculados ao solo como construções, e os móveis - que podem ser removidos, por exemplo, animais e equipamentos.

Na Teoria da Contabilidade a Entidade e Continuidade representam os pilares, ou seja, o que sustenta os demais componentes dessa ferramenta. Continuidade é a entidade que está funcionando com prazo indeterminado, não está em fase de extinção ou liquidação. Entidade contábil é a pessoa para quem é mantida a contabilidade, podendo ser pessoa jurídica – ser abstrato, constituído através de um contrato, formado por uma ou mais pessoas, uma “empresa” – ou pessoa física – ser natural.

Os relatórios de contábeis, também conhecidos como demonstrações contábeis ou financeiras, são resumos apresentados periodicamente dos dados coletados pela contabilidade. Eles são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários.

O tratamento dessas demonstrações financeiras varia de acordo com o tipo da sociedade empresarial. Nas Sociedades Anônimas (A.S.), nas quais o capital é dividido em partes iguais chamadas de ações, a regra é publicar as demonstrações financeiras no Diário Oficial e em outro jornal de grande circulação periodicamente. Nas Sociedades por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.), nas quais o capital é dividido por sócios/quotistas, não é necessário publicar em jornal, deverá apenas apresentar as demonstrações financeiras na declaração do Imposto de Renda ou para atender o Código Civil.

Balanço patrimonial é o relatório no qual se identifica como está a capacidade financeira e econômica da empresa. Ele é dividido em duas colunas: o lado esquerdo- denominado ativo que pressupõe algo positivo, e o lado direito – denominado passivo que dá ideia de negativo.

A palavra balanço decorre do equilíbrio “Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido” ou “Aplicações = Origens”. Patrimonial tem origem no patrimônio da empresa, do conjunto de bens, direitos e obrigações. Portanto, balanço patrimonial é o equilíbrio do patrimônio.

Leasing é o arrendamento mercantil, aluguel de bens móveis; a sociedade de leasing concede um bem a uma empresa e essa paga um aluguel mensal. Essa dívida do leasing é contabilizada como Passivo, ou seja, está inclusa nas obrigações exigíveis da empresa.

Podemos dividir o conjunto dos Passivos em:

  • Circulante: Evidencia as dívidas com terceiros que serão pagas à curto prazo (menos de um ano), como o pagamento de fornecedores e funcionários.
  • Não-circulante: Composto do exigível a longo prazo, por exemplo: dívidas com financiamentos obtidos junto com bancos de investimento.
  • Patrimônio Líquido: O total de recursos aplicados pelos proprietários na empresa, as aplicações dos proprietários que é reinvestida na empresa.

Ativo é o conjunto de bens e direitos controlados pela empresa, é a parte positiva do patrimônio. Esse conjunto pode ser dividido em :

  • Circulante: que é o dinheiro disponível em poder da empresa mais todos os valores que serão transformados em dinheiro a curto prazo (até um ano), que podem ser duplicatas a receber e estoques. Esse grupo também é conhecido como capital de giro;
  • Não circulante: neste grupo estão inclusos os itens que serão transformados em dinheiro a longo prazo, ou seja, em um período maior que um ano.
  • Ativo Fixo: meios de produção ou meios para se obter renda que não têm seus valores mudados constantemente; são bens de vida útil longa:

- Investimentos: aplicações que não tem a ver com a atividade da empresa, como exemplo temos os prédios de aluguel e compra de ações de outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com