TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Dos Recursos

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

DOS RECURSOS

a. Considerações prévias

Cabe recurso contra decisão interlocutória, sentença, acórdão ou decisão monocrática proferida pelo relator do recurso. Não cabe recurso dos despachos (CPC, 162, par. 3 e 4 e 504).

Qto a nomenclatura: ação: propor, ajuizar; recurso: interpor (ou, p. ex., embargos opostos).

Há que se atentar ainda quanto ao objeto do recurso:

1. o recurso poderá objetivar a invalidação da decisão, que ocorre em caso de erro procedimental (error in procedendo), defeito de forma que macula a validade da decisão. Via de regra terá sido descumprida uma ordem de natureza processual (ex.: não oitiva da parte contrária, violando o contraditório). Diante de decisão inválida, o Tribunal deverá decretar sua anulação e determinar a remessa dos autos ao primeiro grau, para que nova decisão seja proferida.

2. o recurso poderá objetivar a reforma da decisão pelo Tribunal, caso a decisão tenha defeito no conteúdo do julgamento, violando o melhor entendimento sobre o dispositivo legal aplicável, a hipótese será de erro de julgamento (error in judicando). Neste caso, o Tribunal reformará a decisão, substituindo-a por outra que expresse a vontade concreta da lei. Geralmente tal erro consiste na violação de normas de direito material.

Nada impede que o recorrente, em um mesmo recurso, aponte a existência de erro de forma e de julgamento.

b. Recurso adesivo:

É um recurso apresentado fora do prazo originalmente devido. Caso uma das partes não recorra e a outra o faça, aquele que não havia recorrido terá uma segunda chance: no prazo das contrarrazões poderá interpor recurso adesivo.

É possível em caso de sucumbência parcial ou recíproca (CPC, art. 500), que uma parte venha a aderir ao recurso interposto pela outra.

Ex.: pedido de indenização em danos materiais e morais – julgamento da ação parcialmente procedente.

É cabível em apelação, embargos infringentes, recurso especial e recurso extraordinário.

Sua forma é idêntica à do recurso ao qual adere e depende de preparo próprio.

Recomenda-se constar no recurso que se trata de adesivo, p. ex.: APELAÇÃO ADESIVA...

c. Natureza da decisão e recurso cabível

Ver tabela Apostila DOS RECURSOS p. 224

d. Juízo de admissibilidade e juízo de mérito

Pressupostos de admissibilidade dos recursos: verifica o cumprimento de uma série de exigências formais para a admissão de um recurso.

Em linguagem técnica fala-se em conhecimento (admissão do recurso), para que depois seja analisado o mérito (objeto) recursal, com o provimento ou não provimento. Assim, a ausência dos pressupostos de admissibilidade leva ao não conhecimento, à não admissão ou à negativa de seguimento do recurso.

Atenção: é muito importante, sempre, pedir que o recurso seja conhecido... E, ao final, provido, para gerar a modificação da decisão.

e. Requisitos de admissibilidade dos recursos

Legitimidade, interesse, cabimento, impedimentos recursais, tempestividade, custas (preparo e porte de remessa e de retorno), regularidade formal (ver tabela p. 232).

f. Agravos:

É o recurso cabível contra decisão interlocutória (proferida no curso do processo, que decide questão incidente, não finalizando a relação processual).

A decisão interlocutória admite o juízo de retratação por parte do magistrado.

Os agravos previstos no nosso sistema processual são:

1. agravos contra decisões proferidas em primeiro grau de jurisdição (prazo: 10 dias): agravo retido (CPC, art. 523); e agravo de instrumento (CPC, art. 524);

2. agravos contra decisões proferidas em segundo grau de jurisdição: contra decisão do relator que nega seguimento / dá ou nega provimento a recurso manifestamente inadmissível / improcedente / prejudicada ou em contrariedade com súmula ou jurisprudência do respectivo Tribunal (CPC, art. 557, par. 1 – agravo interno ou regimental) em 5 dias; e contra decisão proferida em segundo grau: decisão denegatória de seguimento de recurso especial / extraordinário (CPC, art 544 – agravo nos próprios autos), em 10 dias.

g. Agravos de 1. Grau:

Retido (regra geral) ou de instrumento (previstos no CPC art. 522 e ss.), usados para impugnar decisões interlocutórias. Só poderá ser utilizado o de instrumento quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida. Nas demais hipóteses, a parte deverá se valer de forma retida.

h. agravo retido (CPC, art. 523):

Se contra decisão proferida em audiência de instrução e julgamento, deverá ser apresentado oral e imediatamente após a decisão gravosa, devendo constar no termo da audiência as razões expostas pelo advogado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com