TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Gestão de Operações

Por:   •  6/2/2019  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 1 – OPERAÇÕES E PROCESSOS

O que é produzir? “Produzir é gerar ou aumentar a utilidade ou o valor de alguma coisa para alguém”.

OPERAÇÕES: Refere-se a tudo o que gera valor para alguém. Podemos ver esse fenômeno por diferentes lentes de aumento, por exemplo focalizando apenas o core business da organização, incluindo em nossa análise os processos empreendidos pelas áreas administrativas, ou mesmo considerando toda a rede de colaboração desde a fonte de suprimento até o consumo final. Operação como sendo aquele elemento mínimo de agregação de valor feito por alguém para outro alguém (este último podendo ser tanto um cliente externo quanto interno).

OPERAÇÃO É UMA “CAIXINHA” ELEMENTAR DE PROCESSAMENTO QUE É COMPOSTA DE RECURSOS DE PRODUÇÃO.  Recebe 3 inputs: materiais, informações e pessoas; Outputs: são produtos com alguma utilidade adicional àquela dos itens que os conformaram, informações mais valiosas do que as que foram originalmente colhidas ou clientes satisfeitos com os serviços que lhes foram prestados

Tipos de processamento:  (i) a transformação, um processamento feito por uma Operação no qual as características físicas, químicas (ou psicológicas) do item processado são modificados para que um valor adicional seja produzido; (ii) o transporte, um processamento feito por uma Operação no qual o valor adicional é produzido para o cliente pela mudança do local onde está o item processado; (iii) a comercialização, um processamento feito por uma Operação no qual o valor adicional para o cliente está relacionado à transferência de propriedade sobre o item processado, do vendedor para o cliente; e (iv) a armazenagem, um processamento feito por uma Operação em que o valor é adicionado pela manutenção das características intrínsecas do item processado, de seu local e de sua propriedade.

Processos: uma sequência de operações conectadas e bem integradas. 

Sistemas: Processos frequentemente se comunicam, operando em um sistema integrado com outros, para o alcance de um objetivo maior, mais abrangente.

Cadeia de valor:  uma organização pode ser vista como um grande sistema, uma grande cadeia de processos integrados e vinculados a um mesmo objetivo global. A essa rede, costuma-se dar o nome de Cadeia de Valor.

Cadeia de suprimentos: estende o conceito de Cadeia de Valor citado acima para abranger também os processos de produção dos fornecedores (e os fornecedores dos fornecedores) e, em sentido ainda mais amplo, os processos dos clientes diretos (e dos clientes dos clientes). Pode ser uma ideia tangível ou intangível.

Ponto de vista de gestão de aprimoramento o primeiro nível de análise é o de nível do processo: estão atentos aos detalhes, buscando compreender as operações elementares, analisando a relação primária de geração de valor — um material sendo transformado por uma máquina; uma informação sendo tratada alguém; um cliente sendo tratado por um prestador de serviço; um cidadão sendo atendido por um servidor público, etc.

Segundo nível: nível da cadeia de valor. Foco de análise todo o conjunto de atividades-fim, ou de apoio, que ocorrem em uma corporação.

Terceiro nível: rede de suprimentos. Além dos processos internos, procura-se compreender e melhorar as conexões entre as diferentes empresas que compõem o fluxo global que, no limite, vai desde a matéria-prima original até o consumo pelo cliente final (podendo-se aí incluir até mesmo os processos ligados à logística reversa, cada vez mais frequentes em um mundo desafiado pela sustentabilidade).

Ciclo de processo: intervalo entre dois clientes consecutivos servidos pelo recurso. DESEJA-SE que seja pequeno! Dialoga com a vazão do sistema, com a quantidade produzida, com o faturamento.

Ciclo de produto: tempo de atravessamento (que é o tempo que o cliente leva em seu percurso do momento em que chega ao sistema ao momento em que sai. DESEJA-SE que seja pequeno. Dialoga com esforço feito pelo sistema, com as despesas. Produzirá provavelmente satisfação para o cliente, vantagem competitiva e consequente ganho de faturamento futuro.

Toda geração de valor envolve operações e estas operações se articulam em processos, estejamos nós falando de indústria, varejo, distribuição, armazenagem, sistemas privados ou públicos, bens ou serviços, atividades core ou de retaguarda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (875.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com