TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Parte Dois Cocian

Por:   •  26/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

As reuniões

Servindo para a interação do grupo as reuniões devem ser periódicas ou eventuais, sempre com o objetivo de discutir e resolver problemas, determinar uma linha de ação, escolher alguma opção e executar ou concluir uma tarefa urgente.  Reuniões são caras e demandam tempo, devido a isso reuniões de caráter informativo devem ser substituídas por outras formas de comunicação.

Existem três funções básicas que podem ser exercidas pelos participantes durante a reunião, que são a função de membro que tem como objetivo participar da reunião expondo suas opiniões, e fazendo as atividades em equipe e escutando, facilitador que deve manter sempre o papel de líder, levar as pautas a serem discutidas, e evitar com que a equipe perca o foco nas questões que devem ser debatidas e o escrivão que deve escrever as pautas levantadas e tudo que foi decidido na reunião.

Pede-se utilizar de várias metodologias para se tomar decisões dentro da equipe, porem é importante evitar tomar uma posição de dominante na discussão suprimindo as opiniões alheias a sua. Dentre os métodos, todos tem o objetivo de chegar a um consenso para as tomadas de decisões. Os métodos utilizados dependem das necessidades do grupo no momento e podem ser o top down, a regrada maioria, a regra da minoria, membro mais experto, consentimento unânime e consenso.

O grau do conflito pode ser mensurado pelo o grau de racionalidade, emoção e autocontrole de dos indivíduos pertencentes ao grupo. Normalmente o conflito na equipe significa que a os participantes estão comprometidos e pensando individualmente, e expressando suas ideias de forma aberta e honesta. Nesta situação o conflito é bom, porem o conflito em demasia fazem com que a equipe entre em desacordos emocionais e não consiga chegar a um consenso. Então faz-se importante neste momento procurar um mediador neutro.

Para se chegar ao consenso, podem ser seguidos passos como isolar o problema, para esclarecer o conflito, o problema ou decisão a ser alcançada, também esclarecer metas, identificar a posição atual de cada um dos membros, descobrindo um ponto em comum nas posições dos mesmos, deve-se também questiona-los sobre quais suas prioridades e o por quê, é importante procurar áreas de compatibilidade de opiniões, para conseguir chegar a um consenso. E por fim o Brainstorm, que pode ser usado para gerar alternativas que satisfaçam as opiniões estabelecidas por todos os integrantes do grupo, após isso as alternativas devem ser avaliadas levando em conta o critério de atender as necessidades de todos, e depois de definida a alternativa, ela deverá ser verificada novamente com todos os participantes do grupo.

        

   

CAP.12 - Cocian, Luis Fernando Espinosa. Introdução à engenharia – Porto Alegre: Bookman, 2017.e-PUB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com