TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - SCM

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

SCM - “É a integração de todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação das mercadorias desde o estágio das matérias-primas (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informações, mediante relacionamentos aperfeiçoados na cadeia de suprimentos, com o objetivo de conquistar vantagens competitivas sustentáveis

Decisão sobre novos produtos; decisão sobre matérias primas; decisão sobre manufatura e logística; decisão sobre política de estoque e decisão sobre precificação.

SCM é um conjunto interligado entre fornecedores de materiais e prestadores de serviços abrangendo a transformação de matérias-primas em produtos e serviços e a consequente disponibilidade para os clientes de uma empresa.

Benefícios da SCM – redução da incerteza e riscos ao longo da cadeia; contribuição para aumento de lucro e competitividade dos envolvidos na cadeia (redução dos níveis de estoque; menor lead time; maior flexibilidade e disponibilidade de produtos; melhoria de processos; melhoria dos serviços ao cliente; preços mais competitivos).

O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos. 

SCM é o ponto de convergência da: gestão da produção + marketing + compras + logística

[pic 1]

Porque existe variação de estoques?

- Demanda volátil; - Fornecedores não confiáveis; - Previsões imprecisas; - Gargalos; - Má qualidade da Matéria-Prima comprada.

Quais as consequências de um estoque ineficiente?

- Faltas frequentes de materiais; - Falta de espaço para armazenagem; - Baixa rotatividade dos estoques; - Grande número de compras urgentes; - Flutuação do capital de giro; - Atritos frequentes intersetoriais.

[pic 2]

Estoque de Itens com Demanda Dependente:

São itens onde a demanda pode ser estabelecida por uma lei de formação exata, isto é, a necessidade está diretamente relacionada com a demanda de outro item. Ex. Os pneus em uma montadora é dependente do número de veículos demandados (5 pneus por carro).

Estoque de Itens com Demanda Independente:

São itens que tem a demanda gerada a partir de muitos clientes. Dependem, em sua maioria, dos pedidos de clientes externos, como, por exemplo, produtos acabados em geral. Nesses casos os procedimentos de previsão estatística dão bons resultados. Ex. Parafusos de diversos tipos em almoxarifado (consumo histórico é uma boa referência).

Logística: “Levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível”.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (495 Kb)   docx (998.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com