TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Gravitação

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de Gravitação

Os vídeos em questão falam sobre a lei do universo, onde é mostrado de diversos ângulos as teorias e leis estudado pelo matemático Johannes Kepler, pelo cientista Albert Einstein, pelo astrônomo Cláudio Ptolomeu, o Padre Nicolau Copérnico, o filósofo Giordano Bruno, por Galileu Galilei, Newton, pelo que a religião católica acredita e muitos outros.

Um desses ângulos foi a questão do sistema heliocêntrico de Copérnico, onde acredita que o sol era o centro do universo e a terra e todos os planetas giram ao seu redor, porém para Ptolomeu o sistema era ao contrário sendo assim chamado de Geocêntrico que a terra era o centro do universo e o sol e os planetas giravam ao seu redor. Segundo Newton através de suas teorias prova a lei da gravitação que é se dois corpos possuem massa, ambos sofreram uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade, onde quanto maior a massa dos objetos e mais perto estiverem maior a força entre eles garantindo assim estabilidade e evolução ao universo, sendo a força gravitacional responsável pela movimentação dos planetas. Já Para Einstein havia uma deformação no espaço seguindo teoricamente sua segunda lei.

 Kepler desenvolve suas próprias leis que são:

 1º Lei das Orbitas - onde todos os planetas descrevem uma linha com o sol em um dos focos,

2º Lei das Áreas - O segmento que une o sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais, onde o ponto mais próximo do sol é chamado de periélio e o mais distante de afélio.

3º Lei dos Períodos - O quociente dos quadrados dos períodos do planeta e o cubo de suas distâncias médias do sol é igual a uma constante k, igual a todos os planetas, logo o período do planeta que orbitam mais perto do sol tem uma duração mais curta e o mais distante tem uma duração mais lentos.

Cada um tinha um pensamento e teoria diferente sobre o universo. Essa busca existiu em todas as civilizações, em todos os tempos, mas a forma de buscar essa explicação variou muito o mito, a filosofia, a religião e a ciência procuraram dar uma resposta às questões fundamentais. A ciência mostra que as teorias mudam sempre, que há sempre descobertas inesperadas no universo.

A força gravitacional é responsável por tudo que acontece no universo, desde o brilho da lua até a origem e formas das galáxias e seu movimento em torno do planeta só acontece devido a uma velocidade tangencial e a força de gravitação, ela atua e faz-se presente também nas relações dos cometas.

Enfim os vídeos fazem uma passagem pelos mistérios dos universos desde a antiguidade que levou ao sistema de Ptolomeu até as de Copérnico que propôs o sol como centro do universo, despertando assim  novas ideias e das proposições de Kepler, Newton e Galileu surgiram conceitos e leis de grande importância como as leis de Kepler e da gravitação universal. Já Einstein sugere uma nova compreensão do universo e assim evolui a ciência, e o espaço continua instigando a curiosidade humana e alimentando a imaginação dos povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com