TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Mananciais

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Manancial

Manancial é toda a fonte de água que é utilizada para o abastecimento. Podendo ser dívida em três tipos:

Água superficial: são os córregos, os ribeirões, os rios ou os lagos, isto é, os corpos de água formados pela água que escorre sobre a superfície do solo;

Água subterrânea: formada pela água que se infiltra e se movimenta abaixo da superfície do solo, ou seja, no interior da crosta terrestre, e que se manifesta por meio de nascentes, poços rasos, poços profundos, drenos etc. Pode pertencer ao lençol não-confinado ou freático, no qual a água mantém a pressão atmosférica, ou ao lençol confinado, onde a água está sob pressão, entre camadas impermeáveis do subsolo;

Água de chuva: água que se precipita em direção à superfície do planeta e é aproveitada antes que atinja essa superfície, durante as chuvas.

Qualquer um dos três tipos é diretamente ligado ao abastecimento de água no planeta, conhecida como ciclo hidrológico. Dentro do ciclo hidrológico existem as três formas de movimentação da água no planeta nos estados líquidos, gasosos e sólido.

As etapas podem ser identificadas em 3 etapas, a primeira dela é como precipitação onde a água evapora e retorna a superfície da terra em seu estado líquido, ou seja, como chuva. Ou sólido como granizo e neve.

Na segunda etapa identificamos a evapotranspiração que é divida em duas formas, primeira como evaporação, passagem da água superficial do estado líquido para gasoso, que depende diretamente da temperatura e umidade relativa do ar. E em segunda etapa a transpiração, processo pelo qual as plantas retiram a umidade do solo, por meio de suas raízes e liberam no ar em forma de vapor.

A terceira etapa consiste na infiltração, processo pelo qual a água infiltra o subsolo formando os lençóis de água subterrânea.

E o último é o escoamento superficial é o deslocamento sobre o terreno, por efeito da ação da gravidade, das águas vindas de precipitação, ou seja, chuva que não se infiltra no solo e que não retorna a atmosfera pela evapotranspiração. As formas mais conhecidas são córregos, rios e enxurradas.

Dentre todas as etapas, temos por volta de 0,3% de toda água no planeta disponíveis para utilização humana. Com base nisso fica claro a relevância de preservarmos os recursos hídricos disponíveis visando qualidade e quantidade. Mas tarefa que fica cada vez mais difícil com o crescimento populacional desenfreado comparado ao que temos disponível. Mesmo se não for alterado o total de chuva daquele ambiente e os cuidados não forem tomados para a sua permanência em boas condições de uso de uma determinada área. Desta forma é fundamental a importância para a vegetação para retenção de água nos continentes pois ela depende até da menor quantidade de água infiltrada no solo, onde são formados os poços e nascentes e a de ser a grande responsável pela perenidade dos corpos de água superficial. Portanto o desmatamento presente em todo planeta, pode trazer não só a escassez como também a desertificação de uma região inteira. Portanto, a preservação da vegetação, o uso e a ocupação adequados do solo nas bacias contribuintes influenciam diretamente na preservação da qualidade das águas dos mananciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com