TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o Livro “Um Toque de Clássicos”

Por:   •  31/3/2017  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Presente trabalho é um resumo sobre o livro “um toque de clássicos”, mais especificadamente, sobre as partes dois e três da obra que trata sobre os fundamentos de Èmile Durkheim e Max Weber.

E objetivo deste trabalho, citar as principais ideias dos autores, bem como apontar as suas influências na sociologia.

O trabalho está organizado em três partes, na primeira será abordado o resumo sobre Èmmile Durkheim, na segunda optou-se por abordar o resumo sobre Max Weber já na terceira encontra-se a conclusão.

A metodologia utilizada para a realização foi a pesquisa bibliográfica.

ÈMILE DURKHEIM

Para Durkheim o objeto de estudo da sociologia são s fatos sociais, esses são conjuntos de formas de agir, pensar e sentir dos integrantes de uma sociedade. Os fatos sociais são praticados pelo individuo a partir do momento que esse convive com os demais membros da sociedade, esse se torna com essa prática, um ser social.

Para o autor a sociedade não é originada pela soma de seus indivíduos, e sim pela síntese das ideias particulares desses, que gerou algo novo e essa é a essência da sociedade e que explica a coerção sofrida por aquele que agem de maneira adversa aos fatos sociais.

Ademais, para Durkheim, a educação era o principal fator de transformação do individuo, pois torna um ser que não possui senso social, alguém ativo dentro da sociedade.

Durkheim, explica a coesão social, como aquilo que liga os indivíduos de uma sociedade entre si, essa união é baseada em valores sociais, costumes, regras de convívio, dogmas, leis e etc. Essa união dos indivíduos garante a existência, a harmonia e a continuidade da sociedade.

Èmile estabeleceu regras para que os sociólogos estudassem os fatos sociais, as regras ajudariam a esses na observação transparente e individual dos mesmos. O principal objetivo de Durkheim é que os fatos sociais fossem estudados, compreendidos e explicados racionalmente, por isso comparou o estudo da sociologia com o estudo das ciências da natureza, colocando como uma regra para o estudo sociológico tratar os fatos sociais como coisas.

O autor considerava que a solidariedade como um consenso que existe entre os indivíduos, para ele existe dois tipos de solidariedade:

Solidariedade mecânica: proveniente das sociedades primitivas

Solidariedade orgânica: proveniente das sociedades complexas

Na primeira, visando que a divisão de tarefas nesse tipo de sociedade é mínima, e pouco visível à ideia de solidariedade, já na segunda devido a grande quantidade de atividades existentes o conceito de solidariedade é bastante notável.

Durkheim defendia principalmente, que analisar um único individuo de uma sociedade não é o suficiente para entendê-la, bem como seu funcionamento, para isso é necessário observar os acontecimentos dessa.

Outro ponto que o autor defende é que o ser humano é fruto da sociedade em que vive, e as atitudes dos indivíduos em uma sociedade e consequência da coerção feita pelos demais membros da mesma.

MAX WEBER

Para weber, a nossa consciência do que é valor não deve interferir nas investigações científicas, isso por que a primeira não nos permite ter uma ideia racional da realidade.

O autor afirma que as leis tradicionais jamais explicaram os objetos de estudos sociais, pois esses são mutáveis e imprevisíveis. Por isso, para o estudo da sociologia usa-se um método de estudo distinto das demais ciências.

Segundo Max, tipos ideais são instrumentos elaborados para investigação precisa de fenômenos sociais variados, podendo também estabelecer ligações entre fenômenos.

Ele afirma também, que a sociologia se dedica a estudar as ações dos indivíduos e os efeitos delas dentro da sociedade. Weber considerava a existências de quatro tipos de ações sociais:

Ação social tradicional: consiste em uma atitude tomada automaticamente pelo individuo.

Ação social afetiva: são atitudes conscientes, mas influenciada pelo estado emocional que o individuo se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com