TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS Experiências Empreendedoras Sebrae

Dissertações: Resumo Do Texto: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS Experiências Empreendedoras Sebrae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 5

Casos de Sucesso é um projeto que foi criado pelo Sebrae, através de histórias reais de empreendedorismo que emocionam por fazerem a diferença de alguma forma por meio de suas vitórias, com o intuito de as tornarem conhecidas pelo maior número de pessoas para que possam servir de exemplo e estímulo. Veremos a seguir uma história de sucesso, baseada na experiência empreendedora do povo de Lago do Junco.

Com a ajuda do Sebrae esse pequeno município maranhense, que pertence à região dos cocais, com população inferior a 10.000 habitantes e tendo 66,25% habitados na zona rural, decidiu que era hora de mudança.

Lago do Junco, tinha uns dos mais baixos IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do estado, e tinha como uns dos seus maiores problemas à ausência de um posto médico na cidade o que comprometia ainda mais o desempenho do município.

Em Lago do Junco, sua população era adepta a medicação fitoterápica, e com base nisso, e com a ajuda do Sebrae, resolverão desenvolver um meio de utilizar esse habito em favor de toda a população de forma organizada.

O governo federal por meio do Programa Comunidade Ativa em parceria com o Sebrae implantou no município uma das cinco experiências-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) no Maranhão. O DLIS procurou valorizar a participação comunitária e estimulou o comprometimento dos moradores locais com a questão do desenvolvimento e, a partir desse despertar, buscou desenvolver lideranças capazes de dar sustentação a ações que visassem à promoção do desenvolvimento. Com o diagnóstico socioeconômico, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Local de Lago do Junco, foram identificadas como potencialidades locais a diversidade da flora medicinal e mais a tradição cultural no cultivo e na utilização destas plantas, fazendo com que fosse elencada pela população na Agenda Local do Fórum a implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos.

Casos de Sucesso é um projeto que foi criado pelo Sebrae, através de histórias reias de empreendedorismo que emocionam por fazerem a diferença de alguma forma por meio de suas vitórias, com o intuito de as tornarem conhecidas pelo maior número de pessoas para que possam servir de exemplo e estímulo. Veremos a seguir uma história de sucesso, baseada na experiência empreendedora do povo de Lago do Junco.

Minha Terra tem Palmeiras

Lago do Junco, é um pequeno município maranhense, que pertence à região dos cocais, onde sua população era de 9.211 pessoas, sendo que 66,25% viviam na zona rural. Sua vegetação predominante sempre foi a palmeira de babaçu, onde a extração do fruto dessa palmeira, o babaçu, representava para uma grande parcela da população rural uma das poucas fontes de renda. Da palmeira do babaçu, produziam-se telhado, óleo, sabonete, esteira, cesto, abanador, carvão para fazer o fogo, além de alimentos com propriedades medicinais: bom como antinflamatório, bom para o estômago. As quebradeiras de coco3 sempre fizeram parte da paisagem local, tanto por executarem uma das principais atividades geradoras de renda da população mais carente, quanto pelas bandeiras de luta que erguem. Sempre foram guerreiras que lutavam pelo direito de trabalharem. Uma das suas conquistas foi a criação da Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Ludovico (povoado de Lago do Junco), onde elas produziam artesanalmente sabonetes e extraíam o óleo do babaçu, com isso passaram a vender para a indústria de cosméticos Body Shop, com lojas no mundo inteiro.

A educação na cidade, era dada por parte da Prefeitura uma atenção para o fornecimento de material didático, transporte escolar, merenda escolar, atividades de lazer. No entanto, o material didático não era suficiente para todo o ano letivo. A merenda escolar funcionava satisfatoriamente e de forma constante, havendo, portanto, a necessidade de variação no cardápio, com inclusão de frutas. No município, existia somente o curso profissionalizante de Magistério, havendo a necessidade da criação de novos cursos. A saúde sempre foi um indicador que comprometia o desempenho do município quanto ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Havia uma grande necessidade de melhorar esse índice, considerado um dos mais baixos do Estado. Uns dos maiores problemas nessa área, era a ausência de um posto médico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com