TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do 1º Ciclo de Aulas - Hidrologia e Drenagem

Por:   •  14/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

RESUMO DE AULA

DISCIPLINA: Hidrologia e Drenagem Urbana

DISCENTE:

Gabriel de Oliveira Rigamonti

DATA: 14/11/2021

Observação: Optei por fazer o resumo por ciclo, como foi dito que mesmo nesse caso é importante conter as palavras-chaves separadas por tema, o resumo (por ciclo) foi dividido em tópicos (por tema), seguidos pelas respectivas palavras-chaves, agradeço compreensão.

RESUMO GERAL DO 1º CICLO DE AULAS

CLIMA E TEMPO

Palavras-Chaves: clima e tempo – atmosfera – camada de ozônio – poluição.

        Inicialmente, é realizado a caracterização de clima e tempo, expondo as principais diferenças entre os dois pontos. Enquanto o clima foi definido como uma condição meteorológica de um determinado local, o tempo foi caracterizado como uma condição atmosférica registrada em um período. A partir da repetição continua desse tempo, é possível realizar a determinação do clima de uma região específica.

        Sabendo da importância do clima, visto que ele é de extrema necessidade para diversos aspectos humanos, como a agricultura, por exemplo, foi realizado a diferença de estações, através das observações humana com base nas caraterísticas climáticas de um determinado período. As estações foram divididas em Inverno, Outono, Primavera e Verão, e estão amplamente relacionados com a posição da terra no decorrer do ciclo solar.

        Após a conceitualização de clima e tempo, foi realizado a definição de atmosfera, onde constatou-se que é uma camada formada por gases e partículas em suspensão que envolve o planeta terra, e que possui fundamental importância para a vida, visto que é responsável pela manutenção da temperatura na crosta terrestre, bem como a proteção de organismos e processos vitais, como respiração e fotossíntese.

        Após caracterizar a atmosfera, passou-se a falar da camada de ozônio. O ozônio é um dos gases formadores da atmosfera, e, em sua maioria, se concentram na famosa “camada de ozônio” do planeta terra. Esta camada de ozônio é responsável por filtrar o gás ultravioleta dos raios solares, e assim, possibilitar a vida no planeta terra.

        Continuando, iniciou-se a temático de elementos climáticos, onde foi definido e conceitualizado alguns parâmetros do clima. Primeiramente, falou-se sobre Temperatura do Ar, que consiste na medida de calor sensível armazenada nas partículas, e sua variação depende da trajetória do sol. Umidade do Ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera, é conhecido por ser o componente atmosférico mais importante da determinação do tempo e clima de uma região. Pressão Atmosférica é a força exercida pelo peso da atmosfera sobre a superfície terrestre, é importante salientar nesse tópico que em regiões polares, a pressão atmosférica é bastante elevada. Radiação é a energia recebida pela terra na forma de ondas eletromagnéticas vindas do sol, pode ser utilizado como fonte de energia, é observada em  três processos: Difusão, Absorção e Reflexão. Por fim, a precipitação é um resultado de um estado avançado de condensação nas nuvens, ou seja, são as chuvas em forma liquida e em forma solida, com neve e granizo.

        Fatores climáticos podem ser definidos como características geográficas naturais  que diferenciam as paisagens na terra e são capazes de influenciar os elementos do clima, são distribuídos em: latitude e longitude (ou seja, coordenadas geográficas), altitude continentalidade/maritimidade, correntes oceânicas, massas de ar, vegetação, solo, entre outras fatores. Todos os elementos citados têm a capacidade de influenciar no clima, como por exemplo a altitude, que pode ocasionar mudança na pressão atmosférica e na temperatura, ou como as correntes oceânicas, que são movimentos de grandes massas de água – causadas pela rotação da terra, e que interagem com as grandes massas de ar, assim, podendo influenciar diretamente no clima e tempo de uma certa área.

        Quando se fala em climas mundiais, tem de se falar nas classificações climáticas, onde, durante as aulas, é citado três classificações: Classificação de Köppen, Classificação de Arthur Newell Strahler e Classificação de Thornthwaite. Na classificação climática de Köppen, é levado em consideração a vegetação, temperatura e a precipitação, e é dividido em 5 códigos (A, B, C, D e E), sendo eles nomeados, respectivamente, como Clima Tropical, Clima Árido, Clima Temperado, Clima Continental e Clima Glacial, é importante ressaltar que cada grupo desses citados anteriormente possui características próprias que variam de acordo com as já mencionadas considerações do modelo de Köppen. Na classificação climática de Arthur Newell Strahler, a divisão é feita a partir das considerações das massas de ar e precipitações e pode ser dividido em três grupos: baixas latitudes, medias latitudes e elevadas latitudes. Quando se fala na classificação de Thornthwaite, fala-se em balanço hídrico e índice de umidade.

        Seguindo com a temática, falou-se também sobre as ilhas de calor, que podem ser caracterizadas como regiões onde a superfícies possui mais elevadas que o normal para aquela região, normalmente, esse fenômeno está relacionada com as grandes cidades e áreas urbanas, pois os materiais escuros, como o próprio asfalto das ruas e edifícios de uma cidade, armazenam maior temperatura que áreas rurais, por exemplo. Ainda, discutiu-se sobre as chuvas acidas, que podem ser definidas como uma devolução da poluição ambiental que o homem criou sobre a superfície da terra.

        Quando se fala em mudança climática, é obrigatório que se relacione com poluição, e o resultado dessas mudanças são muito perceptíveis, como por exemplo, ondas de calor e frio, chuvas intensas – que podem provocar enchentes, secas demoradas e até furacões e ciclones.

CICLO HIDROLÓGICO

Palavras-Chaves: ciclo da água – poluição – abastecimento de água – recursos hídricos.

Iniciando a segunda temática do primeiro ciclo, será abordado o ciclo hidrológico, que por definição é como a água se renova no planeta. Primeiramente foi comentado sobre as formas que a água se encontra no planeta terra, seja na forma líquida, no estado sólido ou em meio gasoso. Após apresentar o ciclo da água, com o auxílio de imagens fornecidas pela ANA – Agência Nacional das Águas, foi apresentado o conceito de Nowacki, que utiliza a biosfera, composta pela atmosfera, hidrosfera e litosfera, para explicar como as atividades antrópicas modificam cada um dos aspectos da biosfera, e assim todo o processo da água do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com