TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo final Pesquisa Mineral I UFOP

Por:   •  19/10/2018  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O que justificou a criação de códigos como os citados abaixo?

JORC(Australia), SAMREC (South Africa), CRIRSCO (Europa), NI 43-101 (CANADA), Industry Guide 7 (USA).

Esses códigos de segurança foram criados com base na descoberta da fraude executada pela empresa Bre-X, que havia adulterado amostras de forma a parecer que a área deles possuía uma quantia gigantesca de ouro, chegando a ser considerada como uma nova serra pelada, quando na verdade as amostras haviam sido salgadas. Esse evento ocorreu por conta de problemas com a regulamentação de geólogos, além de alguns outros problemas. Esse evento originou a NI 43-101, a regulamentação minerária do Canadá, pois acabou deixando o mercado da mineração em descrédito. A partir dela, diversas outras surgiram, como o JORC e a SAMREC.

  1. O que significa o PDCA e como atua na execução de um projeto de pesquisa?

Plan (planejar), do (executar), check (checar), act (agir). Ele serve para analisar e entender constantemente o andamento da pesquisa mineral. Ele é aplicado em todas as etapas, de forma a minimizar riscos e identificar erros, para que possam ser corrigidos. Também é o indicador usado para analisar a viabilidade do projeto, para saber se vale ou não a pena avançar para a próxima etapa.

  1. O projeto de Levantamento Aerogeofísico de Goiás indicou grandes anomalias associadas a kimberlitos e Lamproitos. Como desenvolver o projeto de pesquisa na fase II e fase III o alvo em Montes Claros do Goiás?

Como estamos já nas fases 2 e 3, já temos todo o sonsoriamento remoto feito, assim como a aerogeofísica, geoquímica e o mapeamento geológico.

Agora, precisamos de estudar o alvo em si. Na fase 2, obtemos inicialmente a topografia detalhada da região, que servirá de base para os outros dados. Para obter volume e teor do corpo, precisaremos do mapeamento da região, da geofísica (com foco na radiometria), da geoquímica, faremos uma sondagem pioneira e um trabalho mineiro para auxiliar na pesquisa.

Na fase 3, buscaremos o modelo 3D do corpo. Para isso, precisaremos de um estudo completo, com malha de sondagem, trabalho mineiro e outros estudos.

  1. Quais fatores definem quando um projeto se torna recurso ou reserva? Justifique.

A concentração (volume x teor) do minério, o preço atual, a confiabilidade da pesquisa, os custos como um todo para a lavra, a economicidade do corpo, em si.

Recurso é o mineral disponível (minério) em quantidades e qualidades adequadas ao uso industrial, mas sem avaliação econômica. É um corpo de minério identificado, inferido, com possível economicidade para lavra. Temos aqui um volume por teor inferidos.

Reserva é a parte do recurso disponível para lavra, e que pode ser produzido economicamente, em função dos custos, demanda e preços atuais.  Aqui, um estudo econômico já foi feito, para determinar a viabilidade da lavra do recurso. Temos aqui o produto em si.

  1. Em qual fase temos a utilização de sondagens, geofísica de detalhe, geoquímica de detalhe e trabalhos mineiros? Porque?

Na fase 3. Nesta fase, procuramos detalhes do corpo, para que um modelo 3D possa ser feito. Para isso, são necessárias técnicas detalhadas, como essas descritas (sondagens, geofísica e geoquímica de detalhe, trabalho mineiro).

  1. Qual a fase onde se define a rota de processo e como é feita a amostragem?

A rota de processos é feita na fase 3, quando todas as informações sobre a reserva já foram obtidas. No final da fase 3, é feito o PAE, o Plano de Aproveitamento Econômico. Ele corresponde a um projeto que aborda diversos aspectos envolvidos nos processos de extração, beneficiamento e comercialização da reserva mineral objetivada. Este deve estar de acordo com o Relatório Final de Pesquisa em todos os aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com