TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Óptica

Por:   •  22/2/2016  •  Abstract  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

                                                       Óptica

  1. Os fótons são a unidade fundamental da luz, são iguais em uma lâmpada ou lazer. A diferença na luz do laser e a luz  branca está na forma como os fótons estão organizados, uma lâmpada incandescente irradia luz em todas as direções, existindo uma relação direta entre a distância e a intensidade de energia.  No Laser os fótons são emitidos de forma paralela e em fase entre si, isso é denominado coerência, e explica o porquê, a distância não afeta a intensidade da energia, como na luz branca. A luz branca é formada por varias cores e comprimentos de ondas diferentes. Outra diferença é a intensidade, o laser possui um número muito maior de fótons por unidade de área de emissão do que qualquer outra fonte de luz.

  1. O princípio básico de um sistema de comunicações ópticas é transmitir um sinal por meio de uma fibra óptica até um receptor distante. O transmissor converte o sinal elétrico para óptico e o receptor faz o inverso, convertendo-o de óptico para elétrico.

  1. Trata-se de ilusão de óptica, por exemplo, em dias de sol, quando, olhando uma estrada asfaltada ao longe, temos a sensação de que ela está molhada. Nesse caso, o que ocorre é que o ar na superfície da estrada está mais quente que o da faixa imediatamente acima. A diferença de temperatura faz com que essas camadas tenham densidades diferentes,  como esse meio de propagação não é homogêneo, a luz sofre uma curvatura que faz a camada de ar quente na superfície funcionar como um espelho, refletindo o azul do céu e dando a impressão de que o asfalto está molhado.
  1. A luz sai de uma determinada fonte, reflete nos objetos e viaja até os nossos olhos, chegando à nossa retina, onde uma imagem será formada. O problema é que a luz atinge a sua retina em vários lugares, o que resulta em uma imagem fora de foco, o nosso cristalino precisa de uma distância mínima para o foco, mas um pequeno buraco consegue focar a luz de qualquer distância, fazendo que a luz venha apenas de um lugar, tornando mais fácil a leitura.
  1. Miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão a distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta. Miopia pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes divergentes), lentes de contato ou cirurgia.

Hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina, causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos, podendo ser corrigida com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.

Astigmatismo é uma doença ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina, decorre da diferença de curvatura nos meridianos principais da córnea ou cristalino, que resultam em diferentes profundidades de foco e distorcem a visão tanto de longe quanto perto, podendo ser corrigida com o uso de óculos (lentes cilíndricas), lentes de contato ou cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com