TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos – Limnologia: Aula

Por:   •  24/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 8

Resumos – Limnologia:

Aula 16.08.23:

Advecção – transporte forçado por um sistema de correntes produzido por influxo de rios, descargas a jusante, efeitos do vento na superfície.

A força de Coriolis atua no sentido anti-horário no hemisfério Norte (para a direita) e no sentido horário no hemisfério Sul (para a esquerda). Esses efeitos rotacionais atingem também as ondas internas, provocando deslocamentos sucessivos, como ocorre nos Grandes Lagos norte-americanos. A força de Coriolis, o efeito dos ventos, as funções de força e pressão atuam nas grandes massas de água interiores, produzindo oscilações verticais e horizontais de grande importância ecológica.

A circulação ou rotação de Langmuir (Langmuir, 1938) consiste na formação de correntes de convecção por ação de ventos acima de 3 m . seg -1 (aproximadamente 11 km . h-1 ), existindo uma correlação direta entre o comprimento dessas células de Langmuir e a sua profundidade. A ação do vento produz um movimento descendente de massas de água que formam, então, células verticais que aparecem na superfície como estrias, as quais concentram partículas e substâncias dissolvidas na água. Por exemplo, Horne e Goldman (1994) comentam que a concentração de Daphnia sp e cladóceros nessas estrias tem a função de possibilitar escape dos predadores e prover alimentos à espécie, em razão da concentração de fi toplâncton e material particulado nessas estrias.

Aula 21.08.23:

Os fenômenos biológicos dependem dos fenômenos químicos que, por sua vez, dependem dos fenômenos físicos.

- A estratificação da água é consequência da densidade da água (imprimir capítulo do livro que fala de densidade também).

- Densidade menor = água quente; o inverso também é válido.

- Movimento convectivo: movimento de condução de calor.

# Caso dos reservatórios:

*Entrada do rio por cima: a água do rio está menos densa que a do reservatório, logo, ela fica na parte superior. Comum no verão e primavera.

*Entrada do rio por baixo: a água está mais densa que a do reservatório (por estar com fluxo mais intenso que a água parada do reservatório). Logo, a água do rio afunda, e a água do reservatório fica na parte superior.

*Entrada do rio pela termoclina: acontece na transição das estações primavera/verão, quando as águas estão com temperatura distinta.

# Estações e comportamento da água:

*Verão: Calor intenso -> superfície quente, fundo frio;

*Outono: Calor menos intenso -> superfície já não tão densa e já se mescla um pouco com o fundo;

*Inverno: o corpo já apresenta uma única densidade, mais fria e mais densa;

*Primavera: reinício do ciclo, em que se recomeça a diferença de densidade.

Nos trópicos:

- A densidade não tem relação com a temperatura. Isso porque, apesar da densidade ser menor em temperaturas mais altas, a diferença de densidade é maior entre temperaturas altas, se compararmos com a de temperaturas baixas. Logo, misturas águas frias é mais fácil que misturar águas quentes. Isso quer dizer que, faz-se necessário mais energia para homogeneizar as águas quentes. Por fim, meio grau não faz diferença em climas frias, como faz em climas quentes.

*O QUE IMPORTA É A DENSIDADE DA ÁGUA EM DETERMINADA TEMPERATURA. POR ISSO, A DIFERENÇA DE DENSIDADE AUMENTA COM A TEMPERATURA DA ÁGUA*

[pic 1]

[pic 2]

- Água com estratos distintos possui movimento diferentes em cada estrato.

- Sistemas rasos, a propagação do calor é facilitada e, por isso, é possível aquecer todas as camadas. Contudo, em sistemas profundos, conforme a avança a profundidade, a propagação de calor vai perdendo energia.

- Análise dos padrões de circulação vertical (gráfico): o epilímnio termina onde está diferente e a termoclina termina onde está igual.

# interpretação de isolinhas:

*Quanto mais camadas horizontais, mais estratos;

*Quanto mais linhas verticais, tem-se que a diferença de densidade é menor;

*Quanto mais escura cor, maior a temperatura; o inverso também é válido.

*Nos gráficos de temperatura x meses e de %OD * meses há uma diferença: nos estratos mais profundos (frios) não tem O2, logo, não há cor. Isso quer dizer que o corpo está estratificado quimicamente também.

- Exemplo em vídeo: mesmo com ventos intensos, na região superficial é possível resfriar, mas não ao ponto de homogeneizar todo o corpo.

- Quando não há termoclina, isto é, os ambientes estão misturados, mas com estratos químicos, tem-se a oxiclina. Isso acontece em temperaturas elevadas.

[pic 3]

Aula 23.08.23:

- Quando houver muito oxigênio na água, há presença de nitrato, decorrente da oxidação da amônia.  Contudo, quando a presença de O2 diminui, o nitrato reduz à amônia que, por sua vez, reduz a nitrogênio gás.

- Em ambiente oligotrófico, cujo ambiente está estratificado, a presença de amônia é baixíssima, ao passo que existe maior quantidade de nitrato, pelo teor alto de O2 na água, que promove oxidação. Já no ambiente eutrófico, o nitrato é quem dar lugar à amônia, por redução, perante a diminuição de O2 (aqui se observa também que a curva mais acentuada de temperatura, inferindo anoxia por ambientação mais densa (fria)).

[pic 4]

- Todo produtor primário tem clorofila, podendo capturar o comprimento de onda verde da radiação solar. Contudo, os demais comprimentos de onda dependem da presença de pigmentos acessórios em organismos para serem captados. Esse fato traduz uma vantagem competitiva e, por isso, as cianobactérias são organismos estão à frente por possuir pigmento verde, vermelho, azul e amarronzado.

- Zona fótica tem presença de luz e a zona afótica não tem. Na zona fótica, até 1% da extinção da luz, ainda se tem organismos que vão poder fazer fotossíntese, abaixo disso (zona afótica), não.

- Profundidade Secchi dá a transparência da água. O cálculo é ‘2,7 * Secchi’ para determinar a transparência, a qual não deve ser nunca < 2.

*Sistemas estratificados Zeu/zmix = disponibilidade de luz na zona de mistura.

*Sistemas não estratificados Zeu/zmax = disponibilidade de luz na coluna d´água.

Obs.: Zeu é 3*Secchi.

*Se Zeu > Zmix = todo o epilímnio iluminado, junto com uma parcela do metalímnio;

*Se Zeu <<< Zmix = zona de mistura (?)

*Se Zeu < Zmix = A luz se extinguiu dentro do epilímnio, prejudicando a produção primária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com