TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos de Eletrônica de Engenharia

Por:   •  23/1/2017  •  Resenha  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Eletrônica-2-                                                          

Resumo dos vídeos:

        O primeiro vídeo trata da produção das CPU’s (Central Processing Unit’s), microchips utilizados no processamento de dados por computadores. Primeiro, engenheiros desenham os circuitos que devem estar contidos dentro no chip, podendo variar de simples funções matemáticas até complexos processadores modernos utilizados hoje em dia. Estes por suas vez são feitos do silício como matéria prima principal, advindo da areia, que primeiramente é transformada em um cristal de silício de onde serão retirados todos os discos os quais se criam tais chips.

        Para a fabricação de cristais de cilicio a pureza do mesmo é muito importante para a qualidade do produto final, para isso são fabricados em regiões livres de poeira, onde funcionários tem de passar por diversos protocolos para entrar, esses quartos são milhares de vezes mais limpos que salas de operação por exemplo. Após a passagem pelo quarto estes discos agora são levados a fábrica onde passam por um sistema de fabricação autômato, onde após diversos processos serão transformados em chips de computador.        

        Com a utilização de Luz e tintas fotossensíveis realiza-se a técnica de fotolitografia onde se cria no disco pequenos transistores, dopando de forma desejada o material para formar as junções conhecidas para o funcionamento do transistor, com algumas técnicas de limpeza, isolamento e proteção do chip após dois meses o processador está pronto.

        O último vídeo explica melhor cada estágio da produção do chip, onde areia comum é transformada em cristais de silício e fundidas em lingotes, após tal ato se corta em discos. E aplica-se sobre estes uma fina camada de silício puro que formará a base para os transistores, que por sua vez é oxidado para a formação do oxido de silício, material utilizado na construção do Gate.

        Como estágio final temos a litografia, uma serie de processos automáticos são realizados. Assim imprime sobre o disco de silício os desenhos dos circuitos integrados previamente construídos e desenhados, com a repetição desses processos cria-se milhões de chips que são testados e montados para suas respectivas funcionalidades.

        

O segundo vídeo da Intel, demonstra de forma mais visual todo o processo para criação de seus chips, e com ele termina a análise sobre todos os vídeos. Podemos observar o quanto é difícil e extremamente complexo a construção de diversos chips que hoje utilizamos em aparelhos celulares com um alto grau de simplicidade. Um trabalho que começa com o design feito por engenheiros e após uma série de processos, na sua maioria feitos por robôs, consegue criar chips de alta performance.        

Os vídeos deixam claro a necessidade de precisão e limpeza na fabricação de circuitos integrados, o que nos explica o porquê de tais peças serem extremamente caras no mercado e de como a tecnologia na fabricação de tais equipamentos é avançada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com