TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto "Engenharia Mecânica da Alavanca aos Grandes Desafios Globais".

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Carlos Dumond inicia o texto “Engenharia Mecânica da alavanca aos grandes desafios globais” retratando a importância da mecânica já no antigo Egito para construção das grandes pirâmides. Diante dos desafios, ele pondera que desde os primórdios a engenharia mecânica está em constante evolução, além de estar na retaguarda de inúmeras tecnologias presentes no dia a dia. Deveras que todo produto que necessita de processos mecânicos exige o trabalho de um engenheiro mecânico.

Segundo o autor, o engenheiro mecânico é o profissional mais versátil de todos, por ser capacitado a trabalhar em diferentes áreas da indústria, Dumond também menciona em seu texto o economista Jeffrey Sachs, pois ele afirma que os engenheiros mecânicos serão essenciais para mitigar as causas e consequências do aquecimento global, através do desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, o autor cita que a evolução do setor automotivo, com veículos híbridos, elétricos e autônomos, é de suma importância para solucionar tal problema.

E para que seja possível, Dumond expõem que esse novo cenário exige do profissional que irá atuar, uma consolidada formação técnico-científica somada a competências profissionais e comportamentais. Este novo perfil de engenheiro mecânico pautou a elaboração de novas diretrizes curriculares nacionais. Em retórica a essa exigência, um novo projeto pedagógico entra em voga, para que as instituições de ensino superior formem profissionais capacitados para atender este novo perfil profissional. 

O autor conclui que tal perfil é de suma importância para elucidar o cenário deficitário que o Brasil se encontra no desenvolvimento científico, econômico e social, além de encontrar soluções para os grandes desafios globais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com