TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro De Engenharia

Dissertações: Resumo Do Livro De Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A engenharia é um curso muito amplo que abre caminho para diversas áreas. Dentro dessas áreas ainda há várias ramificações que permitem ao profissional se especializar em uma área específica. Seguir na área de engenharia é uma boa idéia para quem tem criatividade e imaginação. Esses talentos, aliados a um bom curso superior e cursos profissionalizantes proporciona uma brilhante carreira de sucesso.

Saber identificar e solucionar problemas são características importantes de um engenheiro. Com esses princípios básicos o profissional dessa área consegue se desenvolver intelectualmente e começa a enxergar soluções necessárias para a otimização do seu trabalho.

Chegando a universidade

Chegar à universidade representa um fato marcante na vida de qualquer pessoa. É também um privilégio para quem desfruta dessa oportunidade, principalmente numa sociedade desigual, que não oferece tal chance a todos. A universidade, apesar de algumas deficiências, é um local onde as pessoas podem passar bons momentos de suas vidas, desde que participem com interesse das atividades por ela oferecidas.

Mas para que isso ocorra, deve haver uma decisão firme de aproveitar da melhor forma possível a infra-estrutura da instituição.

Muita coisa muda ao passarmos do ensino médio para universitário. Talvez a forma de trabalho os conhecimentos seja a mais importante dessas mudanças.

Uma diferença marcante entre o ensino médio e o universitário diz respeito a relação professor-aluno. Nesta nova fase o professor passa a ser mais orientador do que fiscalizador.

A transição do ensino médio para um curso universitário exige do estudante uma serie de alterações no seu comportamento, nem sempre fáceis de serem postas em práticas, pois na universidade cada um deve assumir definitivamente uma conduta responsável, conciliando a sua vida social com os estudos.

Saber estudar não é inato, é algo que precisa ser aprendido. Dessa forma, devemos e podemos aprender a estudar. Estudar não é apenas captar um assunto, mas principalmente organizar na mente, com fluidez, continuidade e encadeamento lógico, diversos tópicos, formando uma postura crítica e coerente, estabelecendo relações entre o assunto aprendido e o mundo a nossa volta.

Estudar é uma faculdade particular do ser humano; aprender é uma característica dos seres vivos, que o homem pratica desde que nasce, aprendendo a falar, a andar ou a usar utensílios.

De forma geral, o estudo eficaz é um processo que exige dedicação exclusiva, não devendo ser compartilhado com outra atividade e uma condição básica para viabilizar o estudo é a programação do tempo. Determinando o que fazer em cada momento é um excelente começo para um bom estudo.

Comunicação

Para ser um bom engenheiro não basta apenas saber usar corretamente os conhecimentos aprendidos num curso universitário. Um profissional eficiente é, antes de mais nada, aquele que sabe utilizar os seus conhecimentos, a sua memória, o seu raciocínio e a sua capacidade de pesquisar. Mas também é aquele que sabe se expressar, comunicando com eficácia idéias e resultados de seu trabalho.

Mas o sucesso profissional depende tanto da qualidade do trabalho realizado quanto da habilidade de fazer com que as pessoas entendam o que foi feito. Ser compreendido é tão importante quanto ser competente tecnicamente.

O processo de comunicação pressupõe a existência de pelo menos seis elementos que devem ser tratados com clareza por quem deseja se expressar bem. São eles:

• EMISSOR – aquele que envia a mensagem;

• MENSAGEM – assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizado e seus resultados;

• CANAL DE COMUNICAÇÃO – aquele que capta e decodifica a mensagem;

• CÓDIGO – a linguagem, que deve ser entendido por ambos, emissor e recepto;

• RUÍDO – interferências que dificultam a boa comunicação da mensagem.

Origens da profissão

Desde os primeiros artesões da pré-história, que cravaram a pedra fundamental da engenharia, muita coisa mudou. Cresceu, e bastante, a sofisticação e a diversidade técnica. Foram criadas também estruturas teóricas que dessem conta de analisar em profundidade praticamente tudo que a técnica pudesse abordar. Durante essa evolução, ocorreu o aparecimento gradual de uma especialista na solução de problemas. Estes especialistas inicialmente não se preocupavam com os fundamentos teóricos, ocupavam-se em construir dispositivos, estruturas, processos e instrumentos com base em experiências passadas.

Com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação a problemas práticos, surge o engenheiro. O aparecimento formal desse profissional resultou, na realidade, de todo um processo de evolução ocorrido durante milhares de anos. Aos poucos a engenharia foi se estruturando, fruto fundamentalmente do desenvolvimento da matemática, da explicação dos fenômenos físicos, dos experimentos realizados – em ambientes controlado -, da prática de campo, da sistematização de cursos formais.

Segundo historiadores, o primeiro emprego do termo engenheiro proveniente da palavra latina ingenium, que significa engenho ou habilidade foi feito na Itália.

É difícil estabelecer o inicio da atividade da engenharia no Brasil, mas podemos afirma que ela efetivamente começou com as primeiras casas construídas pelos colonizadores que, naturalmente, hoje não seriam classificadas como obras de engenharia. Em seguida, ainda de forma muito rudimentar, vieram as primeiras obras de defesa, muros e fortins. Mas a engenharia, tal como na época era entendida, parece ter entrado no Brasil através das atividades dos oficiais-engenheiros e dos mestres construtores de edificações civis e religiosos.

O engenheiro

Olhando a nossa volta, é fácil percebermos uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos, isso em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia. Aliás, o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa trajetória. E não seria exagero dizer que a sociedade moderna, na busca de seu desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com