TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material De Construção Civil

Ensaios: Material De Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho apresenta definições, características, vantagens e desvantagens do uso de aditivos incorporadores de ar, considerando aspectos importantes dentro da Engenharia Civil e englobando características químicas e físicas do concreto a ser produzido.

1. INTRODUÇÃO

Os aditivos incorporadores de ar são produtos cuja função principal é produzir em concretos um número elevado de microbolhas de ar, estáveis, separadas entre si e distribuídas uniformemente. Este ar incorporado incrementa a trabalhabilidade do concreto e diminui a segregação e exsudação.

2. DESENVOLVIMENTO

• Por que utilizar incorporadores de ar?

• Existem efeitos secundários com os incorporadores de ar?

• Quais são as vantagens dos incorporadores de ar?

• Quais são as desvantagens dos incorporadores de ar?

• Alguns produtos no mercado?

• Onde é principalmente utilizado?

• Outras características importantes

2.1 Por que utilizar incorporadores de ar?

Os aditivos incorporadores de ar são utilizados para melhorar a trabalhabilidade de concretos e argamassas, e vêm sendo usados também para reduzir a quantidade de água de mistura destes materiais. A melhora na trabalhabilidade contribui para o aumento da área de contato entre argamassa.

2.2 Existem efeitos secundários com os incorporadores de ar?

Com a incorporação de ar, o compósito apresenta redução de algumas propriedades no estado endurecido, como as resistências mecânicas. Outro elemento tradicionalmente utilizado para melhorar a trabalhabilidade de argamassas é a cal, mas esta também oferece desvantagens, como a redução da resistência de aderência de argamassas de revestimento.

2.3 Quais são as vantagens dos incorporadores de ar?

Possui um fácil acabamento, reduzindo assim o tempo e custo de mão-de-obra, reduzindo as fissurações, a permeabilidade e a exsudação. Substitui total ou parcialmente o uso da cal em argamassa, melhorando sua aderência durante a aplicação e aumentando a resistência à aderência e durabilidade do concreto ou argamassa. Aumenta a coesão do concreto ou argamassa, a resistência à compressão e flexão.

2.4 Quais são as desvantagens dos incorporadores de ar?

Alta porcentagem de ar incorporado, causa a diminuição sensível da resistência mecânica, necessita de controle cuidadoso da porcentagem de ar incorporado e do tempo de mistura.

2.5 Alguns produtos no mercado?

MICRO AIR® FC: Aditivo incorporador de ar. Recomendado para aplicação em concretos que sofrerão ciclos de gelo-degelo, permitindo que a água ao congelar se dilate nas bolhas sem romper a estrutura de concreto.

Anchorfill: Aditivo incorporador de ar de alto desempenho para concretos e argamassas leves e celulares, é um aditivo incorporador de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com