TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos sólidos na construção civil

Por:   •  20/8/2017  •  Artigo  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SÃO LUIS/MA

 

RESUMO

           A grande quantidade de resíduos sólidos gerada pelo setor de construção é uma problemática o não gerenciamento e destinação incorreta a esses resíduos prejudicando o meio ambiente, sendo esses erros respaldados pela ausência de normas adequadas. O trabalho objetiva quantificar, caracterizar o material quanto a sua reutilização e destinação final. A pesquisa foi realizada por dados bibliográficos e informações de campo em uma construção em São Luís do tipo horizontal/vertical. Verificou-se que a construtora se preocupa com o desenvolvimento sustentável de sua obra e com a realização de plano de gerenciamento dos resíduos sólidos.

PALAVRAS-CHAVE: Plano de Gerenciamento de Resíduos  Sólidos; Reutilização;

  1. INTRODUÇÃO

          No país em grande expansão como Brasil, o constante crescimento por obras na construção civil, tanto nas construções de habitações como na infraestrutura. Programas sociais como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), vem a fornece linhas de financiamento para compra da casa própria e de grandes obras esportivos foram essências para o panorama do País. Ao mesmo tempo em que cresce a demanda do mercado, se intensificaram as problemáticas associadas ao meio  ambiente, particularmente  as questões que envolvem à geração e o Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (GRCC).

          Os problemas que envolvem a geração dos resíduos da construção civil são evidentes, assim como as importantes intervenções ao meio ambiente devido a grande quantidade de destinação inapropriado para os resíduos da construção civil. Mediante a essa situação, percebe-se uma tímida reação, tanto por parte do setor público como do setor privado, no sentido de buscar uma resposta eficaz para melhor destinação desse resíduo (OLIVEIRA et al, 2012). Segundo John (2000), a reciclagem é uma das condições para atingir o desenvolvimento sustentável.

        Na geração dos resíduos sólidos nas construções, é possível observar os altos índices de desperdício referente a geração de resíduos no setor. Contudo nem toda perda será transformada em resíduo, certa parte poderá ficar incorporada na própria obra, a exemplo, rampas ou nivelamento do terreno com realocação de terra.

    Por fim, a finalidade desse trabalho fundamentasse pela imprescindibilidade de conhecimento a respeito do tema, para obtenção do melhor entendimento que proporcione   as aplicações dos métodos, nessa oportunidade visando minimizar os desperdícios dos materiais, com isso será possível diminuir o impacto ao meio ambiente, o  mais adequado destino  do entulho gerado, com a maior probabilidade de reutilização  de alguns materiais

  1. METODOLOGIA

A pesquisa foi feita em fases, foram feitos levantamentos bibliográficos, aspirando com isso um melhor entendimento sobre o problema, para que sejam identificadas as aplicações e destinações dadas para os resíduos abordado neste trabalho. 

A segunda etapa do trabalho teve o estudo de caso com o apoio da Construtora Consciente, que autorizou a coleta de informações e a realização do levantamento dos procedimentos e técnicas empregadas para a reutilização e destinação dos resíduos sólidos, classificando-os segundo a Resolução da CONAMA 307/02.

Após passada a segunda fase foram realizados pesquisas e estudo de publicações online, monografias, artigos e trabalhos científicos.

 

        

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES            

Após uma análise

A empresa apresentou responsabilidade com o gerenciamento de resíduos objetivando a sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos processos desde a sua geração até a disposição final, considerando ações como reciclagem e reutilização de materiais, tudo de forma segura. .

[pic 1]

Figura 1: Os processos de coleta de resíduo e suas inter-relações.

  1. GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A geração de resíduos na construção civil surge desde embalagens plásticas, papelões, material de expediente e atividades domésticas aos entulhos vindos das atividades de construção civil adequadamente dita.

  1. SEGREGAÇÃO DOS RCC

A segregação dos resíduos tem como finalidade evitar a mistura daqueles incompatíveis, visando garantir a possibilidade de reutilização, reciclagem e a segurança no manuseio.

Quadro 1: Modelo de triagem seguido.

TIPO DE RESÍDUO

COLETA

TRANSPORTE

DESTINO

Sólido Comum (Lixo Doméstico)

- São depositados em Coletores Seletivos, acondicionados em sacos plásticos vedados.

Caminhão de Limpeza Pública

- Aterro Sanitário

Classe A

- Acondicionamento em caixas estacionárias.

Empresa especializada e licenciada

Empresa especializada responsável

Classe B

- Coletado e acondicionado separadamente.

Empresa especializada e licenciada

Empresa especializada responsável

Classe C

- Acondicionado em coletores individual

Empresa especializada e licenciada

Empresa especializada responsável

Classe D

- Acondicionado separadamente.

Empresa especializada e licenciada

Empresa especializada responsável

  1. ARMAZENAMENTO

As condições de armazenamento atendendo as normas quanto às condições básicas de segurança, considerando tratar-se de contenção temporária de resíduos em área da empresa ou autorizada pelo órgão de controle ambiental, no aguardo de um sistema de destinação final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com