TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revestimentos De Cvd E Pvd Para Ferramentas De Corte

Por:   •  25/5/2023  •  Tese  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 24

“REVESTIMENTOS DE CVD E PVD PARA FERRAMENTAS DE CORTE”.

Ítalo Costa dos Santos

RESUMO

A busca por produtividade, qualidade, menor tempo e baixo custo obrigou a usinagem a criar estratégias importantes no meio industrial, seguindo essas diretrizes para aprimoramento. Em um setor especifico como as ferramentas de corte criou-se o aprimoramento desses produtos através de revestimentos e trabalhos térmicos com os mesmos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo trazer estudos realizados sobre revestimento em ferramentas de corte e seus resultados mediante a indústria. O trabalho teve como prioridade o aprimoramento das técnicas de revestimento, a composição química que melhor se adapta a ferramenta de corte e comparações de melhoria no produto final em relação ao custo x benefício em relação as ferramentas não revestidas.

ABSTRACT

The search for productivity, quality, less time and low cost forced machining to create important strategies in the industrial environment, following these guidelines for improvement. In a specific sector such as cutting tools, the improvement of these products was created through coatings and thermal work with them. Thus, this work aims to bring studies carried out on coating on cutting tools and their results by industry. The work had as priority the improvement of coating techniques and comparisons of improvement in the final product in relation to cost x benefit in relation to uncoated tools.

1      INTRODUÇÃO

Na usinagem, o processo baseia-se na remoção de material utilizando uma ferramenta produzida a partir de um material mais duro e com maior resistência mecânica ao desgaste. Nesse sentido, a necessidade de produzir ferramentas mais eficientes devido à demanda de peças quase que perfeitas para utilização da engenharia, tanto mecânica, quanto robótica para produzir robores cada vez menores que auxiliam na medicina, o surgimento de materiais com excelentes propriedades quanto a dureza, resistência ao desgaste, sendo aperfeiçoadas com elementos de ligas (COELHO, SILVA, 2018).

Contudo, para usinagem de materiais frágeis em operação de usinagem de cortes, como no fresamento, necessita de materiais que apresentam dureza e também tenacidade, que propicia a ferramenta armazenar bastante energia sem se rompa ou deforme plasticamente, o que parece contraditório, uma vez que matérias muito duros apresentam baixa tenacidade, por isso o desenvolvimento de novas tecnologias para ferramentas de corte que apresentam características diferentes que possibilitam a usinagem de materiais com características específicas, abrindo o leque de opções de materiais novos, resultado da união de propriedades diferentes.

Isso foi possível devido a processos desenvolvidos que permitem o controle dessas propriedades através da manipulação da composição química do material, em conjunto com o refinamento de grãos, controle da temperatura nos processos de fabricação, que permite alcançar microestruturas esperadas que oferecem ao material características específicas. Apesar de tantas possibilidades, nem todas dessas características é possível obter em um só material, pois depende de cada um quanto a sua aplicação, devido ao fato de que algumas dessas características estão em contraste com outras, como a dureza e a ductibilidade.

Assim, a aplicação se tornou fundamental na escolha dos materiais para confecção das ferramentas de corte, pois com as formas de produzir o material desejado, é possível desenvolver um material que apresente as propriedades que um processo de usinagem necessite para que obtenha uma melhor performance, com eficiência, que permite que características não desejáveis influencie no processo de forma prejudicial, uma vez que a produção a cada dia aumente, e o desperdício de matéria prima torna-se um dos principais problemas também quando analisa-se a parte financeira em torno dos processos de usinagem

Com isso a escolha dos matérias para ferramentas de corte é fundamental para que o processo de usinagem se torne cada vez melhor, podendo reduzir os custos, melhorando a capacidade de produção com velocidades de corte maiores, o que em função do tempo, aumenta a produção de peças, podendo suprir a demanda do mercado. Não somente isso, mas além de acabamentos melhores, podendo usinar materiais que, por outros processos de fabricação torna-se inviável na confecção de uma peça desejada, que antes era limitado, e agora torna-se uma alternativa para empresas.

Os novos materiais permitem que as ferramentas tenham maior vida útil, minimizando o consumo dessas, o que é muito importante, devido aos altos preços de ferramentas de corte, além de poder criar processos contínuos por grandes períodos sem a parada para troca de ferramentas.

Nos dias atuais principalmente no meio industrial, quando se é levado em consideração o setor de produção de peças que são fabricadas através de uma ferramenta de corte, precisa-se cada vez mais materiais quase que perfeitas devido a demanda que a área de engenharia proporciona. Isso faz com que se torne de grande importância o estudo de qual composição será fabricado o material para atingir a propriedade requerida.

As novas composições de matérias ajudarão a ferramenta de corte ter maior vida útil, menor desgaste, a maior velocidade de corte na hora da produção, acabamentos mais perfeitos que resultará no menor gastos na parte financeira. Calcular a vida da ferramenta com precisão terá grande influência nos custos finais da produção, evitando a perda do material utilizado na usinagem por poder prever quando a ferramenta irá falhar (ALBUQUERQUE, 2018).

Este estudo delimita-se a implementação de uma metodologia utilizando o estudo de cada composição química dos materiais sendo mostrado suas características no processo e quando deverá ser utilizada cada ferramenta de corte para a fabricação de uma peça especifica. Nos dias atuais o problema de desgaste de ferramenta e da peça a ser fabricada tem levado a cada vezes mais estudos sobre revestimento de ferramentas de corte com intuito de melhorias em todos os setores. O desafio é desenvolver o projeto de classificação do matérias onde mostrará qual o material se deve usar na composição de revestimento da ferramenta de corte para que na fabricação final da peça o produtor tenha com sua ferramenta o menor desgaste, menor custo e o tempo reduzido para a fabricação.

Diante do exposto acima esse trabalho de pesquisa tem como proposito responder o seguinte questionamento:

Este estudo tem como objetivo geral verificar a importância da ferramenta de corte com a utilização de revestimentos como melhoria para o setor industrial quanto a sua utilização devido suas características que influencia na fabricação final de uma peça, além dos custos financeiros e temporais. Através dos estudos de composições química tem grandes vantagens tornando a ferramenta mais resistente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (241.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com