TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade: Produção Mais Limpa (PML) Utilizando a Ferramenta Corte Certo 2D em uma marcenaria.

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS DE GERAIS

Kaio Rossi de Oliveira

Tiago Vieira Freitas

Sustentabilidade: Produção Mais Limpa (PML) Utilizando a Ferramenta Corte Certo 2D Em Uma Marcenaria.

Projeto de Pesquisa apresentado para concluir atividades da disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Graduação em Engenharia de Produção.

Passos

2017


Resumo: Este projeto trás reflexões sobre uma ferramenta já implantada em uma marcenaria em Igarapava-SP, visando uma produção mais limpa. Essa, por sua vez, passou por processos de integração no sistema desse local, o que aumentou a velocidade de sua produção e asseou o local de trabalho. Muitas marcenarias não utilizam esse tipo de ferramenta, no qual inibe os meios de crescimento dentro do mercado e da concorrência. Entende-se que se houver uma maior procura dessa ferramenta no mercado, tornará assim uma produção mais limpa e mais veloz nessa área de serviço.

Palavras-chave: Produção Mais Limpa; Sustentabilidade; Corte certo; Marcenaria; ISO14001; MDF; Setor Moveleiro.

  1. INTRODUÇÃO

A marcenaria em questão passou por momento em que o desperdício de MDF acarretou em um grande perda de lucro, trazendo complicação para a microempresa. A partir dessas dificuldades houve uma solução para tudo o que vinha acontecendo, não somente a perda de lucro, mas também a limpeza vulnerável do local de trabalho, pois sempre que era cortado um material pela máquina, sobravam muitos resíduos sólidos para descarte.

Como objetivo geral foi estabelecido a implantação da tecnica da Produção Mais Limpa e de ferramentas, como Corte Certo e Coletor de Pó, afunilando por um local de trabalho mais asseado e maximo aproveitamento dos materiais.

A escolha dessas ferramentas veio por meio do projeto de futura implementação da NBR ISO 14001, trazendo para a empresa uma maior visibilidade no mercado e também uma maior contribuição para o meio ambiente.

Para tal feito, o metodo de pesquisa escolhido foi o PDCA, por ser também usado na NBR ISO 14001 e por estar podendo ser aplicado na maioria dos problema empresariais.

 

  1. REVISÃO TEÓRICA

2.1 O Desenvolvimento Sustentável

É um termo de influência anglo-saxônica (“Sustainable Development”), utilizado pela International Union for Conservation Nature (IUCN). O termo anglo-saxão tem a tradução oficial francesa de “Developpement Durable”, em português Desenvolvimento Durável. Outras expressões são empregadas, equivalendo em português a desenvolvimento sustentável, desenvolvimento viável e desenvolvimento sustentado (Raynaut e Zanoni, 1993).

  O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WWF).

   O desenvolvimento sustentável é considerado um enigma que pode ser dissecado, mesmo que ainda não resolvido. O conceito de desenvolvimento sustentável é uma utopia para o século XXI, apesar de defender a necessidade de se buscar um novo paradigma científico capaz de substituir os paradigmas do “globalismo” (VEIGA, 2005).

  Ao vermos a definição de desenvolvimento sustentável, discute-se também o que é sustentabilidade.

  Sustentabilidade significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema. Essas discussões mostram que se está aceitando a ideia de colocar um limite para o progresso material e para o consumo, antes visto como ilimitado, criticando a ideia de crescimento constante sem preocupação com o futuro (CAVALCANTI, 2003).

  No Brasil, principalmente nas grandes metrópoles, os problemas causados pelo aumento da população urbana sem a presença do poder público acompanhado essa urbanização “quase que espontânea” (vide as favelas) pode ser notado desde muitos anos. A imagem das cidades brasileiras está definitivamente associada à violência, à poluição, ao tráfego caótico, às enchentes, à desigualdade social, entre outros fatores (MARICATO, 2000).

2.2 PML (Produção Mais Limpa), Corte Certo 2D© e ISO 14001

Na discussão sobre o que é sustentabilidade, entra em cena a implantação dessa ferramenta, obtendo-se uma produção mais limpa.

  Uma produção mais limpa, resultado da minimização, não geração ou reciclagem dos resíduos decorrentes de uma etapa de produção, é fruto da ampliação incessante de uma tática econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, objetivando aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia. Tal abordagem estimula inovação dentro de empresas, voltando-se ao desenvolvimento no âmbito econômico, sustável e competitivo, não se limitando a elas apenas, mas também sendo abrangente a toda uma região.

  Com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável nas micro e pequenas empresas do país, foi criada a Rede Brasileira de Produção mais Limpa, que difunde o conceito de eco eficiência e a metodologia de PML como instrumentos para aumentar a competitividade, a inovação e a responsabilidade ambiental no setor produtivo brasileiro. O programa visa desenvolver uma nova consciência ambiental, evidenciando que a preocupação com as questões ambientais é uma forma inteligente de se obter ganhos econômicos também (SALAZAR, 2013).

  Então, diante disso, uma produção mais limpa contribui para o desenvolvimento sustentável em qualquer cidade que for implantada tal ferramenta. É utilizado também o maquinário necessário para poder ter um local arejado e asseado para o desenvolvimento dos produtos.

  A utilização do programa Corte Certo 2D©, trás benefícios para a marcenaria S&R Móveis Planejados, pois após a implantação dele obteve uma produção mais limpa e com mais velocidade. No mesmo momento em que uma empresa começa utilizar o programa a economia já começa aparecer, no tempo, material, espaço para estoque, etc. Economia esta que, simplesmente, passa a legitimar a coluna lucrativa. A ferramenta Corte Certo 2D©, é utilizada para minimizar o tempo de corte e diminuir a sobras e os retalhos do material, maximizando a eficiência na produção, e também a sustentabilidade dentro da empresa, gerando menos desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (428.9 Kb)   docx (284.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com