TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Bibliográfica CAD e CAM

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.854 Palavras (20 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 20

S04 – Sistemas CAD / CAM

Sumário

4.         Introdução

4.1         Tecnologia de Processos

4.2         História do Sistema CAD

4.3         Projeto Auxiliado por Computador

4.4        Implantação de Softwares CAD

4.5        Manufatura Auxiliada por Computador

4.6        Sistemas CAD / CAM

1.         Introdução        

Durante a evolução dos processos relacionados a manufatura, foram realizadas inúmeras melhorias nas ferramentas relacionadas às linhas produtivas, pois buscavam mecanizar as tarefas que necessitavam de mais esforço físico e também muitas vezes buscavam a redução de danos à saúde dos trabalhadores. Após o surgimento dos computadores, surgiram novas ferramentas voltadas a melhoria da documentação do processo, neste momento ocorre o surgimento dos sistemas CAD (Computer Aided Design), com o intuído de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho gerado por seu operador durante a realização do projeto e cálculos, esse processo resultou também na melhoria no processo de arquivamento, que passou de físico para eletrônico. No capítulo abaixo, serão explanados os principais tópicos relacionados a conceituação das ferramentas CAD/CAM e suas principais caraterísticas.

1.1        Tecnologia de Processos

Antes de abordar diretamente as ferramentas CAD, é necessário que seja discutido sobre as tecnologias de processo, que segundo Slack (2002, p. 241) vão desde processadores de texto até as mais complexas e sofisticadas fábricas automatizadas, pois utilizam as tecnologias de acordo com que possam tirar proveito delas.

Segundo Slack (2002, p. 241) as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos da produção, pode-se chamar de tecnologia de processos.

Todos os processos produtivos utilizam algum tipo de tecnologia, seja ela de alta complexidade ou baixa, como exemplo, segundo Slack (2002, p.241) a utilização de um simples telefone até a aplicação das máquinas mais complexas. Vale a pena salientar que, à medida que a tecnologia aplicada ao processo tem maior complexidade, a capacitação e o custo operacional também acompanham o avanço.

De acordo com Slack(2002, p. 242) à medida que as tecnologias vão avançando, é crucial que os gerentes de processos desenvolvam meios para controlar e aplicar as tecnologias, pois é devem escolher às tecnologias que melhor atende seu processo, com maior eficácia, devem participar do processo de implantação, realizar a integração da nova tecnologia com os demais participantes do processo, monitorar constantemente o desempenho e também determinar sua substituição quando deixar de cumprir sua função requerida. Importante que todo esse processo ocorra com menor impacto possível a produção.

Os gerentes envolvidos nesse processo de implantação de tecnologia não necessitam ser especialistas em todas as áreas envolvidas na tecnologia a ser implantada, porém devem conhecer ao menos os pontos impactantes em seu processo, além de pesquisar alternativas existentes no mercado, verificar as diferenças entre elas e ao final possa optar pela mais adequada.

De acordo com Slack (2002, p. 249) dentro das tecnologias de processo, existem áreas determinadas de acordo com a sua função de trabalho, onde se aplicam ferramentas distintas, porém, cada vez mais integradas por intermédio de um sistema computacional, que tem o intuito de integrar toda manufatura em busca de um controle mais apurado e preciso, afim de promover também a integração da produção com os demais setores envolvidos dentro do processo, sejam eles a engenharia de produto, logística, administração, suprimentos, entre outros.

Afim de atender a esse inovador método de integração da tecnologia, as empresas buscam melhorias em diversas áreas, pois como utilizam o computador como principal ferramenta de integração, áreas como a de sistemas de informação, redes locais, telecomunicações estão fortemente envolvidas nesse processo, segundo Slack (2002).

A tecnologia deve ser dimensionada de acordo com sua aplicação, pois ela deve cumprir ao conceito do valor agregado, para que possa ser implementada com o melhor custo benefício. Durante o processo de dimensionamento da tecnologia é importante ressaltar que nenhuma tecnologia é capaz de trabalhar autonomamente, sempre será necessária a intervenção humana, o que exige um conhecimento um pouco mais apurado por parte dos operadores. Um conceito que vem junto com o processo de dimensionamento da tecnologia é o grau de automação implementada, que deve acompanhar o raciocínio da necessidade produtiva. Uma vez que bem dimensionada, a automação dos processos traz algumas vantagens citadas por Slack (2002, p. 264) onde a mão-de-obra direta é economizada e também reduz a variabilidade produtiva.

Após a ocorrência desse processo de automatização, a empresa geralmente apresenta um percentual crescente em termos de produtividade, seu produto tem uma melhora significativa no que se trata da padronização e na qualidade.

Para que todas essas ações gerem um resultado positivo, é muito importante que o sistema de integração e automatização das tarefas seja acompanhado por uma boa técnica de gestão, pois de nada adianta que o sistema disponibilize inúmeros dados se não são aproveitadas da maneira correta.

Conforme Slack (2002, p. 265) a escala tecnológica impacta diretamente durante o processo de especificação tecnológica, pois muitas vezes temos de decidir se será aplicada uma grande unidade com alto potencial ou se a empresa deve investir em pequenas unidades.

O grau de integração da tecnologia também vem junto com os demais itens relacionados ao processo de implantação, pois depende das escolhas anteriores para que seja especificada e estudada, assim, avalia-se o produto que deverá ser aplicado para realização desta função, vale ressaltar que este tópico traz rapidez, sincronização e integração ao processo completo, deve ser muito bem avaliada.

        Para Slack (2002, p.267) uma correta implantação tecnológica ao processo, é necessário que sejam avaliadas as exigências do mercado em termos de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. É importante que seja verificada a aplicação dos recursos às operações realizadas durante o processo, que seja verificada a viabilidade financeira da implantação tecnológica. Levando em consideração os pontos acima, o gerente será capaz de iniciar a melhoria tecnológica do processo, definindo tipos de tecnologias a serem implantadas, dimensionando, determinando escalas, avaliando o investimento, integrando a produção e deve participar de todo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (306.9 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com