TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Bibliográfica Sobre PPCP

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

PELOTAS

2017

Revisão Bibliográfica Sobre PPCP

Tratar com Colaborador, maquinas, prazos e ainda negociar com fornecedores não é nada fácil, afinal, em cada uma dessas variáveis a influência totalmente no seu planejamento de produção. Para que isso não aconteça é necessário antever todas as possibilidades referente a qualquer tipo de problemas para que não venha a ser pego de surpresa. Para tanto um grande aliado é o PPCP, (Planejamento, programação e controle da produção), é uma concepção ou uma abstração de uma organização empresarial que ajuda a controlar todos os métodos de uma linha de produção. (Marques, 2017).

Revelar o significado de PPCP, P de planejamento, P de programação, C de controle e P de produção, essas quatro palavras iram sistematizar toda sua companhia, loja , sociedade, e até mesmo nossas próprias vidas (Marques, 2017).

Planejamento é com certeza o primeiro passo, alicerce da empresa, e um modo de fazer previsões antever tendências, é através dele o planejamento que que a manufatura segue em uma linha no tempo para alcançar objetivos futuros, criando um visão panorâmica dos acontecimentos seguintes para que se possa fazer ajustes, consultas a qualquer momento. (Marques, 2017).

Programação como dito anteriormente não há como se programar de alguma coisa sem antes ter algum planejamento, programação vem para executar o que foi planejado, mantendo o plano de executar as tarefas pré-definidas. Vista como de fundamental importância para o andamento do projeto, seguindo de acordo com que foi planejado pela empresa. Sendo essa a etapa que coloca em ação todos os pontos de uma manufatura, para que aja um funcionamento perfeito entre as partes desde fornecedores, colaboradores e maquinário, o sincronismo desse sistema permite organizar toda rede para um perfeito funcionamento.

Nessa etapa de controle e necessário a resolução que qualquer imprevisto que possa vir a ter em uma produção, visto que um controle bem executado prevê resoluções mais apuradas e ágeis, ficando a cargo do controle medir o grau de aceitabilidade de um produto ou de um serviço, depende desce gargalo para atestar que as etapas anteriores estão indo bem. (Marques, 2017).

Para a última etapa a produção, depois de planejar, programar de forma eficiente e controle eficaz, chega o momento de ver a graça do momento onde todas as peças se encaixam perfeitamente, etapa que aos olhos de muitos passam despercebidos, mas que acontece nas fabricas, no comercio, nos bares e em nossas próprias vidas e forem planejados para tal. (Marques, 2017).

O planejamento, programação e controle da produção é uma esfera com âmbito de tomar decisões de uma empresa, tendo como objetivo de gerar riqueza e trabalhos. É um sistema de constante mudança e informação a toda hora, onde essas informações são remodeladas em uma sequência de produção, gerando o produto. O grupo PPCP corresponde a uma atividade da administração que planeja e controla para que os melhores métodos sejam aplicados tornando ágil o processo (Martins, 2013).

     

[pic 7]

Figura 1: O estudo do sistema PPCP

Fonte: (Martins, 2013).

                                                           

                                 

Envolvendo todas as áreas de uma planta de manufatura, sendo assim todas as medidas relevadas causam influencias ao sistema, essas mesmas medidas vão repercutir em outras partes da empresa. Portanto as mesmas devem ficar atentas e compreender que o produto desse sistema é o espelho das suas decisões como um todo antes visto. (Martins, 2013).

Criar um bom planejamento estratégico é uma constante para se ter retorno dentro de uma meta, também um bom ponto e partida para competição econômica, ressaltando todos os pontos forte e lacunas deixados ao longo do processo, como ameaças futuras vinda do ambiente externo, assim como criar grande vantagem coorporativa. Em inúmeras empresas o planejamento estratégico e uma forma de fundamentar o nível de conhecimento de mercado ficando assim a frente da competição de comercio e serviços prestados. (Mendes & Raiser, 2009).

Conforme oliveira (2001), planejar de forma estratégica está ligada diretamente com a forma de conquistas dos objetivos de uma empresa, havendo assim inúmeras maneiras de fazer ao longo de um período, o planejamento estratégico facilita a vida do executivo em suas tarefas dentro da organização da empresa.

Partindo da mesma linha de raciocínio, oliveira nos mostra que o planejamento estratégico toma como acaoo principal medidas de longo prazo e no que diz respeito a planejamento tático esse período e reduzido se tornando curto sendo restrito a apenas alguns setores da empresa. Já o planejamento operacional tem como objetivo ações mais especificas voltadas para a tareda e reduzida apenas ao serviço final com riscos menores. (OLIVEIRA, 2003).

                                                                                                                             

  1. Planejamento Estratégico

         O planejamento estratégico e tido como uma primazia na forma de administrar e determinar o caminho a ser seguido pela empresa, mantendo sempre fortes os objetivos de resultados positivos entre os seus ambientes de atuação sejam internos ou externos. (FISCHMANN, 1991).

          Conforme afirma, fischmann; Almeida (1991, p. 25).

planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

         

          Entretanto, vista como uma ferramenta de gestão. O planejamento dentro de uma organização visa administrar de maneira fácil e eficiente as tarefas entre os setores, pois a partir dela que o gerente traça metas e um maior ganho em resultados, como também em tempo e recursos da instituição. (FISCHMANN, 1991).

         O planejamento estratégico é visto como uma das mais eficazes formas de se obter um melhor gerenciamento de seus processos, das quais se buscam através de planejamento alcançar metas de longo prazo. (CHIAVENATO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com