TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reúso de água em condomínios residenciais

Por:   •  7/10/2015  •  Artigo  •  4.011 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

REÚSO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

Diego Rodrigo Dias RA: A74GJJ-2[1]

Franciele Nascimento Costa RA: T700FC-0[2]

Graziela Aparecida dos Santos RA: A80758-6[3]

Jéssica Camila de Azevedo RA: T171GD-3[4]

Renan Scarcelle RA: B1090J-0[5]

Rodrigo Pereira Martins RA: B10CJF-9[6]

Vitor Carriel Martins RA: B16BHC-6[7]

RESUMO

        Atualmente a população mundial tem vivido uma intensa crise hidrícia. Este problema tem ligação direta com o homem, que tem influenciado de modo negativo no meio ambiente, com o desmatamento, a poluição do ar e da água, o uso inconsciente dos recursos naturais, entre outros.  Embora o planeta seja formado em sua majoritariedade de água, estima-se que apenas 3% do total é destinado ao consumo humano, tendo ainda esta parcela, que ser dividida em torno de 7 bilhões de pessoas. Desta forma, é necessário o planejamento, controle e consciência para utilização deste recurso natural. O emprego de técnicas para reutilização da água, também é algo imprenscidível nos dias atuais. Com base nisso, o presente estudo tem o objetivo de mostrar uma solução simples e sustentável, onde o tema exposto é o reuso de água em condomínios residenciais.

Palavras Chave: Recursos Naturais, Reutilização de Água, Captação de Água da Chuva.


ABSTRACT

        Currently the world's population has lived an intense water crisis. This problem is directly connected with the man who has influenced negatively on the environment , with deforestation , pollution of air and water , the unconscious use of natural resources , among others. Although the planet is formed in its majority water , only 3% of the total is for human consumption , still having this portion to be divided around 7 billion people . Thus, the planning, control and awareness to use this natural resource is required. The use of techniques for reusing water , is also something imprenscidível today. Based on this, the present study aims to show a simple and sustainable solution where the above theme is water reuse in residential condominiums.

Key Words:  Natural Resources, Reuse of Water, Water Abstraction.


  1. INTRODUÇÃO

        A água é essencial para a manutenção da vida no planeta, sendo utilizada pelo homem, na geração de energia, consumo, saneamento, produção de alimentos, entre outros. No entanto o crescimento populacional constante, a desiguldade social, a falta de planejamento e os impactos ambientais causados pelo homem, tem ocasionado uma grande crise hidríca mundial. Com isso o uso da água de forma contínua e de modo indefinido tornou-se impossível. Diante disso o homem teve de repensar o modo de utilização da água. Para Paz, Teodoro e Mendonça (2000, p. 5), “[...] este recurso natural encontra-se cada vez mais limitado e exaurido pelas ações impactantes do homem nas bacias hidrográficas, degradando a sua qualidade e prejudicando os ecossistemas”. O planejamento, a conservação e o emprego de técnicas sustentáveis, são fundamentais para se evitar o estresse hidríco. Diante disso e de alertas constantes de ambientalistas de todo o globo, a ciência vem contribuindo com técnicas sustentáveis para a utilização da água. O mercado competitivo, também contribui para inovação tecnológica. As técnicas mais destacadas no mercado atual é a de reutilização de água. Muitas indústrias já possuem sua própra estação de tratamento, e reutilizam a água dos processos industriais para um novo ciclo de produção. Algumas residências, geralmente de alto padrão, reutilizam suas águas servidas após um processo de tratamento simples, na irrigação de jardins, lavagem de quintais e automóveis, na descarga de vasos sanitários. Contudo uma técnica muito interessante, ainda não muito utilizada no Brasil, é a de captação de água da chuva em condomínios residenciais. As vezes a quantidade de chuva prevista para todo o mês num determinado local, desaba de uma só vez. Desta forma a ineficiência dos sistemas de drenagem, a alta impermeabilização da área urbana e os rios cada vez mais estreitos, resultam em enchentes, causando caos e destruição para a população. Um sistema de captação de água da chuva em condomínios, pode reduzir este impacto, contribuindo para a redução no consumo de água,  e consequentemente gerar econômia. Este processo é simples e econômico, podendo ser utilizado nos processos de limpeza do condomínio, resultando em economia para a população local.


  1. A ESCASSEZ DOS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNDO

        A falta de água afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Alguns fatores como o avanço populacional, desigualdade social e a falta de manejo com os recursos naturais faz com que grande parte dos seres vivos sofra com doenças devido à falta de saneamento básico e a escassez da água.

        O Brasil vem sofrendo com a escassez de água a alguns anos, porém essa crise se agravou no ano de 2014. Em diversas cidades do país as filas para a espera pelo caminhão pipa ficavam cada vez maiores. Nas torneiras, nem uma gota de água por dias. No Estado de São Paulo, as chuvas esperadas não ocorreram, com isso, São Paulo e várias cidades metropolitanas ao seu redor sofreram com a maior crise de água da história.         A falta de água nos rios que abastecem o Sistema Cantareira foi a responsável pela falta de água que atingiu cerca de 9 milhões de habitantes do Estado de São Paulo.

        De acordo com uma publicação da ONU de abril de 2015, a demanda por água aumentará em 55% entre a população até o ano de 2050, o consumo excessivo e o impacto nas condições climáticas vão diminuir a quantidade de água em muitas regiões carentes do Planeta, o relatório da ONU pede que as políticas governamentais e investimentos públicos e privados assegurem que o cultivo de alimentos, a pecuária e a pesca sejam produzidos de forma sustentável com o objetivo de garantir a proteção dos recursos hídricos.

        O Planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030, a menos que a comunidade internacional melhore “dramaticamente” o gerenciamento do abastecimento de água. A demanda por água deve disparar em 55% em 2050, enquanto 20% das águas subterrâneas do planeta já estão superexploradas (UNESCO 2015).

        Como a agricultura utiliza 70% da água do Planeta, no ano de 2050 a população mundial de 9 bilhões de habitantes precisará de uma demanda para suprir a população atual e mais a população extra. Aprender a reutilizar a água na agricultura é uma das melhores soluções para enfrentar a crise, entretanto, cerca de 90% da água residual de países em desenvolvimento retorna para os rios sem passar por nenhum tipo de tratamento. Algumas soluções como utilizar os resíduos gerados na produção de combustível e materiais de construção diminuiriam significativamente o impacto do homem no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (493 Kb)   docx (491.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com