TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh E Tecnologia

Pesquisas Acadêmicas: Rh E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

rh e tecnologia

O crescimento econômico do Brasil pode esconder alguns sérios problemas que, se não forem resolvidos, podem dificultar o crescimento do país. Muitos destes problemas têm ligação com a mão de obra brasileira já que toda a riqueza é produzida por seres humanos, ainda mais no século 21, quando a economia está mudando para um novo modelo baseado em serviços. Numa economia baseada na indústria, o capital e a tecnologia são os fatores mais importantes; numa economia cada vez mais baseada no conhecimento, os seres humanos se tornam uma fonte crítica de vantagem competitiva. Entretanto, para fazer a diferença, as empresas brasileiras têm que resolver problemas de eficiência, produtividade, inovação e qualidade.

Para começar a solucionar este problema, é preciso ter todos os dados dos funcionários numa base única: nomes, endereços, empregos, salários, estrutura organizacional etc. É necessário que estejam num sistema único de fácil acesso e manipulação. A tecnologia existe há anos com produtos brasileiros e estrangeiros que oferecem este tipo de funcionalidade.Neste artigo vamos apresentar como a tecnologia de recursos humanos, também conhecida como sistema integrado/informatizado de RH (SIRH), pode ajudar a resolver estes problemas.

“E inimaginável não incluir a competência profissional como requisito para exercer alguma função em qualquer organização,” escrevia Fernando Henrique Cardoso em suas memórias, A arte da política, publicadas em 2006 (p. 561.) Sejamos honestos: quantas empresas ou agências públicas no Brasil utilizam o conceito de competência na gestão diária de seus funcionários? Poucas, muito poucas. A maioria das organizações brasileiras são incapazes de identificar as competências dos seus funcionários: como se pode desenvolver o que nem sequer conhecemos? Muitas organizações não podem identificar as competências por uma razão muito simples, não sabem quem são os seus funcionários, nem sequer quantos tem. Isso acontece não somente nos ministérios e agências públicas, mas também em muitas empresas privadas. Isso não é um problema só para os países em desenvolvimento como o Brasil. Inclusive em algums países desenvolvidos, ainda há organizações com este problema. Em meados de novembro de 2010 foi revelado que o ministério francês da Educação descobriu 20.000 funcionários públicos adicionais, (imaginem os problemas orçamentários) – sendo que a adminstração pública francesa tem fama de ser uma das melhores do mundo!

Para começar a solucionar este problema, é preciso ter todos os dados dos funcionários numa base única: nomes, endereços, empregos, salários, estrutura organizacional  etc.  É necessário que estejam num sistema único de fácil acesso e manipulação.  A tecnologia existe há anos com produtos brasileiros e estrangeiros que oferecem este tipo de funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com