TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robo Seguidor de Linha

Por:   •  29/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

ELIEL VINICIO DOS SANTOS

JOÃO FILIPE DE SOUZA SILVA

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA COM FINS INDUSTRIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial, para obtenção de grau no curso de Engenharia Mecatrônica, da Universidade de Franca.

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato da Rocha Filho

FRANCA

2019

ELIEL VINÍCIO DOS SANTOS

JOÃO FILIPE DE SOUZA SILVA

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA COM FINS INDUSTRIAIS

Orientador(a):__________________________________________________

                       Nome: Prof. Raimundo Nonato da Rocha Filho

                       Instituição:

Examinador(a):_________________________________________________

                         Nome: Prof(a).

                         Instituição:

Examinador(a):_________________________________________________

                         Nome: Prof(a).

                         Instituição:

                                                             Franca, ___/___/___        

DEDICAMOS este estudo aos nossos pais e professores que sempre nos apoiaram.

AGRADECEMOS a Deus, fonte de amor, justiça e sabedoria e

as nossas famílias que sempre nos motivaram.

Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei no ombro dos gigantes

Isaac Newton

RESUMO

SANTOS, Eliel Vinício; SILVA, João Filipe. Robô seguidor de linha com fins industriais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade de Franca, Franca. 

Este trabalho tem por objetivo elaborar um protótipo de veículo guiado automaticamente (AGV – Automated Guided Vehicle) com fins industriais, para facilitar o transporte de cargas nas indústrias. A metodologia a ser utilizada será pesquisa aplicada, que irá contribuir para fins práticos com possíveis problemas encontrados nas indústrias.

Palavras-chave: AGV.


ABSTRACT

SANTOS, Eliel Vinício; SILVA, João Filipe. Robô seguidor de linha com fins industriais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade de Franca, Franca. 

This work aims to develop an automatically guided vehicle prototype (AGV - Automated Guided Vehicle) with industrial fins, to facilitate the transportation of cargo in industries. The methodology to be used will be applied research, which will contribute for practical purposes with possible problems found in the industries.

Keywords: AGV.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                9

1 REVISAO BIBLIOGRÁFICA                10

1.1        História                10

1.2        Robôs seguidores de linha ou AGVs                12        

2 METODOLOGIA                15

2.1         Fundamentos teóricos............................................................................................                 15

2.2         Desenvolvimento............................................................................................                 15

2.3           Documentação............................................................................................................ 16

3 REFERENCIAS        ..... 17

INTRODUÇÃO

Cada vez mais os robôs estão fazendo parte do cotidiano das pessoas, seja em pequenos dispositivos eletromecânicos, seja em tarefas industriais funcionando 24 horas por dia continuamente sem sentir cansaço, stress ou outras limitações dos seres humanas. O custo para a instalação de mecanismos robotizados tornou-se bem mais acessível possibilitando a inserção de robôs na educação, no meio empresarial e até na vida doméstica. Entretanto, na realidade, não há nenhum robô capaz de funcionar perfeitamente e ainda não cometer erros.

Dentre essas áreas robóticas temos robôs seguidores de linha com finalidade industrial que são: máquinas móveis programadas para detectar e seguir uma linha, com fins para transportes de produtos de um lugar ao outro. Esse caminho pode ser uma linha preta sobre uma superfície branca ou o inverso de forma que o robô realize movimento.

Portanto, justifica-se o presente estudo pela necessidade de que, os robôs seguidores de linha possuem um valor de mercado alto e, contudo, acreditamos que seja possível construir um robô seguidor de linha de baixo custo e mesma eficiência ou até mesmo superior.

O questionamento que norteará a pesquisa será: é possível construir um robô seguidor de linha com finalidade industrial com baixo custo?

Acredita-se que é possível construir esse robô com matérias mais baratos e que o mesmo funcione bem similar a um seguidor de linha industrial.

Portanto, este projeto tem por objetivo desenvolver um robô capaz de se movimentar através de uma trajetória plana demarcada por uma faixa escura envolta por um meio claro através de sensores compostos por diodos emissores de luz infravermelha e foto transistores, motores CC e um circuito de controle em uma plataforma de hardware e software livre (open source) de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (285.7 Kb)   docx (276.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com