TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Robô Está Interagindo Com Uma Linha De Montagem

Trabalho Escolar: Como O Robô Está Interagindo Com Uma Linha De Montagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Como o robô está interagindo com uma linha de montagem

Atualmente a robótica está cada mais presente na vidas das pessoas, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.

Em nossa residência por exemplo, utilizamos diversos robôs representados pelos eletrodomésticos, que devido aos avanços da tecnologia, otimizam nosso tempo ao realizarem atividades em nosso favor.

A aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas que representam diminuição do uso de mão- de- obra nos processos com uso de robôs e que possibilita diminuir custos e aumentar a velocidade da produção é denominado automação.

A automação também pode ser definida como uma série de técnicas aplicadas sobre um processo com o objetivo de torná-lo mais eficiente, ou seja, maximizar a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e segurança.

Além destes pontos, as empresas tem como principal meta a redução de custos e oferecer a qualidade que vem sendo uma exigência crescente, isto significa que a qualidade necessita ser consistente. Assim, os robôs representam garantia neste sentido de padronização de produção e alta qualidade, evitando resultados abaixo dos níveis de excelência.

Nas indústrias, a robótica está presente nos mais variados processos industriais e as máquinas desempenham atividades realizadas pelas pessoas. Apesar das relações humanas ficarem limitadas, as máquinas promovem praticidade e agilidade, visando o aumento da produção, excelência no que refere-se à qualidade e lucratividade.

As estatísticas apontam que os custos da robótica tornou seu uso mais vantajoso, mesmo ao comparar os custos da mão-de-obra de menor custo.

O emprego dos robôs está focado em tarefas consideradas mais perigosas e insalubres e deve continuar crescendo nas tarefas caracterizadas pela extrema repetitividade.

O crescimento da robótica na indústria também favoreceu o chamado desemprego estrutural.

No entanto, há defensores da automação que apontam que os trabalhoradores necessitam apresentar habilidades para tarefas de manutenção de sistemas automáticos para garantir a empregabilidade neste novo ciclo industrial.

O emprego, portanto, não desapareceu, mas pede novas qualificações para seus ocupantes. Cabe aos governos e às empresas requalificarem seus trabalhadores para executar as novas tarefas de um novo ciclo industrial.

As pessoas em nossa sociedade devem estar cada vez mais preparadas para trabalharem com estas novas máquinas, que possuem interface e auxiliam os processos. Os robôs permitem maior velocidade aos processos e a partir de uma programação eficaz, apresentam padronização e perfeição nas operações.

Apesar do custo da implementação da robótica nas industrias ser elevado e da necessidade de custo com manutenção, a longo prazo pode gerar economia para as empresas e principalmente lucratividade e qualidade.

É importante ressaltar que os robôs possibilitam principalmente autonomia, pois os mesmos exercem tarefas sem necessidade de intervenção ou supervisão humana, devido a precisão em que operam. Os robôs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com