TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas na construção civil

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  7.272 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

DEPARTAMENTO DAS ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

V SEMESTRE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UTILIZAÇÃO DE ROCHAS COMO MATERIAIS DE

CONSTRUÇÃO CIVIL

Ana Paula Kamphorst

Leni Luis Gnoatto

Tamires Suani Calgaro

Vanessa Busanello

Frederico Westphalen, abril, 2016.

  1. INTRODUÇÃO

        As rochas são importantes matérias-primas utilizadas pelo homem há vários milênios. Provas disso são as pirâmides do Egito, construídas basicamente com pedras calcárias, e túmulos de faraós, edificados com mármores que não existiam na região, levando a crer que as rochas eram transportadas por longas distâncias.  

        Com o passar dos anos, foram-se desenvolvendo novas técnicas para melhorar as propriedades das rochas. As rochas são transformadas física e quimicamente. Um dos processos criados pelo homem para a modificação de rochas é a fabricação do concreto, utilizado em larga escala na construção civil.

        A intensa extração de rochas para a industrialização e comercialização de rochas, causa graves impactos ambientais. O aumento da erosão, a poluição sonora e a interferência no ecossistema do local de retirada são alguns dos principais problemas causados pela extração desenfreada.

Para um correto uso na construção civil algumas propriedades devem ser observadas para o sucesso da obra. Para determinar propriedades como resistência, durabilidade, trabalhabilidade, estética e seu comportamento nas obras, são realizados ensaios técnicos. O formato das rochas influencia nessas propriedades, sendo de extrema importância que o profissional que realiza o projeto saiba usá-las de forma correta.


  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

As rochas são muito utilizadas na construção civil devido as suas propriedades de trabalhabilidade, resistência, dureza e baixo custo. São utilizadas como agregados sólidos formados por agrupamento de minerais, podendo ser classificadas em magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares. Sua utilização é realizada de diversas formas como, por exemplo, na fabricação de concreto, fundações, materiais de revestimento, ornamentação e pavimentações.  As rochas fazem parte da construção civil há milhares de anos, desde o período da pré-história onde era utilizada inicialmente como ferramenta.  As rochas são os materiais naturais mais antigos empregados pelo homem. Muitas civilizações utilizavam as rochas para diversas funções, por exemplo, na construção das pirâmides que permanecem até os dias de hoje.

As rochas magmáticas ou ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma. As rochas metamórficas são originadas a partir da transformação de rochas ígneas e sedimentares, provocada por variação de temperatura e pressão. Já rochas sedimentares são constituídas a partir do processo de intemperismo que causa erosão e transporte de fragmentos de rochas ígneas e metamórficas que ao se depositarem em sucessivas camadas formam as rochas sedimentares.

  • As rochas metamórficas, como a ardósia, formada a partir do xisto, e o mármore, formado a partir do calcário, abrangem a maioria das rochas mais antigas do planeta.
  • As rochas magmáticas ou ígneas tem como exemplo o basalto que é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo.
  • As rochas sedimentares podem constituir fundação, calçadas e meios fios, um exemplo de rocha sedimentar é o arenito. As rochas sedimentares ocasionam depósitos de areias e pedregulhos ou de lamitos, que possuem uma vasta utilização na construção civil como no concreto; Fabricação de tijolos e cerâmicas; Aterros; Taludes e barragens. 

Entre os principais tipos de rochas utilizadas na construção civil estão:

  • Argila: É constituída de minerais como a culinita, a ilita, a montmorilonita, os quartzos e os feldspatos. A argila se encontra nas cores branca e vermelha e está localizada em regiões próximas de rios. É composta de sedimentos muito finos e quando misturada com água torna-se uma massa flexível, abundantemente empregada na fabricação de tijolos, vasos, azulejos, pisos, entre outros.
  • Ardósia: É uma rocha metamórfica originada a partir do metamorfismo natural da argila, constituída de minerais como a mica e a clorita. Sua configuração em placas e sua estruturação física resistente fazem com que ela seja aproveitada na construção civil, principalmente em pisos e revestimentos. 
  • Basalto: Rocha do tipo magmática vulcânica, composta de diversos minerais. O basalto é uma rocha de vasta importância utilizada nas construções e pavimentação de estradas. Por meio do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, revestimento e também a pedra brita.
  • Granito: Composto essencialmente por quartzo e feldspatos, o granito é uma rocha ígnea, podendo apresentar grãos finos, médios ou grosseiros. Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, podendo ser utilizada na ornamentação e revestimento.
  • Mármore: Composto especialmente de calcita, mineral farto na superfície terrestre. As jazidas de mármore ficam centradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore possui amplas diversidades de cores e texturas, o que torna bastante atrativo para a construção sendo utilizado como ornamento.      

A extração de rochas pode acarretar diversos impactos ambientais gerando a insurgência de processos erosivos na região de sua retirada, também ocorre a poluição sonora gerada pelas explosões de dinamites nas zonas de extração, o que intervém no ecossistema ocasionando transtornos à fauna local. Na sua utilização comercial emprega-se a denominação de rochas ornamentais fazendo referência às rochas que têm grande potencial estético, padrão homogêneo e padrões físicos que permitem seu manuseio, a maioria é aproveitada na construção civil.

   O beneficiamento de rochas ornamentais é o processo por qual a rocha passa antes de ser comercializada. São materiais brutos extraídos nas pedreiras em forma de blocos, com dimensões que variam entre 5m³ a 10m³. No processo de beneficiamento ocorre o corte em chapas, por teares e talha-blocos, após será feito o acabamento até sua dimensão final. As rochas ornamentais nada mais são que materiais rochosos naturais submetidos a distintos tipos de beneficiamento ou afeiçoamento, utilizado para exercer uma função estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com