TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS ROCHAS NA CONSTRUÇÃO CÍVIL

Por:   •  5/9/2017  •  Resenha  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  3.266 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DOS TIPOS DE ROCHA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL, PARA GRANDES OBRAS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE PODEM CAUSAR EM ROCHAS SEDIMENTARES.

1. INTRODUÇÃO

Os materiais naturais são os mais antigos utilizados pelo homem, motivado pelo fato de que tanto a madeira como as pedras puderam ser empregadas praticamente sem alteração do seu estado natural. Como se notou que a pedra permanecia conservada, a época quaternária, quando houve o aparecimento do homem, foi chamada de Idade da Pedra.

Os primeiros megalitos apareceram cerca de 3.000 aC na Espanha e mais tarde no sul da França, inicialmente sob forma de “dolms” ou “mesas de pedras”. Outras obras também tiveram como matéria-prima a pedra, como Poe exemplo: as pirâmides, o templo de Carnac, a Cova de Menga, a Acrópole em Atenas, entre outros.

O uso da pedra se intensificou e se diversificou, e foram utilizadas em canais, túneis, pontes, palácios, igrejas e edifícios públicos. As civilizações americanas dos Incas e Maias também empregavam sobremaneira a pedra como elemento fundamental em suas construções.

Na Idade Média, os países europeus usaram-nas em obras clássicas, como por exemplo: O Mosteiro de Santa Maria de Vitoria, O Louve e a Notre-Dame em Paris e o Escorial.

Com o passar do tempo as pedras foram sendo substituídas por estruturas metálicas e concreto armado, pois resistia somente  aos esforços de compressão. Em face a esta descoberta, as pedras passaram a ser usadas de forma limitada, como por exemplo: muros de arrimo, fundação pouco profundas, blocos de pavimentação descontínua, lastros de ferrovias e principalmente como material agregado, como componente do concreto de cimento portland de uso estrutural ou mistura betuminosa usada em pavimentação. Mais adiante, a pedra foi utilizada sob novas formas e aplicações, como por exemplo, as placas utilizadas no revestimento de paredes e pisos, funcionando neste caso não só como material de suporte ou base, mas também como elemento de acabamento e proteção. Em decorrência de sua alta durabilidade e qualidade, o material voltou a ocupar importante papel nas construções, revestindo outros materiais menos nobres para dar a impressão do uso da pedra em forma maciça, com grandes efeitos arquitetônicos devido a sua textura e aspecto. Ela é parte integrante dos concretos de cimento e asfálticos, ocupando, novamente, um liugar de destaque nos meios da construção civil.

2. CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS

Há inúmeros critérios de classificação como podemos ver a seguir.

2.1 CLASSIFICAÇÃO GEOLÓGICA.

Divide-se em:

1 – Rochas eruptivas ou ígneas: são formadas pela consolidação do material proveniente de uma fusão total ou parcial, como por exemplo:

- As eruptivas de profundidade ou plutônicas. Ex.: granito.

- As eruptivas filoneanas. Ex.: pórfiro.

- As eruptivas efusivas ou vulcânicas. Ex.: basalto

.2 – Rochas sedimentares: são formada pela consolidação do material transportado e depositado pelo vento ou pela água. E dividem-se em 3 tipos:

- Rochas sedimentares clássicas ou detríticas, da deposição de detritos. Ex.: arenito

- Rochas sedimentares químicas, de precipitação química. Ex: calcário.

- Rochas sedimentares organógenas, da acumulação de substâncias orgânicas. Ex.: turfa

3 – Rochas Metamórficas: são formadas pela alteração gradual na estrutura das rochas anteriores, pela ação do calor, da pressão ou da água. Como por exemplo: os gnaisses da alteração dos granitos, os quartzitos da alteração dos arenitos os mármores da alteração dos calcários e os esquitos cristalinos da alteração das argilas.

2.2 CLASSIFICAÇÃO TECNOLÓGICA

É baseado no mineral simples predominante na constituição das rochas que determina suas características. As pedras classificam-se em:

1 – Pedras Silicosas – cuja predominância é a sílica.

2 – Pedra Calcárias – suas propriedades são governadas pelo carbonato de cálcio.

3 – Pedra Argilosa – cuja predominância é a argila (silicatos hidratados de alumínio).

2.3 CLASSIFICAÇÃO COMBINADA

É a união das classificações anteriores, tendo em vista o desenvolvimento da petrografia e o auxilio que ela pode trazer ao engenheiro, bem como as vantagens de uma classificação tecnológica mais de acordo com as necessidades da Engenharia. Sendo assim classificam-se em:

1 – Silicosas eruptivas, silicosas sedimentares e silicosas metamórficas.

2 – Calcárias sedimentares e calcárias metamórficas.

3 – Argilosas.

3. DESCRIÇÃO DAS ROCHAS MAIS IMPORTANTES

3.1 Rochas Silicosas Eruptivas

São formadas pelo: granitos, sienitos, sienitos nefelinicos, dioritos, gabros, riolitos,traquitos, Andesitos, diabásios,basaltos e meláfiros.

3.2 Rochas Silicosas Sedimentares

O arenito, e é constituído por grãos de sílica ou quartzo, ligados por cimento silicoso, argiloso ou calcário.

3.3 Rochas Silicosas Metamórficas

São os Gnaises, Micaxistos e Quartizitos

3.4 Rochas Calcárias Sedimentares e Metamórficas

São conhecidas como calcários e são elas: Tufos calcáreis, alabastros, travertinos, brechas e conglomerados e os mármores.

3.5– Rochas Argilosas

São as Margas e Filitos

4. PROPRIEDADE DAS PEDRAS

A qualidade de uma pedra fica definida pela sua aptidão em satisfazer as condições técnicas para uma determinada utilização, considerando-se de boa qualidade quando satisfizer estas condições de maneira favorável.

As propriedades fundamentais das pedras são referidas aos seguintes requisitos básicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com