TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Simplificado ATPS

Pesquisas Acadêmicas: Roteiro Simplificado ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Nome do Acadêmico – RA

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão por Competência

Conceito Gestão do Conhecimento

Tutora Presencial Patrícia Fernanda M. dos Reis

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Pilar do Sul / SP

Novembro/2014

DESAFIO

Este desafio é essencial para que você compreenda as dimensões da Gestão do Conhecimento (GC), sob os pontos de vista: conceitual, prático, e por meio de benchmarking de líderes que serão pesquisados para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Espera-se que, ao final do bimestre, você esteja apto a utilizar corretamente diversas dimensões da Gestão do Conhecimento e a compreender a sua relevância para o sucesso das empresas.

A equipe produzirá um relatório final enfatizando assuntos como: Gestão e Criação do Conhecimento, trabalho em equipe, inovação, novas tendências e mudanças.

Esta atividade é importante para que você considere que existem dois tipos de

conhecimento: o explícito e o tácito. O primeiro é o que encontramos nos manuais, e o segundo é passado de pessoa para pessoa: são as “manhas” do negócio, a experiência; mas, infelizmente, muitas empresas desperdiçam este saber.

Objetivo do Desafio

Elaboração de um relatório final abordando o conceito de Gestão do Conhecimento.

CAPÍTULO 1 (Mínimo 3 páginas)

- Com base no PLT livro texto, bibliografias adicionais e o artigo abaixo:

Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos: Ser Virtual e o Saber Real. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9

AyNKXpDMjU0YTY3YTEtMDQ2NS00MmVmLTkzZmMtZWRmZGFhMzQ1OTFh&hl=en_US>. Acesso em: 23 maio 2013.

1.1 Fazer um resumo com sobre o conceito de Gestão do Conhecimento, fazer uma comparação entre as definições de GC encontradas e citar exemplos de GC aplicados em empresas.

Gestão do Conhecimento é a forma como as organizações aplicam seu capital intelectual com foco em resultados.

As empresas aplicam a Gestão do Conhecimento para acelerar a aprendizagem, seja de mercado ou das práticas do próprio negócio. Geralmente, o aprendizado já acontece de uma forma espontânea nas organizações, mas se não houver uma estratégia e um processo bem definido, esse conhecimento fica restrito a nível individual. Ou seja, os profissionais aprendem, no entanto, o aprendizado não é absorvido pelas empresas. E, como as pessoas entram e saem das organizações, mudam de cargo e região, esse conhecimento não é bem aproveitado.

A globalização está fazendo com que as empresas, sem as proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia. Precisam adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas.

Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores, não mais como simples “Recursos Humanos”, mas sim, como “Capital Humano”.

Esse novo enfoque enfatiza que as pessoas são parte crucial de uma empresa e como tal, têm necessidade de serem desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais.

1.2 Responder às questões a seguir:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

A cada novo tempo os processos gerenciais entram em constantes mudanças. Passou-se o tempo que oobjeto físico “máquinas” era o fator determinante para prosperidade gerencial do negocio empresarial, por tanto dar maior importância as pessoas do que aos bens tangíveis tornou-se metas operacionaisdevido as mesmas possuírem o valioso conceito em melhores praticas, diagnósticos, otimização de processos e outros.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Em toda organização teremos pessoas com conhecimentos, táticos, teóricos e operacionais, para tanto ao criar um ambiente favorável nutrido de novas praticas devemos unir conceitos entres o quadroorganizacional, o que podemos definir como transformações de experiências.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com