TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Roteiro de Preparação para Negociação Salarial

Seminário: ATPS: Roteiro de Preparação para Negociação Salarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Seminário  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Em se tratando de negociações empresariais, principalmente no contexto que está sendo estudado, em que as negociações ocorrem com a presença de entes estatais e empresas privadas, em razão da complexidade de interesses e dos diversos lados envolvidos, todas as variáveis enumeradas estarão presentes durante o processo, umas mais que outras, dependendo do objeto da negociação.

O ponto principal para o sucesso da negociação é a busca das necessidades dos envolvidos, qualidades como: saber ouvir, entender o que está sendo omitido, além de observação de expressões faciais e corporais são também importantes no desenvolvimento da negociação.

O bom negociador capta os fatores não verbais e interliga-os, usando um “terceiro ouvido” e um “terceiro olho” para trazer informações valiosas que permitem um entendimento melhor do quadro geral.

A visão sistêmica despertou interesse nos diversos campos da ciência, inclusive com relação às organizações, sendo muito importante sua presença e consciência nas negociações, principalmente nas negociações empresariais, anteriormente mencionadas, por envolverem um grande número de interesses.

Isto se explica em razão do mundo atual, cada vez mais complexo, estar repleto de elementos que interagem todo o tempo nos diversos sistemas que integram o ambiente. E essas interações são marcadas por negociações, concessões e acordos, que são celebrados o tempo todo. Assim, entender o todo no qual esteja situada a negociação, de forma sistêmica, facilita a obtenção de resultados satisfatórios para as partes.

Etapa 4 – Passo 4: Roteiro de Preparação para Negociação Salarial

Quando percebemos o crescimento da empresa e, o aumento das nossas responsabilidades na organização, esse é o momento em que almejamos um aumento de salário. Nem sempre temos esse reconhecimento dos nossos superiores. Mesmo comprovando nosso desempenho e comprometimento com a empresa isso não é suficiente para sensibilizarmos os gerentes. Assim sendo, temos que tomar a iniciativa de pleitearmos um aumento de salário. E para que tenhamos êxito no nosso pedido é necessário relacionarmos as nossas qualidades, necessidades e importância na organização. Estabelecemos então uma estratégia de negociação salarial partindo das seguintes premissas:

Quanto merecemos?

Por que merecemos?

A empresa reconhece o nosso mérito?

Preparando a negociação

Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa mostrando as vantagens que o seu trabalho representa dentro da organização, como projetos concretizados, lucros diretos, economia com aumento da produtividade, processos que após a sua alteração/criação renderem desempenho ou produtividade aumento o volume de negócios. Saber como o mercado anda em relação ao seu cargo/remuneração em outras organizações. Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho influenciando nos seus resultados e por conseqüência na organização.Quando perceber a hora de pedir o aumento e tiver respostas inteligentes para as perguntas, deve estar pronto para uma entrevista com seu superior, mostrar que o aumento dado pode assegurar uma boa vontade e uma lealdade a organização, mais nunca mencionar caso isso não aconteça correrá o risco de perder o seu talento para outra organização.

Uns dos cuidados a tomar não compara-se com outros colaboradores, principalmente em relação a Salários, pois pode ficar subentendido que você pode ser um fofoqueiro, pois salário dentro uma empresa deve ser algo confidencial.

Saber se o seu prestigio esta bom dentro da organização é muito bom, pois nem sempre você é o que você imagina ser para outros colaboradores dentro da empresa, tente imaginar objeções para seu pedido, e antecipar possíveis.

Características para uma boa Negociação Salarial

Maleabilidade é uma qualidade importante, pois as vezes recuar ou aceitar uma proposta que não seja o aumento de salário pode ser mais vantajoso, pode ser uma boa estratégia.

Tentar aprender o estilo de negociação da outra parte pode ser muito importante, respeitar a maneira da outra parte também é importante nesses casos.

Sempre pedir mais do que você acha razoável, pois caso haja uma contra proposta ainda estará dentro do considerável. Sem exagero.

Se você conseguiu o aumento ótimo, sua estratégia funcionou, você conseguiu ser objetivo.

Se não conseguiu, termine a conversa mostrando o seu desapontamento, mais nunca ameace, não trate como pessoal, tente descobrir o é necessário na organização para conseguir o aumento.

No que concerne às habilidades doa negociadores, é fundamental que estes possuam um instinto diplomático. Além disso, devem ser especialistas no maior número possível de áreas de atuação (ou ao menos conhecê-las). Pode-se destacar ainda, como habilidades fundamentais para os negociadores, a capacidade de interpretar o conhecimento humano, saber falar e ouvir, ter consciência da negociação e de suas características, propor alternativas concretas, analisar sempre as propostas que surgem, além de buscar se colocar sempre no lugar da outra parte.

Para que a negociação possa desenvolver de forma plena, é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com