TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Tese: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  4.379 Palavras (18 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 18

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

São João da Boa Vista –SP

Junho de 2012

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Segurança no Trabalho

Segurança do trabalho é interpretada como sendo uma reunião de medidas que visam diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. (AREASEG, 2012)

A área da Segurança do Trabalho é bem abrangente e possui participação ativa nos seguintes assuntos: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. (AREASEG, 2012)

A área de Segurança do Trabalho dentro de uma empresa é composta de váriosprofissionais que formam o que conhecemos como equipe multidisciplinar, a mesma é composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. (AREASEG, 2012)

Os profissionais, citados acima, formam o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho.

Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa. (SIGNIFICADOS, 2012, p.1)

Os empregados da empresa também possuem participação ativa com relação à saúde e segurança dentro do trabalho, ao constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que possui o objetivo de prever acidentes e doenças advindas do trabalho, fazendo com que os trabalhadores permaneçam saudáveis ocupacionalmente, mesmo em atividade, dentro das organizações. (AREASEG, 2012)

1.1 Os profissionais da Área de Saúde e Segurança

O profissional de Segurança do Trabalho atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural emempresas agro-industriais. (SEG MEDIC, 2012, p.1)

Abaixo segue uma breve descrição geral das atividades dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. (apud AREASEG, 2012, p.1)

• Engenheiro de Segurança do Trabalho - CBO 0-28.40 - assessora empresas industriais e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes.

• Técnico

de Segurança do Trabalho - CBO 0-39.45 - inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.

• Médico do Trabalho - CBO - 0-61.22 - executa exames periódicos de todos os empregados ou em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais, fazendo o exame clínico e/ou interpretando os resultados de exames complementares, para controlar as condições de saúde dos mesmos a assegurar a continuidade operacional e a produtividade.

• Enfermeiro do Trabalho CBO - 0-71.40 - Estuda as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, paraidentificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho. Elabora e executa ou supervisiona e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, proporcionando-lhes atendimento ambulatorial, no local de trabalho, controlando sinais vitais, aplicando medicamentos prescritos, curativos, instalações e teses, coletando material para exame laboratorial, vacinações e outros tratamentos, para reduzir o absenteísmo profissional; organiza e administra o setor de enfermagem da empresa, provendo pessoal e material necessários, treinando e supervisionando auxiliares de enfermagem do trabalho, atendentes e outros, para promover o atendimento adequado às necessidades de saúde do trabalhador.

• Auxiliar de Enfermagem do trabalho - desempenha tarefas similares às que realiza o

auxiliar de enfermagem, em geral (5-72.10), porém atua em dependências de fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.

2. Segurança do Trabalho e a Legislação

O Brasil, cobra em forma de leis Normas que regulamentam a Segurança do Trabalho dentro das organizações, portarias, decretos e as Convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, também são diretrizes ratificadas no Brasil. (AREASEG, 2012)

A lei da Segurança do Trabalho é considerada regulamentadora, pois funciona como um norteador às empresas com relação a como deve ser a organização do ambiente e o modo de manipulação do trabalho na organização. (AREASEG, 2012)

A preocupação que a legislação possui com relação aos modos de trabalhodeve-se à proteção necessária, que as organizações devem depositar nas rotinas das empresas, de modo que, seja preservada à saúde do trabalhar no exercício de sua função. Para tanto, é importante conhecermos a definição de acidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com