TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Projeto de pesquisa: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.485 Palavras (26 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

O progresso da segurança no trabalho deu-se em paralelo ao progresso do bem social, e que a segurança do trabalhador não é apenas uma ciência ou exigência de órgãos públicos. Ela representa a evolução da humanidade em relação ao bem-estar social. Deste ponto em diante, vocês têm um papel diferenciado, são responsáveis pela evolução deste bem-estar que deverá ser promovido aos trabalhadores.

Diferente das demais profissões, o profissional de segurança do trabalho tem como objetivo melhorar a vida das pessoas no ambiente onde estão. Afinal uma pessoa passa suas melhores horas e seus melhores anos trabalhando. Então, proporcionar a estes trabalhadores um ambiente de trabalho seguro, agradável e confortável é a nossa principal missão.

Em nossa disciplina - Introdução à Segurança do Trabalho - navegaremos nas interfaces da profissão, mostrando como um técnico de segurança pode proporcionar um ambiente agradável em meio à concorrência acirrada que existe no mercado de trabalho. É um desafio! Porém, temos em nossas mãos uma arma potente para combater qualquer obstáculo: o conhecimento. E é com essa arma que todas as portas serão abertas e os caminhos aplainados.

O trabalho de vocês envolve a dignidade e o conforto dos trabalhadores que estarão sob nossa observação.

Sumário

INTRODUÇÃO 5

ETAPA1............................................................................................................................................6

ETAPA 2.........................................................................................................................................15

ETAPA 3 ........................................................................................................................................42

CONCLUSÃO...................................................................................................................................48

BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................................................49

INTRODUÇÃO

O planejamento da abertura de um restaurante é um grande desafio, segundo Marcelino (1998) “um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades”, com base nesta frase, o planejamento a ser feito de um restaurante e pizzaria, requer trabalho duro e muita perseverança. É também uma emoção que proporciona uma extraordinária oportunidade para uma expressão criativa, dando chances para elaborar “cardápio”, criar novos pratos, planejar a atmosfera do restaurante, oferecer um atendimento personalizado e a satisfação dos clientes. Tudo isso necessita de um planejamento cuidadoso, incluindo uma boa estratégia e identificando todos os pontos críticos para que esse futuro empreendimento obtenha lucros.

O objetivo é criar uma atmosfera que una ao mesmo tempo, bom serviço, um ambiente agradável com uma boa música ao vivo com uma culinária que atinja todos os sentidos e paladares mais sofisticados.

ETAPA 01

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

O que vem a ser Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando prevenir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger num toda a capacidade de trabalho do trabalhador. O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. Porque é exigido por lei. A Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

Atenção!

O técnico de segurança deve estar sempre atento aos códigos de obras da cidade, às normas da vigilância sanitária local e nacional, às recomendações, normas ou leis que determinam que esta ou aquela atividade passe a ser responsável pela saúde dos trabalhadores envolvidos.

Como podemos definir um acidente de trabalho?

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

1. O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho

2. O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;

3. O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;

4. Doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho).

5. Doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho.

O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:

Ato inseguro é o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.

Condição Insegura é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com