TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ANDAIMES

Por:   •  9/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.746 Palavras (19 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

BIANCA DOS SANTOS SOUZA

JAN CARLOS EGIDIO DOS REIS

JOYCE AP. MENDONCA SANTOS

JOYCE DOS SANTOS ALMEIDA

LEONARDO DIAS ROSSI

PAULO HENRIQUE GAMA MOREIRA

SEGURANÇA DO TRABALHO

PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ANDAIMES

São Paulo

2016

[pic 2]

BIANCA DOS SANTOS SOUZA – RA: C036595 - TURMA: EC5R07

JAN CARLOS EGIDIO DOS REIS – RA: C089FH6 - TURMA: EC5R07

JOYCE AP. MENDONCA SANTOS – RA: C1653C5 - TURMA: EC5R07

JOYCE DOS SANTOS ALMEIDA – RA: C131IE0 - TURMA: EC5R07

LEONARDO DIAS ROSSI – RA: C145CF5 - TURMA: EC5R07

PAULO HENRIQUE GAMA MOREIRA – RA: C2460E0 - TURMA: EC5S07

SEGURANÇA DO TRABALHO

PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ANDAIMES

São Paulo

        2016

LISTA DE FIGURAS

  1. FIGURA 1 – Andaimes simplesmente apoiados        10
  2. FIGURA 2 – Andaimes fachadeiros        11
  3. FIGURA 3 – Andaimes móveis        11
  4. FIGURA 4 – Andaimes em balanço        12
  5. FIGURA 5 – Andaimes suspensos mecânicos        13
  6. FIGURA 6 – Cadeiras suspensas        13
  7. FIGURA 7 – Cronograma de Pesquisa        23

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05
  1. Objetivo        06

  1. METODOLOGIA        07

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS        08
  1. Andaime        08

3.1.1. Classificação do andaime        08

  1. Andaime simples apoiado        09
  2. Andaime fachadeiro        10
  3. Andaime móvel        11
  4. Andaime em balanço        12
  5. Andaime suspenso mecânico        12
  6. Cadeira suspensa        13

3.1.2. Montagem de andaime        14

3.1.3. Capacidade de carga        15

3.1.4. Inspeção do andaime        15

3.1.5. Etiqueta do andaime        16

3.1.6. Segurança no andaime        16

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA        18

  1. HIPÓTESE        21
  1. CRONOGRAMA DE PESQUISA        23
  1. CONCLUSÃO        24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25

  1. INTRODUÇÃO

O andaime é a estrutura fundamental para que os operários possam trabalhar em toda amplidão da obra, principalmente para serviços de alvenaria, fixação de tubulações, rebocos, revestimentos, pinturas, gesso e manutenção em geral.

É uma estrutura montada, de natureza provisória, utilizada para segurar os trabalhadores para a elaboração de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, possibilitando a construção ou o reparo da obra. Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de reconhecimento de qualidade.

Na hora da montagem, instalação e uso é indispensável a verificação do ambiente no qual o andaime será montado, se ele está adequado ao uso por uma questão de segurança, pois é de extrema importância que o andaime seja montado no prumo e com suas bases niveladas; não se deve ultrapassar o limite do peso estabelecido pelo fabricante; considerar as condições climáticas, esquivando-se assim de utilizar em dias de muito frio ou chuva; ter pessoas capacitadas para trabalhar sobre os andaimes, inclusive com todos EPIs de trabalho e ao nível de segurança exigido; sempre verificando-se as rodas dos equipamentos estão travadas.

Neste trabalho será abordado a explicação de um andaime, tal como seus tipos, utilizações e dicas de segurança para os trabalhadores.

  1. Objetivo

Os andaimes continuam a ser sinônimo de acidentes graves na construção civil e obras públicas, embora todos os esforços que têm vindo a ser realizados por algumas entidades, tendo em vista a resolução deste problema.

As estatísticas evidenciam uma elevada percentagem de vítimas mortais de acidentes de trabalho ocorridos na montagem, utilização, manutenção, transformação e desmontagem destes equipamentos.

Importa, pois, saber quais as principais causas de acidentes de trabalho em andaimes para se considerarem as adequadas medidas de prevenção face aos riscos que lhe estão associados.

Sendo essencial a capacitação dos trabalhadores que realizam trabalhos em altura, no que diz respeito à prevenção de acidentes no trabalho, análise de risco, uso correto e particularidades do EPI e EPC para trabalho em altura, condutas em situações de emergência, assuntos relacionados e sempre levando em consideração o uso correto das Normas Regulamentadoras.

  1. METODOLOGIA

O trabalho foi elaborado objetivando a prevenção de acidentes em andaimes, através dos sistemas de proteção coletivos e individuais descritos nas normas regulamentadoras, NR 18.13 (Medidas de proteção contra quedas de alturas) e NR6 (Equipamentos de proteção individual), através de dados coletados em teses, normas, dissertações e livros específicos sobre o assunto em questão, propondo-se ações para reduzir os acidentes de trabalho no setor da construção civil, em busca da melhoria continua dos processos.

Para melhor compreensão do assunto, abordamos situações problema e hipóteses aos quais podemos conhecer a o problema pontual e sua melhor solução ou prevenção.

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
  1. Andaime

Um andaime é essencialmente uma estrutura, com uma ou mais plataformas, que permitem o acesso de pessoas para a realização de trabalhos acima do nível do solo. Estas estruturas são utilizadas geralmente, temporariamente, apesar de algumas terem o tempo total de duração de uma obra (designando-se estes de semipermanentes). Os andaimes podem ser constituídos no seu todo com materiais metálicos, com materiais de madeira e ainda com partes metálicas e outras de madeira. Atualmente, apesar de ser ainda frequente a construção e utilização dos andaimes tradicionais de madeira, estes têm vindo a cair em desuso, estando a ser substituídos por andaimes metálicos ou outros, oferecendo melhores condições de segurança para os trabalhadores, tanto na sua montagem como utilização, e simultaneamente aumentam o rendimento de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (443.6 Kb)   docx (313.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com