TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO SOBRE SGQ – SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE. Certificação ISO9001:2008 e 5S. Uma combinação eficaz.

Por:   •  22/5/2016  •  Seminário  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

DISCIPLINA DE ENGENHARIA DA QUALIDADE I

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SEMINÁRIO SOBRE SGQ – SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE.

Certificação ISO9001:2008 e 5S. Uma combinação eficaz.

Lajeado

2016

SEMINÁRIO SOBRE SGQ – SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE.

Certificação ISO9001:2008 e 5S. Uma combinação eficaz.

Trabalho elaborado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Engenharia da Qualidade I do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Univates.

Orientador: Prof. Cláudio Roberto do Rosário.

Lajeado

2016

“As riquezas do mundo pertencem efetivamente aos que têm a audácia de se declarar seus possuidores.”

                                                                                                                                              (Georges Duhamel)

Titulação: CERTIFICAÇÃO ISO9001:2008 E 5S. UMA COMBINAÇÃO EFICAZ.

Autora:  Glaucia Aparecida Prates

Ano de Publicação: 2013

Local de Publicação: Qualit@s Revista Eletrônica Vol.14.

 

OBJETIVO CENTRAL DO ARTIGO: Descrever o processo de preparação de uma indústria moveleira situada em São Paulo- SP, para a implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001: 2008 ramo moveleiro utilizando o 5S como ferramenta, de organização industrial.

 

MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO: Estudo de caso com abordagem qualitativa.

 

AMOSTRA UTILIZADA NO ESTUDO: Não probabilística e intencional.

LOCAL DE COLETA DA AMOSTRA: Empresa moveleira de São Paulo.

COLETA DE DADOS REALIZADA ATRAVÉS DE: Entrevista semiestruturada, análise de documentos fornecidos pela empresa e observação local através de fotos e filmagens.

 

ESTUDO DE CASO: Empresa de grande porte, localizada em SP, atuante desde 1975 com marca reconhecida dentro do ramo. Conta atualmente com 200 colaboradores, distribuídos em diversas áreas, sendo deste total, 50 na parte fabril. A empresa atualmente é certificada pela ISO 9001:2008.

 

RESUMO:

O Artigo introduz a norma ISO 9001:2008, e a considera um modelo de gestão da qualidade utilizado para requerer a identificação e o gerenciamento de diversas atividades do sistema. Aborda ainda alguns desses requisitos como a elaboração de documentação especifica para comprovar que todos os processos empresariais são normalizados e atendem todos os requisitos da norma.

Prevê que a implantação dos requisitos de gestão estabelecidos através dessa norma é capaz de aumentar a eficácia e eficiência da empresa conduzindo a mesma á uma etapa de maior organização e padronização o que acarreta uma produção de qualidade. E estabelece que para a realização plena da implantação da ISO 9001 são necessários registros, procedimentos e documentos, além da preparação da organização para a mudança dos processos operacionais e gerenciais. O artigo aborda uma empresa do ramo moveleiro, empresa está que busca inovação, otimização, flexibilidade estratégica e maior satisfação de seus clientes. Na busca de alcançar esses objetivos e de preparar a empresa para a implantação da NBR ISO 9001;2008 utilizou-se o sistema 5S já que a prática do mesmo objetiva incluir valores de organização, utilização, limpeza, padronização e disciplina no local de trabalho. Com isso, o intuito principal do estudo foi descrever o processo de preparação de uma indústria moveleira situada em São Paulo- SP, para a implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001: 2008 utilizando o 5S como ferramenta, de organização industrial. O 5S pode ser usado para engajar as atividades de melhoria dentro de muitos ambientes incluindo: casas, escolas, comunidades e locais de trabalho. Ordenação, limpeza e disciplina são alguns dos benefícios mais importantes da implementação do 5S o qual tem expandindo em aplicações de sistemas de gerenciamento ambiental para apoiar a sustentabilidade.

Dado o crescimento em ISO 9000 a melhoria do desempenho empresarial é um benefício reivindicado por todas as empresas certificadas. Estas empresas voluntariamente esperam que os padrões ISO lhes ajudem a melhorar as coisas e lhes provenha um benefício real. Estudos realizados em várias empresas moveleiras indicaram que a qualidade levou à melhoria da conformidade à especificação e foi relacionado significativamente ao crescimento de vendas e ao retorno de capital. Os resultados destes estudos indicam o impacto poderoso que uma melhor conformidade pode gerar, reduzindo custos, atraindo e retendo clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com