TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTOMAS VISUAIS DE DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL EM MUDAS DE PAU-DE-BALSA

Por:   •  6/8/2019  •  Monografia  •  9.158 Palavras (37 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 37

                   

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA  

Campus DE ROLIM DE MOURA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

FLAVIANE APARECIDA SANTANA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SINTOMAS VISUAIS DE DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL EM MUDAS DE  

PAU-DE-BALSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROLIM DE MOURA-RO 2017

FLAVIANE APARECIDA SANTANA

 

 

 

 

 

 

 

SINTOMAS VISUAIS DE DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL EM MUDAS DE  PAU-DE-BALSA 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharela em

Engenheira Florestal.

Orientador Prof. Dr. Jairo Rafael Machado Dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROLIM DE MOURA 2017

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pic 1] 

 

[pic 2]

DEDICATÓRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos meus avós maternos Josefa de Jesus Santos e José Cirilo dos Santos (in memoriam), aos meus pais Maria do Carmo Santana e Genival Barreto Santana, as minhas irmãs Ana Paula Santana e Ana Claudia Santana, por todo Amor e apoio concedido ao longo da minha vida. 

         

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, e por estar em todos os momentos ao meu lado. Orientando e guiando os meus passos.

A minha família por todo o amor, carinho e apoio concedido, pois os cuidados e dedicação de vocês que me deram força e coragem para seguir.

Ao meu namorado João Paulo, por todo o amor, companheirismo, cumplicidade e paciência no decorrer destes anos. Sempre acreditando no meu potencial.

Aos meus amigos de vida e aos que conquistei durante a graduação, sem os quais essa jornada teria sido muito mais árdua. Agradeço especialmente: André de Paulo Evaristo, meu companheiro de experimento, Camila Simões e Alaíde de Oliveira Carvalho pela atenção dispensada, ainda mais durante o período deste trabalho. Karem N. T. Bueno, Leticia Arêdes, Mailza F. da Silva, Cemilla Carmo, Maúcha Fernanda, André Felipe, Ana Cristina T. da Silva, Liliane V. Tomé, Maria Cristina P. dos Santos, Edilaine Fagundes, Arieli U. Paz, Geovane Andrade (in memorian) e aqueles que embora não mencionados, sabem que fizeram parte dessa caminhada e fazem parte da minha vida, muito obrigada pelo companheirismo e solidariedade durante todos esses anos. Cultivar a amizade é florescer o coração (S.M.L.R.C.D).

Ao Prof. Dr. Jairo Rafael Machado Dias, pela orientação, críticas e sugestões, para a realização deste trabalho. Obrigada pela confiança e pelos valiosos ensinamentos.

A todos os docentes que deram sua contribuição para a minha formação acadêmica.  

Aos engenheiros florestais Amanda da Silva Vieira, Maxuel dos Santos Almeida e Mayara Mendonça Santos, por nos auxiliarem em todo o experimento, com ajuda prática e conselhos. A Franciele C. de Souza Lacerda (Cyelle), ao Lucas Henrique V. Lenci, Wanderson Cleiton S. Cavalheiro e as técnicas do departamento de Medicina Veterinária, Patrícia e Simone, pela ajuda em determinados momentos para a realização deste trabalho. E ao Prof. Ângelo L. Covatti Terra por permitir utilizar o laboratório sempre que precisamos.  

Agradeço imensamente a todos que, direta e/ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho e para a minha formação acadêmica.

 

EPÍGRAFE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se preocupem demais com o Amanhã. Não se inclinem demais para ver o futuro até “escorregarem” na vida. Permaneçam de pé firme no presente, e se ocupem do agora, que é a parte que lhes cabe. Cada dever cumprido hoje é a semente que brotará amanhã.

 

Alfonso Gratry  

 

 

 

 

 

RESUMO

 

O pau-de-balsa é uma espécie pioneira de rápido crescimento, muito utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas. Entretanto, informações sobre seu estado nutricional e demanda de nutrientes ainda são carentes na região, principalmente na fase inicial de desenvolvimento durante o processo de produção de mudas. Assim, objetivou-se caracterizar a sintomatologia visual das carências nutricionais em mudas de pau-de-balsa, utilizando-se a Solução Nutritiva (SN) modificada proposta por Clark (1975), por meio da técnica do elemento faltante, que permite realizar a identificação de deficiências nutricionais. Essa técnica possibilita a caracterização visual da sintomatologia das plantas em resposta a omissão de determinado elemento mineral, os quais destacam-se o nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Fundação Universidade Federal de Rondônia, no Campus de Rolim de Moura-RO, o delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas omissões de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, omissão total dos nutrientes essenciais e a testemunha, contendo todos os nutrientes essenciais. A partir da análise visual verificou-se que as mudas de pau-de-balsa submetidas a omissão de nitrogênio e total de nutrientes apresentaram sintomas semelhantes de deficiência nutricional E, a ausência de N e P afetaram drasticamente o desenvolvimento do pau-de-balsa durante a fase de formação da mudas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (655.6 Kb)   docx (321.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com