TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO

Trabalho Escolar: SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 – Linguagem SQL 16

Figura 02 – Diagrama de Caso de Uso 22

Figura 03 – Diagrama de Caso de Classe 25

Figura 04 – Tela de Acesso ao Sistema Acadêmico 26

Figura 05 – Tela Principal do Sistema 26

Figura 06 – Tela de Cadastro de Cursos 28

Figura 07 – Tela de Cadastro de Usuários 28

Figura 08 – Tela de Cadastro de Salas 29

Figura 09 – Calendário Acadêmico 29

SUMÁRIO

1 CRONOGRAMA 13

2 TECNOLOGIA 14

3 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 17

4 DIAGRAMA DE CASO DE USO 19

5 DIAGRAMA DE CLASSE 21

6 INTERFACES DO SISTEMA 21

REFERÊNCIAS 23

1 CRONOGRAMA

MÊS

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Setembro - Escolha do Tema

- Elaboração do Projeto

- Análise de Requisitos

- Documentação dos problemas existentes, através de pesquisa exploratória.

Outubro - Tecnologias utilizadas

- Construção de Diagramas (caso de uso, classes, sequência, atividades e entidades e relacionamentos).

Novembro - Aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos.

- Criar protótipo do Sistema de Gerenciamento Acadêmico.

Dezembro

- Implantação e testes do Sistema de Gerenciamento Acadêmico.

Janeiro - Correção das orientações do tutor, revisão textual, ortográfica e revisão da formatação das normas;

- Entrega do TCC.

2 TECNOLOGIA

LAUDON e LAUDON (2003) definem Sistema de Informação como um conjunto de componentes inter-relacionados, tais como equipamentos, software, redes de comunicações, bases de dados e outras tecnologias de processamento de informação, usadas para recolher, processar, armazenar e distribuir informação para apoiar a tomada de decisão, a coordenação e o controle de uma organização.

COSTA (2007, p. 1) afirma que: “A informação é tudo na administração de uma organização”. Para BARBOSA e SICSÚ (2002, p. 1):

É necessário que a empresa tenha controle sobre suas informações, para que possam ser utilizadas como apoio à sua sobrevivência, que depende da habilidade para processar dados, transformá-los em informações e conhecimento, distribuí-los adequadamente e usá-los com rapidez para tomar decisões e mudá-los quando necessário.

As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gerenciamento Acadêmico são:

C# (CSHARP) - é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net. A companhia baseou C# na linguagem C++ e Java.

A linguagem C# foi criada junto com a arquitetura .NET. Embora existam várias outras linguagens que suportam essa tecnologia (como VB.NET, C++, J#), C# é considerada a linguagem símbolo do .NET pelas seguintes razões:

Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado.

O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido.

A maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#.

Diferente das outras linguagens de programação, nenhuma implementação de C# atualmente inclui qualquer conjunto de bibliotecas de classes ou funções. O C# está muito vinculada ao framework .Net, do qual C# obtém suas classes ou funções de execução. O código é organizado em um conjunto de namespaces que agrupam as classes com funções similares. Por exemplo: System.Drawing para gráficos, System.Collections para estrutura de dados e System.Windows.Forms para o sistema Windows Form.

O Visual C# é uma implementação da linguagem C# pela Microsoft Visual Studio, suporta Visual C# com um editor de código completo, compilador, modelos de projetos, designers, assistentes de código, um depurador poderoso e fácil de usar e outras ferramentas. A biblioteca de classes do .NET Framework fornece acesso a vários serviços do sistema operacional e outras classes úteis e bem estruturadas que aceleram significativamente o ciclo de desenvolvimento.

SQL – é a linguagem padrão utilizada para interagir com os principais bancos de dados existentes no mercado, disponibilizando, para isso, instruções de criação e gerenciamento de estruturas, inclusão, alteração, exclusão e consulta de dados. São os comandos aplicados em um banco de dados para retornar um valor, inserir, deletar ou alterar dados, tanto dados contidos nas tabelas como as próprias tabelas.

A primeira versão da linguagem SQL, chamada SEQUEL (Structured Query English Language), surgiu em 1974 nos laboratórios da IBM (Califórnia). Entre 1976 e 1977 ela foi revisada e ampliada, tendo então o seu nome alterado para SQL. Devido ao sucesso da nova forma de consulta e manipulação de dados dentro de um ambiente de banco de dados, sua utilização tornou-se cada vez maior. Vários SGBD’s atuais utilizam o SQL como a linguagem padrão para o acesso às bases de dados. Entre eles podemos citar:

• DB2 da IBM

• ORACLE da Oracle Corporation;

• RDB da Digital

• SYBASE da Sybase INC

• SQL Server da Microsoft

• Ingres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com