TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE CASCO DE EMBARCAÇÕES PARA EXECUÇÃO DO PLANO DE LINHAS

Por:   •  3/5/2016  •  Monografia  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

GUSTAVO CARVALHEIRO REISER

A HISTÓRIA DO PETRÓLEO

Professor:

Marcelo Lanziotti

ITAJAÍ

MARÇO, 2011

1 ORIGENS: ORGÂNICA OU INORGÂNICA

A origem do petróleo ainda é um assunto muito pesquisado e discutido, gerando muitas controvérsias entre as duas hipóteses existentes. A primeira e mais aceita, é relacionada a origem orgânica do petróleo, chamada biogênica, onde ao longo de milhões de anos, a deposição de sedimentos e matéria orgânica oriunda de restos de animais, vegetais, microorganismos e algas que formam o fitoplâncton no fundo lagos e oceanos e sob a ação da elevada pressão resultante da profundidade onde se depositaram, somadas as condições ideais termoquímicas  teriam se convertido em petróleo. Um dos pontos fundamentais para que esse processo ocorra está relacionado a não oxidação da matéria orgânica assim como a baixa permeabilidade dos sedimentos, inibindo a ação de água circulante no interior do ambiente de deposição. Depois de gerado, o petróleo se acumula em rochas porosas adjacentes aos locais de sua formação, tendo o seu escoamento interrompido nas chamadas rochas-reservatório (rochas não permeáveis). Essa teoria foi originalmente formulada pelo químico russo Mikhail Lomonossov, em 1757.

A segunda hipótese, é relacionada a origem inorgânica do petróleo, chamada abiogênica, que defende a formação do petróleo a partir do metano encontrado no interior da terra. Sendo que, pela ação elevada de temperatura e pressão o metano é expulso para regiões mais próximas da superfície, sendo então contaminada por bactérias que teriam efeito sobre a composição do petróleo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Farias, R. F. (2008). Introdução à Química do Petróleo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda.

Geologia do Petróleo. (s.d.). Acesso em 26 de 03 de 2011, disponível em http://www.geologiadopetroleo.com.br/natureza-e-origem-do-petroleo/.

Thomas, J. E. (2001). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência Ltda.

2 O PETRÓLEO DA ANTIGUIDADE ATÉ O SÉCULO XIX

O uso do petróleo já é conhecido pela humanidade a cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Há relatos da sua utilização no chamado “fogo grego”, nos jardins suspensos da Babilônia como aglutinador de tijolos, na calafetagem de embarcações, como aglutinante na construção das pirâmides Egípcias e nos processos de mumificação deste povo, na pavimentação de estradas do império Inca, na iluminação e aquecimento de cidades Chinesas, com fins bélicos e de iluminação pelos Árabes na era cristã, etc.

Segundo relatos de Marco Polo, em 1271 o petróleo já era produzido em escala comercial em Baku, no Azerbaijão.

Em tempos mais modernos, na década de 50 do século XIX James Young na Escócia, descobriu que o petróleo poderia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, criando processos de refinação. Provavelmente o marco inicial da era moderna do petróleo, ocorreu em agosto de 1859, em Tittusville no estado da Pensilvânia – EUA, quando o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou um poço de cerca de 21m de profundidade, extraindo deste cerca de 2 m³ de óleo por dia, com um sistema de percussão movido a vapor. Ao descobrirem que o processo de destilação do petróleo resultava em produtos que substituíam o querosene e o óleo de baleia nos sistemas de iluminação, e que este processo era mais rentável, iniciou-se a era da indústria moderna do petróleo. A partir desta data, a produção de óleo cru cresceu vertiginosamente nos Estados Unidos, de cerca de dois mil barris em 1859, passou para aproximadamente três milhões de barris em 1863 e para dez milhões em 1874.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Farias, R. F. (2008). Introdução à Química do Petróleo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda.

História do Petróleo. (s.d.). Acesso em 27 de 03 de 2011, disponível em http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html.

Thomas, J. E. (2001). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência Ltda.

3 O SURGIMENTO DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA

Após a gradativa substituição do querosene e do óleo de baleia pelo petróleo, e com a invenção dos motores movidos a gasolina e a diesel, a indústria petrolífera teve seus lucros significativamente aumentados com a venda desses derivados. Um dos grandes avanços relacionados a perfuração do solo, ocorreu em 1900 no Texas, quando o americano Anthony Lucas, utilizando  o método de perfuração rotativo, método esse que posteriormente substituiu o método de percussão,  encontrou petróleo a 354 metros de profundidade. Com o avanço da tecnologia empregada na fabricação do aço, brocas e técnicas de perfuração, foi possível perfurar poços com até 10.000 metros de profundidade.

A busca pelo petróleo se intensificou em diversos países, sendo este encontrado em Trinidad,  Argentina, Venezuela, México, Irã, Rússia e Iraque, sendo que esses cinco últimos mais os Estados Unidos eram os maiores produtores do mundo em 1945. A partir da década de 50, começaram a se intensificar as buscas por petróleo no mar, forçando o surgimento de novas técnicas exploratórias. Já nos anos 70, os Estados Unidos percebem que suas fontes começam a se esgotar, foi quando ouve um grande avanço tecnológico no aprimoramento de dispositivos de aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos, geoquímica orgânica e no processo de recuperação de petróleo nas jazidas já conhecidas. Nas décadas seguintes,de 80 e 90 seguindo até os dias de hoje, os avanços tecnológicos estão em contínua evolução, reduzindo assim os custos relacionados a exploração e produção do petróleo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

História do Petróleo. (s.d.). Acesso em 27 de 03 de 2011, disponível em http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html.

Thomas, J. E. (2001). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência Ltda.

4 O PETRÓLEO NO BRASIL: DAS ORIGENS AO ANO 2000

Apesar das primeiras descobertas de petróleo em solo brasileiro ocorrem por volta do ano de 1858 ás margens do Rio Marau na ainda província da Bahia, e no ano seguinte em Lobato, no subúrbio de Salvador, somente entre os anos de 1892 e 1897 na cidade de Bofete – SP é que se tem registro do primeiro poço perfurado com objetivo de extrair petróleo. Este, atingiu a profundidade de 488 m, produzindo cerca de 0,5 m³.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com