TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE TRANSPORTES - IMPLANTAÇÃO DE CORREDOR DE ÔNIBUS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

SISTEMAS DE TRANSPORTES

“IMPLANTAÇÃO DE CORREDOR DE ONIBUS NA AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO”

FELLIPE CEZAR BUCHHOLZ DE CARVALHO SANTOS

RA: 20431776

ENGENHARIA CIVIL

São Paulo

2015

OBJETIVO

- Estudo de viabilidade da implantação de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Caldeira Filho, importante via arterial na zona sul da cidade de São Paulo.

SUMARIO

  • INTRODUÇÃO

  • DESENVOLVIMENTO
  • Localização
  • Necessidade
  • Dificuldades
  • Implantação do Corredor
  • Implantação de faixa de ônibus somente em horários de pico
  • Implantação de faixa Exclusiva para ônibus, junto com a criação de mais faixas de rolamento
  • CONCLUSÃO

        

INTRODUÇÃO

“Os ônibus começaram a operar em grande escala por volta de 1910, oferecendo as vantagens de flexibilidade quanto a itinerários, adaptação às modificações das vias urbanas e custos de instalação mais baixos, se comparados às soluções ferroviárias. A rapidez e as facilidades do transporte ‘porta-a-porta’ o tornaram um meio de transporte de rápida difusão, especialmente nas metrópoles dos países menos desenvolvidos devido à escassez de recursos.

Atualmente, o modal é responsável por 25% de todas as viagens realizadas por ano no Brasil ou 85% se considerarmos apenas o cenário do transporte coletivo. Até mesmo no contexto americano, o ônibus representa mais de 50% das viagens realizadas no transporte público.

Neste contexto, é de fundamental importância a adoção de políticas que visem sua prioridade como a dedicação de faixas que os separem do tráfego de veículos particulares. Uma vez que isso possibilita atingir maiores velocidades médias comerciais e, conseqüentemente, uma maior satisfação do usuário, uma vez que quanto maior a velocidade e menor a variabilidade (ocasionada pela segregação da faixa), melhor a avaliação do sistema.

Atualmente, segundo os dados do BRTdata.org, há 277 corredores de ônibus e BRT localizados em 156 cidades de 38 países distintos. “No total, mais de 25 milhões de passageiros são transportados diariamente nestes sistemas.”

(fonte: http://thecityfixbrasil.com/2013/05/24/a-importancia-do-transporte-coletivo-por-onibus-2/, maio, 2013)

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO

Localização:

[pic 2]

Com uma extensão de quase 3 quilômetros e um grande fluxo de veículos a Avenida Carlos Caldeira Filho e uma importante via arterial, na zona sul da cidade de São Paulo, pois a mesma liga a Estação Capão Redondo da linha 5 lilás ate o entroncamento da Avenida Giovanni Gronchi com a Estrada de Itapecerica, próximo a Estação Giovanni Gronchi também da linha 5 lilás.

Necessidade

        Faz-se necessário um corredor de ônibus nessa Via, pois a mesma como já foi dito e uma importante via arterial da cidade de São Paulo, apesar da mesma ser relativamente paralela a outra via importante da Zona Sul, a Estrada de Itapecerica (via esse que ja existe uma faixa de ônibus exclusiva com pavimento rígido e a esquerda) tem um grande Fluxo de veículos, fazendo grandes congestionamentos ate em horários que não são de pico, pois a demanda e muito maior que a oferta, já que a Avenida possui somente duas faixas de rolamento no sentido Bairro e duas faixas de rolamento no sentido centro, na maior parte de seu trajeto, com isso os usuários do transporte publico ficam a mercê da baixa velocidade do sistema.

Dificuldades

        A Via por um dos principais aceso para o centro de São Paulo dos moradores do Capão Redondo, Campo Limpo, Valo Velho, da Cidade de Itapecerica da Serra e do entorno desses, tem um fluxo de veículos intenso, somando isso ao fato de ter apenas 2 faixas de rolamento nos dois sentido em sua maior extensão

Com isso, faz com que ao priorizarmos uma dessas duas faixas de rolamento exclusiva para os ônibus reduziremos ainda, mas a volante media dos veículos acarretando em um transito com gigantescas proporções e congestionando ate nas vias locais ao seu redor e resultando num caos total naquela região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (407.2 Kb)   docx (519.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com