TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SMARTPHONES, COMPRIMIDOS E COMPUTADORES PESSOAIS

Tese: SMARTPHONES, COMPRIMIDOS E COMPUTADORES PESSOAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  Tese  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

SMARTPHONES, TABLETS E COMPUTADORES PESSOAIS.

Se no início os telefones celulares eram apenas uma interessante alternativa à telefonia fixa, hoje eles são capazes de muito mais. Modelos mais modestos enviam e recebem mensagens, geram fotos e até acessam a internet. Mas, para tirar proveito destes e de muitos outros recursos, cada vez mais pessoas estão trocando seus aparelhos mais simples por smartphones.

Neles, é possível, por exemplo, editar textos, assistir vídeos, tirar fotografias, acessar e-mails e páginas na Web, utilizar e sincronizar agendas, ouvir música, jogar, instalar programas e, claro, receber e efetuar chamadas telefônicas.

Podemos dizer que há duas categorias de smartphones: os que possuem apenas uma tela ampla e sensível ao toque; e dispositivos que possuem uma tela menor, porém oferecem um teclado com botões para letras, símbolos e números.

Há também os tablets, que podem ser usados para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.

Também existem computadores pessoais com tela sensível ao toque ou touchscreen, como por exemplo, notebooks de vários fabricantes.

Tão importante quanto o próprio aparelho é o seu sistema operacional. É recomendável utilizar plataformas conhecidas, pois estas contam com melhor suporte e também com maior leque de aplicativos. Os sistemas mais conhecidos e recomendados são (em ordem aleatória): iOS (iPhone), BlackBerry, Symbian, Android e Windows Phone. Os dois primeiros são exclusivos de seus desenvolvedores, ou seja, iOS só é utilizado nos aparelhos da Apple, e BlackBerry só em dispositivos da RIM. O Symbian foi utilizado exclusivamente pela Nokia, mas deixou de ser empregado em novos aparelhos em 2012.

Por sua vez, tanto o Android quanto Windows Phone pode ser implementado em aparelhos de diversos fabricantes, desde que determinados requisitos sejam cumpridos. Ambos também são adequados para dispositivos com tela sensível ao toque, mas as semelhanças terminam por aí: o Android é um projeto aberto, portanto, passível de alterações. Isso significa que a implementação desse sistema pode variar de aparelho para a aparelho. No caso do Windows Mobile/Phone, há uma padronização mais exigente, fazendo com que as funcionalidades do sistema permaneçam praticamente iguais mesmo em smartphones diferentes.

Todos esses sistemas (e outros que não foram citados) têm suas qualidades, mas é importante testar as opções existentes ou procurar informações sobre eles com outros usuários ou no site do fabricante, por exemplo, para verificar se as características das plataformas avaliadas agradam. Na maioria dos casos, quanto mais recente a versão do sistema operacional, melhor é a experiência do usuário.

Também devemos ficar atentos à possibilidade de configurar o idioma do sistema operacional, do contrário, poderemos ter dificuldades em acentuar palavras ou utilizar a letra 'Ç', por exemplo.

Devemos observar também se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com