TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS JOÃO PESSOA

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

PROFESSOR: JIVAGO C. BARBOSA

Nome: Patrícia Gomes Ferreira

Matrícula: 20122160422                                 

Curso: Construção de Edifícios

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  1. Justificativa

As questões ambientais têm ocupado cada vez mais espaço nos problemas do país, e a construção civil como sendo um importante seguimentos tem como por responsabilidade demonstrar uma postura consciente nas mais diversas etapas de sua concepção. Dentre tais posturas o uso de um modelo construtivo em que haja uma diminuição de impactos ao meio ambiente, como também considerar o uso de matérias e técnicas biodegradáveis, preservando assim o máximo possível de recursos naturais para as gerações futuras.

  1. Objetivos

  1.  Objetivo Geral

Analisar o tema relacionado, assim como o estudar inovações no processo construtivo e seu uso nas execuções de obras de pequeno, médio e grande porte, bem como avaliar mudanças e melhorias no que diz respeito ao impacto ambiental gerado pela execução das mesmas, verificando através desta análise que projetos desenvolvidos visando a sustentabilidade podem ser viáveis logística e financeiramente.

  1.  Objetivos específicos
  • Identificar mudanças e impactos nas concepções de projetos e execução de construção sustentáveis.
  • Identificar produtos e serviços, com foco na sustentabilidade, disponíveis e ofertados as empresas da área da Construção Civil.
  • Identificar os custos de uma construção sustentável comparando-o a uma construção convencional e o impacto comercial do empreendimento.
  1. Metodologia

Esta pesquisa terá um caráter investigativo, procurando buscar soluções e aplicações relacionadas ao tema da sustentabilidade na construção civil.

Buscando realizar levantamentos de materiais e técnicas disponíveis oferecidas pelo mercado, focando no menor impacto possível ao meio ambiente. Pretendo analisar os dados encontrados e apresentá-los de forma em que podem ser colaborativos com a sustentabilidade. Estes dados serão validados a partir da utilização de algumas técnicas e materiais pesquisados em estudo do caso em discussão.

REFERÊNCIAS

NETO, Francisco Maia. A sustentabilidade na construção civil. Disponível em: http://www.precisao.eng.br/fmnresp/sustenta.htm. Data de acesso: 30/05/2016.

ANTUNES, Julianna. A sustentabilidade na construção civil. Disponível em: http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2009/11/sustentabildiade-na-construcao-civil.html. Data de acesso: 30/05/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com