TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  16/5/2018  •  Resenha  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

        SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL:        

Telhado verde

ANDRE, Mayara Rayane Félix ¹

CARVALHO, Brenda ¹

MARTINS, Leandro da Rocha ¹

NETO, Joaquim Cardoso Raiol¹

ROSA, Paulo Roberto Menezes [1]

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

A cada dia que passa a vida do planeta é diminuída por diversos fatores provocados pelas ações humanas, e alternativas variadas aparecem como forma de prolongá-la sem causar uma maior degradação à natureza.

 A sustentabilidade em si é um assunto muito abrangente, mas quando falamos de sustentabilidade aplicada na Construção Civil, podemos enxergar inúmeras melhorias. Portanto, iremos apresentar um meio de sustentabilidade na Construção Civil, sendo ele o Telhado Verde, que tem como objetivo ajudar na retenção e limpeza de águas fluviais, amenizar a temperatura nos ambientes internos, além de contribuir para biodiversidade.

A metodologia utilizada para a realização deste artigo científico, foi feita com maior parte em pesquisas já realizadas sobre o assunto, tanto voltada para a sustentabilidade na construção, quanto para a construção do telhado verde.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Sustentabilidade na Construção Civil –  A sustentabilidade, com suas múltiplas implicações, deve ser buscada em todas as esferas das ações correlatas ao sistema da construção civil. A abordagem que em todos os meios seja ele qual for. Até um tempo atrás ter uma organização sustentável era algo novo, ou que talvez fosse somente status, diversas organizações se diziam sustentáveis no papel, mas não praticavam aquilo que mostravam, então a partir daí surgiu um tipo de certificado para que as empresas fossem realmente nomeadas responsáveis com o meio ambiente. Temos como exemplo, oLeadership in

Energy and Environmental Design (LEED), é um sistema internacional de certificação, utilizado em mais de 100 países, e tem como objetivo incentivar a transformação na Construção Civil, focando na sustentabilidade nas suas atuações. Então a partir desses certificados, as empresas são obrigadas a apresentar um projeto sobre o seu objetivo de sustentabilidade, e através desse projeto será avaliado se essa ideia terá a possibilidade de ser executada. Na maioria das vezes, quando pensamos em melhorias, logo pensamos em redução de custo, mas esquecemos que para essa redução existir, deve se existir um investimento antes. O primeiro passo para a sustentabilidade na construção é o compromisso das empresas da cadeia produtiva a criarem as bases para o desenvolvimento de projetos efetivamente sustentáveis.

 A gestão da qualidade, especialmente a busca por melhoria contínua, é um pré-requisito para a sustentabilidade porque estimula a melhoria constante dos processos empresariais, que estão ligados ao consumo de recursos naturais, produtividade, desperdício, durabilidade, entre outros.  

2.1. Telhado Verde

 O Telhado Verde oferece muitas vantagens, em primeiro lugar, podemos citar a redução de energia elétrica, já que o Telhado Verde reduz o calor nos ambientes internos, logo o uso de energia com ar-condicionado será reduzido.

Sobre a instalação e manutenção, o Telhado Verde também é uma vantagem, já que o peso de sua estrutura é inferior ao que uma laje pode suportar, e quanto sua manutenção é a mesma de um jardim. Ou seja, o Telhado Verde contribui para áreas verdes, que é muito positivo em nosso meio urbano. E por fim, melhorar a umidade ao redor, retenção de águas pluviais e conforto para o ambiente em que foi aplicado. O desempenho dos telhados verdes, em relação à retenção de água de chuva, está diretamente ligado ao estado da arte sobre os mecanismos de medição e cálculo da evapotranspiração. Algumas definições são usadas em hidrologia para os diferentes aspectos da transformação de água para sua forma de vapor: evaporação, transpiração e evapotranspiração. Em relação aos telhados verdes, a evapotranspiração é a grande responsável pelos condicionantes positivos do incentivo à implantação nos grandes centros urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com