TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento perguntas de forma geral

Por:   •  28/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 21

'Questionário de Saneamento Básico- I

1- O que significa tratar uma determinada água

2- O que significa tratar uma determinada água?

Tratar as águas oriundas de mananciais superficiais (rios, lagos, barragens, entre outros) ou subterrâneos (lençóis freáticos), desprovidas de qualquer tipo de tratamento e consideradas impróprias para o consumo humano, envolve um conjunto de processos físicos e químicos necessários para transformar a matéria-prima (água bruta) em produto final (água tratada/potável). O processo de tratamento de água ocorre em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a qual é composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos destinados à produção e à distribuição canalizada de água tratada/potável. E tem como produto final ou água tratada/potável, água apropriada para o consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade de água destinada ao consumo humano, não oferecendo riscos à saúde humana.

3- Faça uma classificação dos sólidos presentes na água

Os sólidos presentes na água são classificados como:

  • Sólidos sedimentáveis – partículas que sedimentam no cone “imhoff”após 1 h;
  • Sólidos dissolvidos – diâmetro ≤ 1µm;
  • Sólidos coloidais – entre 10-3 µm e 10o µm;
  • Sólidos suspensos – diâmetro ≥ 10o µm.                 

4- Fale da importância do saneamento básico para a sociedade

O saneamento básico é importante para a sociedade devido  o mesmo ser um conjunto de ações que visam as condições básicas que o ser humano deve ter para se viver bem , tais como tratamento e abastecimento de água , esgotamento sanitário , limpeza pública, drenagem pluvial, e controle de vetores, sendo o saneamento fator inerente no que contribui para a qualidade de vida da população.

5-Cite algumas variáveis importantes para se escolher um manancial para astecimento.

6- Quais as vantagens de se captar água de poços profundos?

  • Os custos de captação de água subterrânea são baixos em relação à água superficial, por não ser necessário a construção de barragens,    de recalque e estação de tratamento;
  • Diminui-se os impactos ambientais que serão causados pelo barramento de cursos de água;
  • A perfuração de poços profundos costuma ser rápida.

7- A quem cabe a responsabilidade de emitir a outorga pelo uso da água?

8-o cálculo para referência da vazão de outorga se baseia na vazão Q7,10, o que significa esta vazão

9- Quais as unidades de um sistema de abastecimento de água?

As unidades de um sistema de abastecimento de água são:

Captação: consiste na estrutura responsável pela extração de água do manancial;

Adução: destina-se a transportar água, interligando as unidades de captação, tratamento, estações elevatórias, reservação e redes de distribuição;

Estação elevatórias: podem-se mostrar necessárias quando água necessita atingir níveis mais elevados, vencendo desníveis geométricos.

Tratamento: necessário sua implantação, para compatibilizar a qualidade da água bruta com os padrões de potabilidade e proteger a saúde da população consumidora.

Reservatórios: destinam-se entre outras funções, a realizar a compensação entre a vazão de produção, oriunda da captação – adução – tratamento, que em geral fixa ou tem poucas variações e as vazões de consumo, variáveis ao longo das horas do dia e ao longo dos dias do ano.

Rede de distribuição: é composta de tubulações, conexões e peças especiais, localizadas nos logradouros públicos, e tem função de distribuir água até as residências, comércios, locais públicos e indústrias.

10- Cite algumas doenças de veiculação hídrica.

Viróticas: Hepatite A, E e F, Poliomielite, Diarréia;

Bacterianas: Cólera, Excherechia coli, Febre tifoide e paratifoide;

Protozooses: Amebíase, Criptosporidíase, Giardíase;

Helmintos: Ascaridíase, Criptosporidíase, Enterobíase;

11- Por que escolher espécie de micro-organismo como indicativo de contaminação da água, quais são os escolhidos?

Devido os microrganismos fazerem um alto consumo de oxigênio na água, contribuindo pela falta de oxigênio e poluição. Os principais componentes orgânicos são: compostos de proteína, carboidratos, óleos , uréia, surfantes e fenóis. Onde torna se necessário a inserção de fósforo e nitrogênio.

12- Fale alguns problemas devido a presença de algas para o sistema de tratamento.

A presença de algas pode causar efeitos como aumento da matéria orgânica, o que pode conferir a água sabor e odor, servir de substrato para crescimento de bactérias na estação, aumento do pH.Com essas alterações na água têm-se influência direta no tratamento de água como aumento dos custos com produtos químicos para se ajustar o pH, diminuição da eficiência de flocos na decantação, com aumento da turbidez e partículas decantadas, aumento no consumo de água para lavagem  e obstrução do meio filtrante.

13- Por que é importante o conhecimento da qualidade da água para propor um sistema de tratamento? Exemplifique.

As Estações de Tratamento de Água (ETA’s) têm a finalidade de transformar a água denominada bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) em água denominada potável (tratada e adequada ao consumo humano). Nesse processo, a qualidade da água do manancial abastecedor exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado pelas ETA’s, a fim de que a mesma, ao final do processo, esteja dentro dos padrões de potabilidade adequados ao consumo humano, conforme legislação específica, ou seja, saber a qualidade da água é fundamental para a escolha do tipo de tratamento que será utilizado.

14- Cite algumas impurezas que podem causar turbidez na água.

A turbidez é proveniente da presença de substâncias visíveis em suspensão que interferem na transparência da água. As matérias em suspensão são sílica, argila, matéria orgânica finamente dividida, plâncton e outros micro-organismos. Também pode ser devida à presença de pequenas bolhas de ar.  Depende da granulometria e da concentração das partículas. Partículas grandes, mesmo em concentrações elevadas, acusam pequena turbidez, enquanto que partículas menores acusam maior turbidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (380.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com