TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sarbanes Oxeley

Artigos Científicos: Sarbanes Oxeley. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 12

Auditoria e a lei sarbanes - oxley

Amarildo Richter Boyaski

Tassiane Antunes Rossi Luciano Maso

FEMA

Resumo

Este artigo apresenta a evolução da auditoria no mundo dos negócios, e como esta avança e deixa marcas eficazes nas suas diretrizes desde a Revolução Industrial, fatos estes que foram muito relevantes para que pudesse expandir e chegar ao mercado buscando informações verdadeiras e precisas sobre as organizações. O objetivo deste artigo é abrir um espaço para conceituação e definição de auditoria, onde é possível mostrar a sua importância para apurar resultados e regularizar os registros das empresas, assim, seus gestores conseguem avaliar seu gerenciamento e tomar atitudes mais eficazes, na liquidez e rentabilidade da organização, sendo críticos e éticos em suas decisões.

Abordaremos sobre a Lei Sarbanes Oxley (SOX), que nasceu para auditar as empresas, começou com os escândalos da ENRON e WORLDCOM, que estavam lucrando com o forjamento de dados da empresa. Por este motivo foram inseridas algumas regras contábeis de tal forma que todas as organizações adotassem o mesmo procedimento, para que fosse feita a auditoria em cada uma delas utilizando as normas padrões, para que nenhuma fosse prejudicada em sua lucratividade ou rentabilidade.

Palavras-chave: Auditoria, Evolução, Lei Sarbanes (SOX)

IntroduçÃo

A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas, baseado nos resultados apurados em balanço. Em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.

Em julho de 2002, foi promulgada a lei Sarbanes-Oxley nos Estados Unidos, estabelecendo uma das maiores reformas ocorridas na regulamentação do mercado de capitais norte americano. A lei foi uma resposta aos escândalos contábeis que envolveram grandes companhias consideradas umas das melhores para se trabalhar do qual estabeleceu regras para a padronização e aperfeiçoamento dos controles financeiros.

Com isso, seria necessário recuperar a confiança dos investidores ao mercado financeiro, e precaver os danos que ocorreram na decorrência das fraudes cometidas pelos executivos dessas empresas, como por exemplo, a Enron e Worldcom.

A SOX é considerada uma das mais rigorosas regulamentações sobre o estabelecimento de controles internos, a elaboração de relatórios financeiros e a divulgação de informações, pois as normas nela implantada faz com que as organizações efetivem seus processos dentro da norma para não terem problemas mais tarde com a regularização tomada pelo auditor fiscal.

1 HISTORIA DA AUDITORIA

O surgimento da Auditoria está ligado diretamente a Contabilidade, que surgiu para controlar o patrimônio das empresas mediante os registros, preparação das demonstrações e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de fornecer informações sobre a gestão patrimonial. Segundo Sá (2000, p.15) “a auditoria é uma das aplicações dos princípios da Contabilidade, baseada na verificação dos registros patrimoniais das aziendas, sua importância é reconhecida desde a civilização suméria”.

Na história da auditoria admite-se que sua evolução foi na Inglaterra se alastrando pela Europa. “A auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comércio e instituir a taxação do imposto de renda”, segundo Franco e Marra (2007, p.39).

A auditoria teve inicio na Inglaterra, no início do século XIV, em 1314, orientado para o exame das contas públicas da Coroa. Sua evolução também ocorreu nos países da Grã-Bretanha, com o surgimento das grandes corporações industriais e comerciais, entre os séculos XVIII e XIX. Em 1854 surgem as primeiras associações de contadores ingleses, seguindo-se, em 1894, a criação do Instituto Holandês de Contadores Públicos. (BASSO, 2005, p.100)

Com a criação de várias empresas se fez necessário adotar regras para a profissão de auditoria, criando associações para moralizar e proteger a integridade profissional do auditor, como a prática sistematizada que aumenta a complexidade e envolvimento dos auditores.

Também com a Revolução Industrial, realizada na segunda metade do século XVIII, foram implantadas novas técnicas contábeis e de auditoria atendendo as necessidades criadas com o surgimento de grandes empresas.

Com a expansão das grandes empresas para outros países exportaram-se também os serviços de auditoria, com a finalidade de fiscalizar suas subsidiarias no exterior, quanto à correta explicação dos capitais investidos. (BASSO, 2005, p.100)

O surgimento e o processo dos serviços de auditoria tiveram várias conseqüências nas empresas, pois o poder público fez com que elas se tornassem mais complexas, e os administradores tiveram que ter mais controle e eficácia na sua gestão, para que mais tarde a mesma não fosse disseminada pela União.

Segundo Basso (2005, p.93), “auditoria em latim quer dizer, alguém que ouve e pensa, quem tem a função de informar a um tribunal sobre a legalidade dos atos”. Assim caracteriza o conjunto de veracidade das informações com procedimentos rigorosos e éticos, que avalia a organização e examina os negócios que serão feitos, garantindo a continuidade e crescimento, gerando ganhos a todos os proprietários.

“A fase de industrialização no Brasil se deu após o termino da Segunda Grande Guerra, em meados do século XX, com a vinda de muitas empresas estrangeiras e com elas seus serviços de auditoria”, conforme Basso (2005, p.102). Desta forma os profissionais que aqui atuavam foram expandindo suas áreas de atuação e agregando conhecimento sobre o que estava sendo desenvolvido no exterior, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com