TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Segurança Do Trabalho

Exames: Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de identificar e assessorar um restaurante e pizzaria com determinadas características a respeito das normas de saúde e segurança no trabalho aplicada a este empreendimento, antes de ser aberto ao público. Segue abaixo alguns dados sobre o empreendimento:

a) Previsão do número de funcionários: 40, sendo:

• 5 cozinheiros;

• 3 lavadores de louças;

• 3 funcionários de limpeza;

• 1 gerente;

• 1 telefonista;

• 1 recepcionista (hostess);

• 10 garçons e garçonete;

• 1 monitor para o espaço kids;

• 2 caixas;

• 4 funcionários administrativos (financeiro, compras, etc.);

• 2 sócios;

• 4 entregadores;

• 1 segurança;

• 2 manobristas.

b) Capacidade do empreendimento: 300 lugares, divididos entre dois pavimentos (acesso do térreo ao primeiro andar por uma pequena escada).

c) Instalações: um forno a lenha, um fogão industrial e dois fogões menores, freezes, geladeiras, espaço para eventos, espaço kids (playground com piscina de bolinhas, mini escorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos), estacionamento com manobrista.

O acidente não escolhe quem vai ser atingido. Não é uma questão de acaso, em que o fato ocorre sem que possa ser evitado. Toda pessoa imprudente está mais sujeita a se acidentar. Por isso, aplicar as normas de segurança, além de ser uma obrigação, é também a garantia de não acontecer algo pior. Também devemos lembrar que segurança não é um item opcional, que pode ser dispensado em nossas vidas.

Acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao mesmo, geram além de transtornos e perdas, custos elevados para empresas. No Brasil existem normas de segurança do trabalho avançadíssimas, mas que isoladas não bastam para evitar os acidentes. É necessário que haja o comprometimento de todos.

2 - SEGURANÇA DO TRABALHO

A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos operacionais.

Sob o ponto de vista legal, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho (art. 19 da Lei n. 8.213/91). Do ponto de vista prevencionista, o acidente do trabalho é o mais abrangente, pois engloba também os quase acidentes e os acidentes que não provocam lesões, mas perda de tempo ou danos materiais. Para fins de concessão de benefícios da previdência, o acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho (art. 19 da lei n. 8.213/91).

Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção. Além de ser exigido por lei que as empresas mantenham equipes de Segurança do Trabalho, isso faz com que haja aumento da produtividade e qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como auxilia nas relações humanas dentro da empresa.

3 – COMO EVITAR ACIDENTE DE TRABALHO NA PIZZARIA

Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene. Os equipamentos adequados, sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente, são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquira doenças profissionais. Para preservar e proteger seus funcionários, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Para isto, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, as quais definem o seu grau de risco, conforme o código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Para que a empresa, sendo neste caso um restaurante e pizzaria que lida diretamente com utensílios com alto grau de perigo, se cerque das medidas necessárias para evitar tais acidentes, antes de tudo deve elencar as funções que mais correm risco dentro das suas rotinas de trabalho.

As principais funções que correm mais risco neste empreendimento, devido ao local e ao manuseio de objetos cortantes ou elétricos, bem como o risco de líquidos derramados pelo chão, são os empregados da cozinha, como os cozinheiros, lavadores de louça, e funcionários da limpeza.

A empresa deve-se adotar políticas de segurança e incorporá-las na sua cultura, fazendo com que estas sejam inerentes ao cotidiano do trabalho de todos os funcionários. Algumas medidas importantes para evitar acidentes de trabalho na pizzaria são:

Utilizar os utensílios adequados para cada atividade; Guardar objetos cortantes, perfurantes ou que causem qualquer tipo de risco em embalagens adequadas e em locais que não possam causar acidentes; Utilizar equipamentos de proteção individual adequados para cada atividade, conservando-os corretamente e observando o prazo de validade; As caixas das escadas devem estar bem iluminadas e equipadas com corrimões sólidos; Os escadotes devem ter a altura necessária para a tarefa a executar, e as extremidades inferior e superior das barras laterais devem estar equipadas com proteções antiderrapantes. Nunca utilize substitutos inadequados para os escadotes, como cadeiras, caixas ou barris; Andar – não correr; Utilize tapetes antiderrapantes; Contratar empregados qualificados; Observar e redobrar os cuidados com pessoas e objetos nos horários de maior movimentação; Evitar que os empregados trabalhem desatentos ou distraídos; Proibir permanência de pessoas que não estejam trabalhando nas instalações da cozinha para evitar distrações; Cabos de panelas nunca devem estar virados para fora do fogão ou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com