TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretariado Executivo

Ensaios: Secretariado Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

A competição profissional oriunda da globalização exige que os profissionais atuais estejam cada vem mais preparados, em conseqüência disto os estudantes de graduação devem possuir uma formação completa e que ultrapasse o conhecimento técnico, o estudante deve sair além de formado e munido de conhecimento, preparado para enfrentar o mundo competitivo do mercado de trabalho.

Por mais atualizados que estes novos profissionais estejam, o conhecimento adquirido hoje pode tornar-se ultrapassado amanhã, enquanto estes profissionais precisam continuar a responder de forma satisfatória aos novos desafios. Por esse motivo, faz-se necessário que a formação superior, hoje, seja completa, e que ao lado da transmissão do conhecimento, o aluno esteja em contato com as constantes transformações sociais geradas pela constante velocidade com que surgem novos conhecimentos tecnológicos e científicos.

A profissão de Secretario(a) Executivo(a) vem crescendo e se modificando através dos anos, e o profissional de secretariado precisa estar constantemente atualizado a todas as evoluções que ocorre no ambiente empresarial, devido ao seu perfil profissional e o seu alto nível de importância dentro da instituição em que trabalha.

Na busca para aperfeiçoar seus conhecimentos, melhorar sua qualificação e estar mais preparado para a competitividade do mercado, as pessoas já inseridas no mercado de trabalho, ou que estão em busca de uma primeira oportunidade profissional, buscam sua qualificação através de um curso superior.

Assim como os cursos superiores na modalidade bacharelado e licenciatura que dura de 4 a 6 anos, os cursos superiores tecnológicos com duração de 2 a 3 anos também apresentam-se como uma opção para os cidadãos que buscam sua formação superior e acesso a conquistas tecnológicas e científicas da sociedade.

De acordo com o Censo da educação Superior divulgado pelo INEP (2012) nos últimos 9 anos o número de matrículas no ensino superior brasileiro cresceu cerca de 81%, e a procura pelos cursos tecnólogos cresceu 51% nos últimos 4 anos. Os cursos Tecnólogos são aderidos cada dia mais pelos brasileiros por durar menos tempo que os cursos bacharelados e por ter o currículo mais prático, técnico, e focado no mercado de trabalho. Ainda segundo o Censo de educação Superior (2012), há 5.969 cursos tecnólogos no Brasil, sendo 1.117 em instituições públicas e 4.852 em instituições privadas. Entre 2011 e 2012, a expansão de matrículas nesses cursos foi menor do que no período anterior (de 2010 a 2011, elas cresceram 11,4% e, de 2011 a 2012, 7,9%). Porém, o aumento de vagas em cursos tecnológicos ainda é maior do que nos cursos de bacharelado e de licenciatura que, entre 2011 e 2012, cresceram 4,4% e 0,7%, respectivamente.

Partindo deste pressuposto, este estudo irá avaliar os cursos em secretariado na modalidade bacharelado e tecnólogo, afim de avaliar se ambas as modalidades se enquadram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução n. 3 de 2005) e na Lei de Regulamentação da Profissão (7.337/85), bem como suas diferenças curriculares, e se elas são eficientes para a formação de bons profissionais, com todas as competências que lhe são pertinentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com