TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convergencias e Divergencias entre secretariado executivo e arquivologia

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO- EAUFBA

BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

ÁGDA HENRIQUE

CIBELE ANUNCIAÇÃO

ÉRICA SILVA

LUAN BRITO

LUCAS LOPEZ

MARCELO VIEIRA

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS PROFISSÕES DE SECRETARIADO EXECUTIVO E ARQUIVOLOGIA E A NECESSIDADE DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

SALVADOR

2016

                

Ágda Henrique

Cibele Anunciação

Érica Silva

Luan Brito

Luca Lopez

Marcelo Vieira

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS PROFISSÕES DE SECRETARIADO EXECUTIVO E ARQUIVOLOGIA E NECESSIDADE DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Técnicas Secretarias I, no Curso de Secretariado Executivo, na Universidade Federal de Bahia.

Prof. ª Ana Cristina Muniz Décia

       

         

Salvador

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

4.        CONCLUSÃO        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O PROFISSIONAL DE SECRETARIO EXEECUTIVO NOS DIAS ATUAIS, SUA CORRELAÇÃO COM A ARQUIVOLOGIA E O USO DA COMPETENCIA INFORMACIONAL        

3.        PESQUISA        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

6.        ANEXOS        ...

 6.1.   Gráficos e tabela de média salarial do profissional de secretariado executivo....10

 6.2.   Dados de pesquisa................................................................................................12

   


  1. INTRODUÇÃO

Com a inovação contínua da tecnologia e do mercado de trabalho, e o crescimento das demandas organizacionais, surgiu-se a grande necessidade de aprimoramento da profissão de secretariado executivo e conhecimento abrangente em áreas afins. O profissional de secretariado deixou de ser o responsável apenas por executar tarefas básicas, como telefonemas e organização de agendas, e passou a ser multiprofissional, transformando-se em assessor e até mesmo auxiliando na gestão das empresas.

Devido a essas novas responsabilidades secretariais, é relevante o conhecimento e integração com outras áreas correlacionadas de grande importância para um bom funcionamento de uma organização. Contudo, essa integração acaba gerando alguns conflitos.

O secretário/secretária é responsável pelo fluxo de todos os documentos gerados e recebidos de uma organização, e para isso é imprescindível que se tenha o conhecimento sobre a gestão desse material. E nesse momento o profissional se interliga com a profissão de arquivologia, e com essa interligação é inevitável a discussão sobre os aspectos que unem essas duas profissões e suas relações com a competência informacional.

As transformações que vêm ocorrendo nas organizações tem sido um tema frequentemente abordado, devido a necessidades de atualizações ao que se refere ao gerenciamento de informações geradas e recebidas pelas empresas, caracterizando assim, as competências informacionais.

O presente trabalho tem como objetivo abordar as convergências e divergências entre as profissões de secretariado executivo e arquivologia, trazendo os conceitos de cada profissão, referindo a importância de cada uma delas no meio organizacional e qual o seu papel nas empresas nos dias atuais.

  1. O PROFISSIONAL DE SECRETARIO EXEECUTIVO NOS DIAS ATUAIS, SUA CORRELAÇÃO COM A ARQUIVOLOGIA E O USO DA COMPETENCIA INFORMACIONAL

Devido as constantes inovações nos cenários organizacionais, a troca de conhecimento e proficiência acontece em ritmo cada vez mais acelerado, de modo que o profissional de secretariado executivo passam a exercer cada vez mais habilidades para auxiliar de maneira mais eficaz as exigências das organizações. Torna-se essencial que esse profissional tenha ampla visão de gestão para ser capaz de planejar em conjunto com sua equipe, priorizar atividades, gestão da informação, incluindo os objetivos e metas a serem cumpridas e se comprometer com a organização.

O novo secretário possui autênticas habilidades de autoridade: a comunicação absoluta, acento sobre habilidades interpessoais, adaptação para lidar com conflitos, para planejar em equipe, administrar seus subordinados, resolver problemas, realizar decisões e avançar na produtividade de seu trabalho.

O secretário atua hoje com funções multidisciplinares, polivalentes que consistem em administrar o fluxo de informação com competência, conhecimento, criatividade, espírito empreendedor e eficiência, além da gestão de pessoas, aplicação da inteligência emocional para enfrentar obstáculos, resolver conflitos e produzir interação no ambiente. Hoje, o secretário procura realizar os objetivos e metas. Ou seja, o profissional tem como perfil atual ser um facilitador para o executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (725 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com