TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração, Pedagogia e Secretariado Executivo

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

 Mantenedora: Associação Península Norte de Educação, Ciência e Cultura - ASPEN[pic 1]

Cursos: Administração, Pedagogia e Secretariado Executivo

Campus: UNIDADE SEDE ADMINISTRATIVA

Claudete Henrique da Silva Heinrich

                                      A  Era  Caórdica

        

Paranoá

2015


Claudete Henrique Da Silva Heinrich

A Era Caórdica .

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de Administração de Empresas              Faculdade CECAP

Nome da orientadora: Luciane Maria Neves Gomes

Ano da entrega 2015

Sumário

Introdução        

1 – Tema:        4

2 – Justificativa:        4

3 – Pergunta Problema:        4

4 – Hipóteses:        

5 – Objetivos:        

5.1 - Geral:        

5.2 - Específicos:        

6 – Referencial Teórico:        

7 – Metodologia:        

8 – Cronograma:        7

9 – Referências Bibliográficas:        8

1. INTRODUCÃO

 A proposta desse projeto e analisar as estruturas das organizações tradicionais e apontar as contradições causadas pelo modelo cartesiano tradicional e propor mudanças na sua estrutura, e no campo da tecnologia da informação bem como os problemas enfrentados pelas empresas que adotem estruturas organizacionais tradicionais e os problemas enfrentados por elas na sua evolução interna, na forma como reage as mudanças no ambiente externo e as necessidades cada vez mais voltáveis e sofisticadas. Com base nos princípios apontados no modelo caórdico proposto por Dee Hock em seu livro “Nascimento da Era Caórdica”

2.TEMA

O texto avalia a estrutura de organizações caórdicas e sua eficácia em resolver os problemas enfrentados pelas organizações tradicionais.

3. JUSTIFICATIVA

O estudo que será desenvolvido por esta projeto abordará as relações entre as organizações atuais, na sua grande maioria, em crise gerencial com modelos e métodos de gestão concebidos, formatados e consolidados no início do século XIX, quando valores sociais, humanos e as relações entre todos elementos (organizações e indivíduos) ainda estavam em formação, resultados do processo de revolução industrial e todas as transformações consequentes dela.

O projeto irá apresentar, com base na literatura de referência, que as organizações caórdicas apresentam novas perspectivas para a gestão de organizações, tendo as relações complexas entre os indivíduos e as organizações num ambiente globalizado podem ser uma resposta para a crise observada nas organizações tradicionais e conduzir as empresas chamadas de emergentes. Os avanços obtidos nas áreas de tecnologia da informação tem possibilitado que novas estruturas gerencias com base no modelo de organização em rede habilitem as organizações a implementar estruturas caórdicas com capacidade para enfrentar ou reagir às mudanças externas e a ambientes cada vez mais voláteis e complexos.

O modelo de organização Caórdica é capaz  de dar uma nova dinâmica na configuração das empresas promovendo mudanças ,  migrando de modelos cartesianos para modelos mais adaptáveis e complexos e multidimensionais.

4. PERGUNTA PROBLEMA

Pode  o modelo de gestão Caórdica melhorar o ambiente de trabalho de forma a diminuir as tensões geradas pelo modelo de gestão cartesiano tradicional, e incrementar a produtividade e a criatividade?

5. HIPÓTESE

•        O modelo de organização tradicional está esgotado e não consegue mais se adaptar ou responder às mudanças demandadas da sociedade e dos mercados de forma ágil, e sustentável

•        O modelo de organização tradicional está gerando enormes problemas nas relações entre colaboradores e gerencia, entre fornecedores e consumidores e entre organizações e sociedade

•        O modelo de organização Caórdica é capaz de estruturar melhor as empresas para enfrentar as mudanças nas relações entre todos os agentes envolvidos na transações empreendedoras (cada vez mais rápidas) de forma natural e sustentável

•        O modelo de organização Caórdica é capaz de modificar as relações que fundamentam o trabalho com base nas competências convencionais, autonomia responsável, e um método de auto regulação responsável pela adaptabilidade da organização às necessidades externas.

•        Apresentar todas as vantagens obtidas tanto para os indivíduo?, quanto para a sociedade como um todo com a sua adoção.

6. OBJETIVOS

6.1 Objetivo Geral

Analisar as estruturas organizacionais cartesianos e caórdicos, descrevendo a forma de atuação de cada uma delas, e elevando os problemas e as consequências causadas pela sua adoção. Com o estudo desenvolvido será possível o tipo de organização e a pertinência da adoção de uma gestão Caórdica, considerando vantagens e desvantagens, bem como oportunidades e ameaças ou riscos.

6.2 Objetivos específicos

Mostrar que o modelo de estrutura de organização complexa Caórdica pode agregar valores as empresas além daquelas incorporadas pela adoção da sustentabilidade. Apontar os prós e os contra em adotar uma abordagem Caórdica numa organização e elencar os fatores críticos de sucesso para a sua efetiva implementação.

Constatar uma forma dinâmica mais fácil de ser sustentável  e mostrar a importância das organizações caórdicas dentro das empresas e para a sociedade.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com