TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho - Relatório de acidentes

Por:   •  26/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório dos acidentes:

1 – Servidor: João das Neves

Descrição do Acidente: Dia 2 de fevereiro de 2012, por volta das 10:15 horas, por ordem do médico de plantão, o enfermeiro João das Neves realizou procedimento ambulatorial junto ao paciente. Devido a um movimento inexato e não intencional do paciente, João das Neves acabou cortando-se com o bisturi(agente do acidente). Corte retilíneo e profundo na base do polegar da mão esquerda. O fato aconteceu no BOX 3 da CTI do Hospital Nossa Senhora das Aflições, em Minas Gerais. O fato foi presenciado pela enfermeira chefe e auxiliar de enfermagem, que estavam no local. O acidente foi categorizado como típico e João teve de ser afastado do trabalho por 3 dias, devido à contaminação cruzada do próprio ambiente.

Análise Comentada dos Dados: Por conta do agente causador do acidente ser um objeto perfurocortante, já se categoriza como perigo iminente. As variantes do risco vão do ato inseguro do funcionário do hospital ao descuido e/ou imprudência do paciente. O fato do enfermeiro utilizar luvas cirúrgicas, indica proteção bacteriológica e não para incisão , até pelo fato do funcionário não poder utilizar luvas de maior proteção, desde que necessita manusear o bisturi com certa precisão.

Medidas a serem implantadas: Sensibilização do funcionário em relação à movimentos involuntários de pacientes, ou providenciar parcial imobilização do paciente antes do procedimento ambulatorial.

2 – Servidor: Maria do Rosário Silva

Descrição do Acidente: Funcionária Maria do Rosário Silva, queimou dois terços da face lateral da perna direita ao liberar a válvula do dreno da máquina de lavar. A mesma estava utilizando adequadamente todos os EPI’s. A válvula foi aberta pelo fato da acidentada abaixar-se para pegar uma roupa atrás da própria máquina de lavar encostando o joelho no registro da válvula, acarretando em sua abertura. Maria é auxiliar de serviços gerais e no momento do acidente estava executando lavagem de material hospitalar. O acidente ocorreu no setor de lavagem do hospital Nossa Senhora das Aflições às 1 h e 45 min no dia dez de fevereiro de dois mil e doze. Duas pessoas presenciaram o ocorrido: Paula Medeiros e André Damasceno. Devido ao grau da queimadura, Maria do Rosário foi afastada de suas atividades profissionais por dois dias.

Análise Comentada dos Dados: Maria do Rosário não visualizou respectiva válvula ao buscar a roupa atrás da máquina de lavar. A válvula pode também estar posicionada em local inadequado para o trabalhador, gerando para o mesmo um ambiente inseguro.

Medidas a serem Implantadas: Principais medidas a serem executadas são:

a) Sensibilização do(a) funcionários do setor a respeito do acidente ocorrido;

b) Sinalização de segurança indicando que válvula das máquinas de lavar liberam vapor, que podem ocorrer acidentes;

c) Reposicionamento de todas as válvulas das máquinas para local seguro, caso constatado instalação em local inadequado;

d) Aplicação de trava de segurança em todas as válvulas das máquinas, impossibilitando a abertura indevida.

3 – Servidor: Tiburcio da Silva

Descrição do Acidente: O radiologista Tiburcio da Silva, ao transportar a máquina de raios – X de uma sala para outra afim de atender orientação médica, não visualizou o piso molhado no corredor do hospital Nossa Senhora das Aflições e acabou escorregando e caindo de costas, gerando pequena lesão na região lombar ao chocar-se com um pequeno balcão existente no corredor. O acidente ocorreu no corredor do CTI no dia quinze de fevereiro de dois mil e doze às cinco horas e dez minutos. Tiburcio fazia utilização devida de equipamento de proteção individual. Não houve afastamento do funcionário

Análise Comentada dos Dados: O piso molhado no corredor do CTI deveria estar devidamente isolado e o radiologista Tiburcio da Silva cometeu um ato inseguro ao movimentar a máquina de raios – X sozinho, sendo que pelo tamanho da máquina obstruía parte da visão do trabalhador.

Medidas a serem Implantadas: Área com piso molhado deveria ser isolado ou seco por algum funcionário. Funcionário deveria solicitar auxílio para relocar máquina de raios- X.

4 – Servidor: Luiz Paulo Cunha de Macedo

Descrição do Acidente: Funcionário Luiz Paulo, mecânico do hospital Nossa Senhora das Aflições, ao deslocar-se rapidamente bateu o antebraço no volante da válvula de tubulação de amônia. Luiz utilizava todos os EPI’s adequadamente. Apesar do impacto inesperado, não houve maiores consequências. O acidente ocorreu dia treze de fevereiro de dois mil e doze às dezesseis horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com